Futebol Alemão (geral) dando show!

Um campeonato europeu rico, com lucro financeiro, estádio sempre lotado e com emoção até o fim. Parece mentira não é mesmo? Afinal, a maioria das ligas do velho continente estão falidas e nos últimos anos poucos times estão dividindo os títulos nacionais. Mas um campeonato assim existe sim. Trata-se da Bundesliga, o Campeonato Alemão. De acordo com a consultoria Deloitte, desde a temporada 2008/09, a liga alemã é a mais rentável do continente. Na última temporada o campeonato teve lucro de € 138 milhões, mais de R$ 300 milhões.

Os números do Alemão o deixam a frente de ligas badaladas, como a Premier League e o Campeonato Espanhol. Na Inglaterra, onde bilionários compram times a roda, e na Espanha, que conta com os esquadrões de Real Madrid e Barcelona, os lucros foram inferiores ao futebol alemão. O estudo também afirmou que os campeonatos francês e italiano tiveram prejuízos financeiros. Os números da atual temporada (2011-12) ainda não foram divulgados, mas deverão ser semelhantes aos do ano passado. Mas como os alemães conseguiram esta proeza?

Os direitos de TV aumentaram muito nos últimos anos e ao lado dos patrocínios são as principais fontes de lucro e renda para os clubes alemães. Juntos eles somam quase 50% do faturamento de um clube da Bundesliga. Além do dinheiro da TV, premiações por competições e patrocínio, os alemães estão sempre com os estádios lotados. Nesta temporada a média atual é de 44 mil torcedores por jogo. Ao contrário da Inglaterra e Espanha, onde o ingresso custa cerca de € 40 (R$ 96), na Alemanha o bilhete sai por cerca de € 20 (R$ 48). Prova disso é que os líderes do certame, Borussia Dortmund e Bayern de Munique, levam em média mais de 70 mil torcedores ao estádio.

E esse lucro financeiro se reflete dentro de campo. O campeonato é sempre um dos mais disputados no continente. Enquanto na Espanha apenas dois clubes disputam o título, na Inglaterra o Manchester United é soberano e na Itália há domínios frequentes de Inter de Milão, Milan e Juventus, na Alemanha o título é normalmente decidido na última rodada. Nos últimos cinco anos foram quatro campeões diferentes. E a boa fase também rendeu mais uma vaga na Liga dos Campeões para os clubes alemães na próxima temporada, tirando um time do tradicional Campeonato Italiano. E ainda por cima, a seleção alemã é atualmente considerada por muitos a melhor do mundo. Um claro exemplo a ser seguido pelo nosso futebol, não é mesmo?

Um formato de distribuição de renda

70% é dividido em partes iguais por todos os clubes,
- 15% é dividido com base no desempenho das equipes (o primeiro classificado recebe 20 vezes o valor do último),
- 15% é distribuído de acordo com as audiências televisivas e o número de jogos transmitidos na TV (existe um limite mínimo de dez jogos para cada clube).

Poderia ter um teto salarial! O time que ficasse devendo qualquer tipo de salário (direitos de imagens incluido) - perderia pontos, afinal, se o time não sabe administrar o dinheiro que ganha, não deve ficar na primeira divisão!

Qualquer televisão poderia comprar os DIREITOS de transmissão da Liga1 Que montaria a sua própria equipe e cada televisão compraria o direito de transmissão! Se a Globo quer passar um jogo que ela julga importante, ela passa! Se a Record quer passar o mesmo jogo? Ela passa também e assim teriamos transmissões de quase todos os jogos! Porque geral iria querer comprar (SBT/RECORD/BAND/GLOBO/SPORTV/FOX/ESPN e assim vai) - Iriamos ter muito mais dinheiro e iriamos ter um campeonato bem mais equilibrado! ;)

AHh e a federação taxasse o preço fixo de 25 reais nos ingressos! Iria ser show de bola ver um Botafogo x Coritiba com estádio lotado...

O que vocês acham? Deem soluções

Comentários

  • #1 · TurcOw

    · 24/04/2013 - 20:14

    Eu acho que futebol europeu bem equilibrado, tem ano que os time ingleses dominam, tem que os espanhois dominam..esse ano os alemãoes, e assim vai...

    Agora em termos de receita. o time da Borussia é um dos mais baratos desse campeonato, só o valor que o Real pago no PePe, já da o valor da defesa inteira do Borussia, o cara quem marco 4 gols no Real, eles compraram por 4milhões de euros... quanto mesmo Realo pago pelo R7???
    Mais uma vez dinheiro nem sempre ganha jogo.

    Agora no esquema de Distribuição realmente eles dão aula, em uma rápida pesquisa eu vi que só a UEFA arrecada um total a ser distribuído 1.029.700.000 euros,o que, em reais, dá 2,36 bilhões..

    è tanto dinheiro mas tanto dinheiro que é distribuido 70 milhões de euros pra times que nem participaram da Euro.... NEM PARTICIPARAM!!!!

    O resto é dividido entre os clubes conforme o resultado.....

    Só pra efeito de comparação o Barcelona quando ganhou levou pra casa mais de 200 milhões de premiação...
    Na libertadores o premiação é em torno de 7.5 milhões de Reais... kkkk quanta diferença né....

    Só digo uma coisa enquanto existir Globo e CBF pra fazer o caixa deles, isso nunca vai mudar por aqui, só agem de acordo com interesses próprios, ***-se os clubes, todo mundo sabe do monopoliio *** que é essa ***...

  • #2 · diogot

    · 24/04/2013 - 20:57

    Gotze melhor do mundo flw.

  • #3 · Khro

    · 24/04/2013 - 21:04

    Barcelona 5 x 0 bayern(4x messi)
    Real 5x0 Borussia(3x donaldo)

    Se estiver errado, beberei minha própria urina.

  • #4 · diogot

    · 24/04/2013 - 21:09

    #3 ta de zoa né cara?

  • #5 · Khro

    · 24/04/2013 - 21:30

    #4
    Não.
    Os jogos de volta serão na Espanha e ambos, Barça e real, tem time para ganhar.
    Vão ser 2 5x0.

    Final Barcelona vs Real madrid, 2x0 Barcelona, 1 do messi.

    Tenho certeza disso.

  • #6 · 0zero

    · 24/04/2013 - 23:58

    #5 os dois times realmente tem time pra ganha, o difícil é tirar a diferença porem, acho que o real tem melhores chances.

    aposto na final Bayern x Real

  • #7 · Molejao

    · 25/04/2013 - 00:11

    #5 com HUMMELS e SUBOTIC na zaga eles vão fazer 5 gols sim...é perigoso do real perder lá do jeito que tá esse quarteto fantástico Gotze,Lewandowski, Reus e Kuba...Ninguém Segura!!!

  • #8 · LOOK AT ME NOW

    · 25/04/2013 - 00:15

    Anotem ae.. todo mundo encantado com o futebol alemão, mas o Real vai passar...
    3x0 no Bernabeu... ou 4x1 e vaga nos penaltis.

    Tenho a sensação que o Ózil destruirá... já que não fez nada certo hoje. rs

  • #9 · Xapso^s0mbra

    · 25/04/2013 - 04:55

    haja BVB a historia do borussia eh muito fods e o time coloca 80mil torcedores sempre no estadio isso sim eh um clube

  • #10 · afterall - Ryu

    · 25/04/2013 - 05:44

    ano que vem o bayer tem tudo pra ser top2/3 do mundo, contrato o guardiola e foi liberado pra ele 700M para contratações.

  • #11 · drummer

    · 25/04/2013 - 09:51

    1# Então Globo CBF, e não CONMEBOL?

  • #12 · diogot

    · 25/04/2013 - 10:09

    não vou me surpreender se barcelona e real serem humilhados de novo..

  • #13 · XEQMATT:d

    · 25/04/2013 - 11:54

    eu acho que o real tem chances de virar, da mesma maneira que o o bvb ganhou na sua casa, o real tambem tem chances.

    4x1 (3X CR7+1OZIL) e vai pros penaltis.