Individual x Coletivo

Neuer; Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Javi Martinez, Schweinsteiger e Muller; Robben, Ribery e Mario Gomez. Danilo Fernandes; Alessandro, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Emerson, Romarinho (Alexandre Pato ou Jorge Henrique) e Guerrero. O que essas duas escalações têm em comum? Essa pergunta foi respondida por Tite logo depois da goleada sobre a Ponte Preta, por 4 a 0, no domingo, em Campinas, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O Bayern de Munique é a inspiração para o treinador chegar ao Corinthians ideal.

A diferença da qualidade técnica dos jogadores de cada time não precisa ser colocada em questão, já que ambos valorizam muito mais o coletivo do que o individual. Aproveitando o grande momento que os clubes alemães estão passando. Bayern de Munique e Borussia Dortmund golearam Barcelona e Real Madrid nos primeiros jogos das semifinais da Liga dos Campeões -, Tite se utilizou desses exemplos para enaltecer a forma de jogar do Corinthians.

Contra a Ponte Preta no último domingo, o que se viu dentro de campo foi novamente um time muito aplicado taticamente e com alguns destaques individuais. Emerson foi o melhor em campo, um gol, um pênalti sofrido e uma assistência , mas nem por isso deixou de ajudar os companheiros na marcação. O mesmo pode se dizer de Guerrero, tanto que o gol marcado por Romarinho surgiu de uma roubada de bola do peruano no campo defensivo.

'Uma das grandes lições que o Bayern e o Borussia, principalmente o Bayern, nos dão é o coletivismo. Se o Ribery tiver que vim aqui atrás marcar e não deixar seu lateral com dois contra um ele vai, porque ele sabe que lá na frente tem Muller, Robben, que podem decidir', comentou o treinador.

E é justamente essa entrega que a torcida se acostumou a ver desde que Tite chegou ao Parque São Jorge em 2010 ?' sua segunda passagem. Famoso pelas suas frases de feito, o treinador também sabe analisar o futebol como ninguém e uma das coisas que ele sempre pregou é que o coletivo precisa estar acima de qualquer objetivo individual.

'Estou falando isso porque precisamos entender o futebol como uma mecânica, em que cada um vai precisar do auxílio e da solidariedade do outro em algum momento. Se não fizer isso, não vai ganhar', afirmou Tite.

Enquanto se espelha no Bayern de Munique e em outras potências mundiais, o Corinthians também serve de exemplo para outros times brasileiros. E não precisa ir muito longe para perceber isso. A Ponte Preta, adversário das quartas de final, se destacou no Campeonato Paulista por ter um estilo de jogo utilizado por Tite: um time que marca muito forte, joga de forma compacta, com todos jogadores se doando dentro de campo e saindo ao ataque em velocidade.

Fonte: Terra

O São Paulo avançou às semifinais com um magrinho 1 x 0 sobre o Penapolense. Pode ganhar o título, é claro. Mas terá de passar pelo time mais forte, o Corinthians.

Quando se fala do atraso do futebol brasileiro, é preciso lembrar da demora para se perceber que o Corinthians é o melhor time do país.

O mais coletivo, o que marca por pressão, não dá espaço para o adversário, mescla posse de bola com velocidade. Não é Barcelona. Está mais para Borussia Dortmund, a grosso modo, só para comparar estilos.

No ano passado, quando a semifinal da Libertadores colocou frente a frente Corinthians e Santos, muita gente apostou em Neymar. Era o melhor time, porque tinha os melhores jogadores? Não era.

Hoje, na possível final Corinthians x Santos – o Corinthians tem de vencer o São Paulo primeiro – o Corinthians é de novo mais time.

Mais equipe também em comparação com o São Paulo, que tem mais craques. E cresce quando tem de crescer.

O Corinthians está nas finais e é o time mais forte.

Se vai ganhar o título? A agenda menos exigente do Santos e o craque Neymar podem dizer o contrário.

Fonte: ESPN

Quem é que discorda?

Comentários

  • #1 · duckr0x

    · 29/04/2013 - 10:49

    é disso que a seleção precisa, um técnico coletivo e não individualista como é o felipão que põe a carga/responsabilidade toda em cima de neymar, r.gaucho (agora) e no centro-avante..

    isso ai daria certo em 2002 quando fomos campeões quando eramos desacreditados..com ronaldo voltando de lesão, rivaldo meia boca no barça e ronaldinho gaúcho um craque no clube e jogador mediano de seleção...

    Brasil tem um ótimo time no papel, é uma seleção muito boa individualmente..muito boa mesmo..porém o treinador não sabe armar um time compacto como deve ser no futebol dos dias de hoje...

  • # · VTR1

    · 30/04/2013 - 01:09

    #1 Você falou tudo cara. Apesar de não ser Corinthiano, sou Atleticano, muito mais que Atleticano sou fanático por futebol, futebol bem jogado. Assim como fez o Real na época dos galáticos, jogavam bonito, barcelona 2009/2012, ciclo que se encerrou após a saida de Pep. E concordo com tudo que você disse, exatamente TUDO. Neymar estrela, mais quando pega time com PEGADA européia não faz nada. Corinthians, Vélez, TODOS os jogos da seleção contra times europeus e Argentina, Barcelona na final do mundial, que ele teve 2 ou 3 chances e não fez. Não importa a vantagem técnica gritante entre barça e santos, importa que o Neymar não fez os gols que teve a oportunidade, a seleção no individual está bem servida, laterias tops, marcelo e D. Alves. Zagueiros T.Silva, Dante, Rever, D.Luiz. Atacantes e Meia Atacantes Pato, Lucas,Neymar, mais não tem um padrão, não tem um esquema pra arrumar espaço no campo pro Neymar desenvolver seu futebol, não tem um Centro-Avante pro R10 Enfiar bola, não tem um esquema pro R10 ficar parado, assim como jogam Riquelme,jogava Zidane,Totti, Gerard (apesar do Gerard não usar a 10, agia em campo como se fosse um) entre outros camisas 10 que não me recordo, mais jogam mais parados em campo.. R10 tá mal na seleção, porém se arrumar um esquema pra ele, pode ser o camisa 10 já que faltam opções. Assim como o próprio Kaká poderia ter uma vaga na seleção para jogar sua ultima copa, mais não tem um técnico para testar estas "POSSÍVEIS" variáveis de jogo, então fica difícil. Felipão é técnico motivacional, não técnico tático, estudioso do futebol. Esse seleção está jogando feito Irã, Cazaquistão, deprimente... #5 Para de falar bobagem DRZX você acompanha campeonato alemão? na copa da Alemanha o Bayern ganhou do Borussia de 1x0 mais sabe a quanto tempo o Bayern não ganhava do Borussia? você não sabe, sabe quem foi o campeão Alemão ano passado? Borussia Dortmund, 2 anos anterior a este foi o Wolfsburg, 2 anos antes Stuttgart. Então cara, pense antes de falar as coisas sem conhecer dos fatos (ATUAIS), o campeonato alemão, assim como o (FUTEBOL) Alemão está em reformulação, desde 2008/2009. Lembra-se da copa de 2010 a semi-finalista Alemanha com jovens promessas? isso foi uma reformulação no futebol Alemão, que hoje é a maior "PROVÁVEL" potência mundial, nenhuma seleção tem tantos jovens talentos quanto a Alemanha, isso se dá ao fato dos times Alemães investirem na base dos seus clubes sem se importar com o resultado obtido, assim como faz o Santos e SP, que não ganham copas São Paulo de futebol junior,como o Corinthians mais revelam muito mais jogadores que qualquer time do Brasil. Santos ganhou essa ultima, mais na sua história tem poucas copas SP junior, porém revela jogadores como ninguém, assim faz o futebol Alemão. DRZX a diferença gritante de pontos entre os clubes deve-se ao seguinte fator, DINHEIRO, Bayern tem elenco, tem peças de reposição, Borussia, Shalke 04 não, estes prezam a Champions League, obvio, o time preza como fator principal o torneio de maior importância. O Borussia e o Shalke como não tem elenco forte, apenas os titulares entre 15 e 16 atletas nada puderam fazer no campeonato alemão. E sobre o TITE, melhor técnico brasileiro em atividade. Não é ultrapassado, mais é experiente.

  • #2 · bruno

    · 29/04/2013 - 10:59

    Não tem como negar que o Corinthians é o melhor time entre os semifinalistas do Paulistão (posso dizer que não só da fase semifinal, mas vão dizer que sou clubista). Em conjunto, ninguém supera o Timão. Confesso que o São Paulo é o time mais forte depois do Corinthians, individualmente há peças importantes que podem definir um jogo, mas acredito no coletivismo, assim como Tite acredita e assim como Bayern/Borussia acreditaram.

    Os haters estão putos porque o Corinthians vem se mantendo no topo a pelo menos 4 anos.

  • #3 · LOOK AT ME NOW

    · 29/04/2013 - 12:59

    #2 "Os haters estão putos porque o Corinthians vem se mantendo no topo a pelo menos 4 anos."
    Resumiu tudo..

  • #5 · Moya

    · 29/04/2013 - 13:46

    #2 Os haters estão putos porque o Corinthians vem se mantendo no topo a pelo menos 4 anos.
    disse tudo.

    Nao so dentro de campo, fora dos gramados estao muito bem tambem.

  • #6 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/04/2013 - 13:48

    Sobre o penalti do Emerson x a Ponte Preta! Não preciso dizer que aquilo lá foi INVENTADO né? Não precisava o árbitro ter dado aquele penalti, porém, como nos últimos 300 jogos do Corinthians, sempre tem um penalti.

    E o jogo coletivo do Corinthians é o melhor time do país mesmo, sem dúvidas! Agora se vai avançar até as finais, só os próximos jogos irão dizer! E como tudo na vida #2 - o Corinthians está em uma fase boa! Um ciclo de vitórias! Como o SP esteve em 2005-2009 e assim vai! Como o Santos já esteve uma vez e blá blá blá blá!

    Essa é a graça do futebol brasileiro! 10 times fortes, brigando por títulos todos os anos =)

  • # · MYMiND VM

    · 29/04/2013 - 14:10

    Se é o Neymar que sofre esse pênalti já sabe né? O tite ia falar que ele não é exemplo pros filhos dele UHAUHAUHA.
    Mas como é o sheik, ta tudo certo.. Se ele tivesse um minimo de moral iria falar a msm coisa.

  • #q2 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/04/2013 - 14:25

    Se fosse o Neymar então! 6 meses falando sobre o acontecido!

    Para a Globo é assim:

    Luis Suarez morde um jogador = PÉSSIMO EXEMPLO / MAL CARATER
    Sheik morde um jogador do Boca = MALANDRO / GENTE BOA

  • #q3 · drummer

    · 29/04/2013 - 23:16

    Drzx ultimamente tem falado coisas horrorentas...
    O time ganha de 1x0 com um gol contra.

    Ai o corinthians mete 4x0 na Ponte, e o cara me fala de um penalti?

    O Corinthians teve 7 penaltis esse ano, obs: perdeu a metade, isso comprova que não depende dos penaltis.
    2º O Suarez é mal exemplo por ser racista, e por ter mordido um jogador sem ele ter feito nada.

    O Sheik mordeu o cara pq o cara meteu a mao nele.

    Seja menos ridículo.

    Procurem a matéria onde falavam do estilo de jogo do Corinthians.
    Tite citou Borussia, Bayern e Real Madrid (Onde tem uma comissão técnica que estudou junto com o tite na Italia).

    Isso a um tempo atrás =)

  • #7 · rsn<S.E.P3

    · 29/04/2013 - 14:01

    tite so lembro do bayern porq o bayern ganhou... se tivesse perdido nem lembraria :)

  • #8 · hG -1- (7H fnatic=R$390 e 9HD=R$120)

    · 29/04/2013 - 14:10

    Nível de alienação: 98%

    Está quase lá, quase lá!

  • #9 · cariocaX vTr1

    · 29/04/2013 - 14:17

    Boa duck, resumiu tudo!! Corinthians top 1 do Brasil

  • #10 · Moya

    · 29/04/2013 - 14:25

    #7 Meu Deus, que besteira que você falou.
    e a propósito, porque tiou o S.E.P. <3 do nick?

  • # · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/04/2013 - 14:29

    Não sei se é besteira! Se o Bayern tivesse tomado 4x0 do Barcelona com Messi jogando 100% - será que o Tite iria citar o Bayern como exemplo? Ou iria citar o toque de bola do Barcelona, a paciência, a frieza e blá blá blá?

    Valendo um abraço se você responder com sinceridade! =)

    Ps: Não estou dizendo que o Bayern não seja um ótimo time! Só para deixar claro - que os exemplos citados, são sempre aqueles em destaque né? Até outro dia era o Barcelona e o seu jeito fantastico de jogar, hoje virou Bayern e Borussia e amanhã vai ser outro, outro e outro...

  • #q2 · Moya

    · 29/04/2013 - 14:34

    Entendi o que você quis dizer.. E nesse ponto de vista, NÃO. Mas eu (e com certeza o tite acompanha as táticas dos times europeus) acompanhei uns bons jogos do Bayer e vem com esse padrão a um tempo, com os jogadores 100% focados no jogo e ganhando tudo.

  • #q3 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/04/2013 - 15:01

    Bayern não vem ganhando tudo! Na última champions perdeu para o Chelsea! E voltou a ganhar a Bundesliga depois de dois anos! Então não é bem assim que funciona! Eu acho que o Dortmound joga muito mais coletivamente do que o próprio Bayern em si

  • #q4 · Moya

    · 29/04/2013 - 15:37

    Não é só questão de uma final de campeonato. E sim de jogos que vem atuando.
    Dos 21 jogos que fez desde janeiro até agora, ganhou 20 e perdeu um para o Arsenal.
    Mostra o rendimento do time, quase 100% de aproveitamento no ano de 2013.
    http://esporte.uol.com.br/futebol/clubes/bayern-de-munique/resultados/

  • #q5 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/04/2013 - 18:14

    Me fala 5 times decentes no campeonato alemão?

    Onde a diferença do primeiro para o quinto lugar é de 40 pontos!
    Onde a diferença do primeiro para o segundo é de 20 pontos!
    Onde a diferença do primeiro para o terceiro é de 28 pontos!
    Onde a diferença do primeiro para o quarto é de 35 pontos!
    Onde a diferença do primeiro para o último é de 66 pontos (22 vitórias)

    ----

    Campeonato Inglês

    1- Manchester United - 85 pontos
    2- Manchester City - 71 pontos
    3- Chelsea - 65 pontos
    4- Arsenal - 64 pontos

    Campeonato Espanhol

    1- Barcelona - 85 pontos
    2- Real Madrid - 74 pontos
    3- Atletico de Madrid - 68 pontos
    4- Real Sociedad - 58 pontos

    Campeonato Francês

    1- PSG - 73 pontos
    2- Olympique - 64 pontos
    3- Lyon - 60 pontos
    4- Saint-Étienne - 58 pontos

    Campeonato Brasileiro 2012

    1- Fluminense - 77
    2- Atletico - 72
    3- Gremio - 71
    4- São Paulo - 66

    A diferença é ENORMEEEEEEEEEEE certo? Acho que o único time que ganhou disparado foi o SP em 2007 e mesmo assim foi de 15 pontos! - Então falar que o CAMPEONATO ALEMÃO é difícil para um time como o Bayern é sacanagem =)

  • #11 · muril1n.gg

    · 29/04/2013 - 18:52

    com certeza...

  • #12 · LOOK AT ME NOW

    · 29/04/2013 - 23:50

    Me da *** esses comentários do Drzx.. parece que tenta disfarçar o clubismo concordando com algo tão obvio (exemplo: jogo coletivo do Corinthians é fantástico) e depois mete o ***no time... Corinthians foi garfado no México contra o Tijuana, só perdeu por causa de um erro da arbitragem.. senão estariamos invictos há mais de 20 jogos...
    Quando algum time tiver essa marca se pode falar besteira...
    Corinthians é o time mais consistente e mais preparado do Brasil... tem o luxo (pra mim, é erro) de ter PATO no banco.. é o melhor time da Libertadores também.. não quer dizer que ganhará, mas iremos longe..
    Preocupe-se com aquele uniforme ridiculo que vcs fizeram.. preocupe-se com o bebado que ta na presidencia do seu clube que aqui é dirigido por profissionais competentes.
    Abraço

  • # · VTR1

    · 30/04/2013 - 01:17

    Também percebo isso, nunca comentei porque eu acho que poderia ser uma conclusão precipitada, mais já que tem outros que concordam comigo, preciso concordar contigo.

  • #13 · VTR1

    · 30/04/2013 - 01:24

    Nossa Drzx, olha o que você fala, cada vez que leio seus comentários fico mais encabulado, como você pode entender tão pouco de futebol. Não é nada pessoal, você faz seu trabalho, como mantenedor super bem, sabe da sua profissão, ajuda o cenário, mais futebol, não é muito sua praia. O Borussia joga mais coletivamente que o Bayern? Velho, O borussia tem 8 cabecas de bagre e um goleador, que faz gols como poucos, Robert Lewandowski e 2 CRAQUES, Gotze e Reus, que carregam o time nas costas, time que depende de 3 jogadores, pode ser chamado de time que joga coletivamente? TIME COLETIVO, é que caso haja substituição das peças pouco vai mudar, não tem tanta importância assim, como no Corinthians, sai Danilo entra Douglas, Sai algum atacante entra o PATO, sai um volante entra o guilherme, sai um zagueiro entra o Chicão. Bayern é assim, claro que não substitui 100% mais nas proximidades de + de 70%. Então não vem com essa, Bayern depende do COLETIVO, Borussia de 3 peças, vai sair GOTZE e Lewandowski e aí? 1/3 do Borussia se foi. O time do Borussia joga totalmente em função de seus 2 meias enfiarem bolas pro seu camisa 9. Mais isso não é fácil de anular? Não se anula genialidade, Mário Gotze de uma aula sobre o quesito futebol, e Lewandowski outra aula do que é ser um atacante, assim como os jogadores de defesa, uma aula do que é marcar sem dar espaço. Eu concordo em partes sobre o que você diz DRZX, andei pensando, vi o jogo do Borussia hoje, reprise.. Eles jogam coletivamente, claro, mais não mais q o Bayern, que não tem talentos individuais que aparecem mais que o jogo. Tipo, robben acaba com o jogo, Ribery faz 3 gols e bayern vence por 3x0.. Não acontece isso, o time depende muito mais do coletivo do que de algumas peças, o que não ocorre 100% no Borussia Dortmund.

  • # · Moya

    · 30/04/2013 - 01:59

    Você falou tudo que eu queria falar, obrigado!

  • #q2 · LOOK AT ME NOW

    · 30/04/2013 - 11:36

    Eu colocaria o Hummels junto com o trio do Borussia... ele falhou no jogo de ida, mas é um baita zagueiro.. titular da Alemanha.

  • #q3 · drummer

    · 30/04/2013 - 12:19

    Eu acho o borussia um time coletivo, mas dependente!

    obs: O Bayern é Muito, MUITO mais coletivo =)

  • #14 · TurcOw

    · 30/04/2013 - 02:58

    só falta explicar porque o time mais fraco consegue ganhar do mais forte, ou porque um time que joga retrancado ganha um campeonato como o chelsea, pegando um time muito superior como o Bayer, falta explicar porque aquele time que classificou em ultimo com a pior campanha e pega o de melhor campanha e elimina-o, ou porque o time com maior torcida, maior patrimonio com salários em dia, perde pra um menor, cheio de divídas, então aquele time que joga uma partida horrivelmente ruim, e ganha um jogo em uma ou 2 bolas.... tudo isso faz parte do futebol, não adianta vir aqui falar a formula magica, o time perfeito, o melhor esquema tatico, porque todo mundo sabe, futbol é uma caixinha de surpresa, nem sempre o melhor ganha, nem sempre o mais rico ganha, nem sempre e nem sempre quem joga melhor ganha...

  • #15 · VTR1

    · 01/05/2013 - 13:41

    #q2 sim,sim tem ele, e o goleiro também, como eu disse o time do borussia é muito coletivo, mais o BAYERN é muito mais, tanto que o time mesclado do Bayern ganhou o Alemão, cada jogo poupando meia duzia de titulares.

  • #16 · aDer1

    · 02/05/2013 - 15:47

    ehuaheuaehuaheuah ta serto!
    Foi soh o Casa Grande dizer que o curintia de ontem nao era o mesmo curintia dos ultimos jogos que jogava igual ao Bayern, que os mlk ja acredita ehauehauehauehau

  • #17 · drummer

    · 02/05/2013 - 16:07

    16# Todos os comentarios acima são de antes do jogo =D

  • #18 · TurcOw

    · 02/05/2013 - 16:35

    agora complico pro corinthians, gol fora de casa contava muiiiito, ainda mais contra o Boca, que nao tem medo de jogar no Brasil históricamente já deu sarrafo em todo mundo jogando aqui...e é aquela coisa que eu falei no #14.. todo mundo sabe que time do corinthians é superior ao Boca...mas dentro do jogo é outra história.

  • # · drummer

    · 03/05/2013 - 09:12

    Pior que isso... só perder em casa e tomando 2 gols :/

  • #19 · ARCNL - Uri Riffo - #MixBR

    · 02/05/2013 - 16:57

    Vai Corinthians!!

  • #20 · aDer1

    · 02/05/2013 - 17:47

    #17
    Pior... agora não sei mais quem foi que contou essa estória pra vocês =/

  • #21 · LOOK AT ME NOW

    · 02/05/2013 - 23:51

    #16 Depois corinthiano que é analfabeto.
    Vai tentar chegar nas 8ª da Copa do Brasil lá vai...

    #18 Realmente, como conta... imagina tomar 2 em casa! rsrs

  • #22 · VTR1

    · 03/05/2013 - 02:11

    kkkkkk

  • #23 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 03/05/2013 - 02:26

    #21 - Acontece né! Jogamos contra o MELHOR time da COMPETIÇÃO e não com um Boca Juniors escalpelado! Ou você vai falar que o BJ é melhor que o CAM?

  • # · LOOK AT ME NOW

    · 03/05/2013 - 22:26

    #23 Perae perae, qual foi o resultado mesmo? 2X1? EM CASA? É ISSO MESMO?
    AAAAAAAAAAAAAAAAAH TA!

    abaixa a bola ae são paulino!! podemos até cair junto com vcs, mas cairemos com honra e raça, coisa que não tiveram.

    ps: 3x1 ou 1x0 na volta e nóis passa...