Entrevista com KaBuM! LEP

Entrevista com KaBuM! LEP

Saiba quais são as expectativas do jogador e da KaBuM! e-Sports para a disputa da BGL Arena #3.

Encerramos hoje a nossa série especial de entrevistas para a BGL Arena #3 de League de League of Legends uma conversa que fizemos, em parceria com o portal internacional GosuGamers, com o Top Laner, Pedro "LEP" Marcari, da KaBuM! e-Sports.

Ano passado o jogador passou por bons momentos dentro do jogo, como a conquista da medalha de Bronze do Campeonato Brasileiro de League of Legends quando ainda defendia a Nex Impetus e também o título do classificatório nacional para a World Cyber Games Brasil, torneio que infelizmente não pôde participar por ter ficado doente poucos dias antes.

 

Para começarmos nossa entrevista com o pé direito, por favor se apresente para aqueles que ainda não o conhecem falando um pouco sobre sua carreira como gamer e também sua vida “offline”.

KaBum! LEP: Meu nome é Pedro, tenho 18 anos e moro em Ribeirão Preto. Meu atual nick é Lep mas também sou conhecido como Irelia. Já joguei pela Awake, Insight eSports, Nex Impetus e atualmente KaBuM!. 

A divisão da KaBuM foi criada no final de Outubro com a contratação da equipe que vinha atuando pela Nex Impetus, onde conquistaram a medalha de bronze no CBLoL 2013. Na nova casa vocês conquistaram o título da WCG Brasil e, na maioria dos grandes torneios que disputaram, ficaram sempre entre as quatro melhores equipes. Qual é o balanço que vocês fizeram da temporada passada? A KaBuM fechou 2013 feliz ou com um gostinho amargo de que queria ou poderia ter feito mais?

KaBum! LEP: Bom. Acho que 100% feliz não por que sempre tem como fazer um pouco mais. É claro que é impossível vencer todas em um cenário como o nosso, onde todas as equipes são bem parelhas e ainda mais no ano de 2013, onde cada equipe venceu um campeonato grande  - paiN o CBLoL; KaBuM! a WCG; Keyd a BGL Arena #2 e CNB o Desafio Internacional. 

Muito recentemente as principais equipes do cenário nacional, inclusive a sua, realizaram importantes modificações em suas respectivas line-ups. Com tudo isso que aconteceu, na sua opinião. o competitivo brasileiro voltou a estaca zero, regrediu para dar um salto maior lá na frente ou não? Como você analisa o estado atual do cenário?

KaBuM! LEP: Eu acho que todo mundo avançou. Todos os times melhoraram, alguns mais e outros menos. Acredito que o cenário melhorou, se compararmos ele com o ano passado. Mas ainda acho que as equipes são bem parelhas.

Falando mais especificamente sobre as mudanças da sua equipe, desde Dezembro do ano passado a KaBuM vem sofrendo alterações. A primeira foi a saída de Dans para a entrada de Manolin, e agora saíram Bit, que virou Manager, Manolin e Digolera, que foram substituídos por Danagorn, Dans e Ziriguidun, respectivamente. Qual foi o planejamento que vocês usaram para montar a nova equipe? E por que vocês decidiram não arriscar em contratar promessas do cenário, como fizeram na época que chamaram  Manolin?

KaBuM! LEP: A gente buscou players parecidos com as caracteríscas que a gente queria que o time tivesse esse ano, como amizade e dedicação. Eu acredito que essas duas coisas, que para muita gente não é tão importante assim, faz o diferencial em muitas equipes. E o Ziriguidun, apesar de já ter jogado jogado alguns campeonatos offline, o considero como uma promessa do cenário. E a gente só não procurou outros players por que a gente já conheciamos o Dana e o Dans, e sabiamos que eles seriam ótimos players pra equipe e não vejo motivos para jogarmos o talento deles pra outra equipe.

Quando realizamos entrevistas com jogadores internacionais nós temos o costume de pedir que eles façam uma pequena análise sobre sua equipe e companheiros. Você poderia fazer o mesmo, falando especialmente sobre os seus novos companheiros?

KaBuM! LEP: Acredito que os pontos fortes da equipe que podem ser citados é nossa sincronia em time e a união. Já sobre os meus companheiros: 

Tin tem uma grande champion pool, tem bastante visão de roaming e uma boa noção de lane phase.

Danagorn também tem uma boa champion pool, já joga na mesma role há 3-4 anos e tem um grande conhecimento da Jungle

Ziriguidun é um dos players mais esforçados que eu já joguei, além de estudar muito o jogo, o que poucos jogadores fazem

Dans tem ótima mecanica de AD Carrier e uma visão que poucos na sua posição possuem porque ele jogava de Suporte antigamente, conseguindo assim avisar e fazer coisas que nem é da sua função mas que ele executa por já ter sido Suporte.

Atualmente, uma das maiores discussões dentro do servidor brasileiro é o fato de nossa SoloQ não ser tão competitiva como acontece nas principais regiões. Na sua opinião, por que isso acontece? E você acha que se todos os jogadores levassem as filas ranqueadas a sério o Brasil poderia ter uma gama maior de equipes de alto nível?

KaBuM! LEP: Eu acho que nós, os pro-players, não somos o problema. Eu, pelo menos, vejo a maioria jogar sério. É caso raro não jogarem a sério. Na minha opinião a SoloQ não é tão competitiva pois ela não possui tantos jogadores bons. Algumas partidas são bastante desbalanceadas por que os jogadores do competitivo são muito melhores que os que só jogam SoloQ. Mas acho que se tivesse jogadores melhores, talvez, a gente teria um nível melhor.

Ainda falando sobre as filas ranqueadas, é bastante comum presenciarmos, hoje, jogadores latinos jogando no nosso servidor. Nos dois campeonatos que tivemos a oportunidade de jogar contra ele, o Desafio Internacional e também a IEM 2014, o Brasil conseguiu se sobressair com 14 vitórias e 6 seis derrotas. Você acha que com essa “invasão” e com os constantes treinos, tantos individuais (SoloQ) como também em equipes, eles podem aprender a jogar contra nós e, num futuro próximo, destronar os nossos times em um grande evento.

KaBuM! LEP: Eu acho que eles podem melhorar muito com a gente em alguns aspectos, como a lane phase que é um dos nossos pontos fortes já que aqui todo mundo fica tentando solar um ao outro e isso faz com que você seja muito bom para aguenta a pressão às vezes. Eu acredito que eles consigam chegar no nosso nível um dia, mas ainda acho que estamos muito mais a frente deles.

Dentro de alguns dias vocês disputarão a terceira edição da BGL Arena de League of Legends. Nela estarão presentes aquelas vêm sendo consideradas, desde o final de 2013, como as melhores equipes do Brasil. Como está a rotina de treinos de vocês e quais são as expectativas da KaBuM para com o torneio?

KaBuM! LEP: Nós estamos treinando de segunda a sábado, do horário das 14:00 até 17:30 e a noite das 19:00 até 22:00~23:00. As nossas expectativas são as mesmas que as das outras equipes: vencer. Nós sabemos que todos os times que estarão lá são bons mas nós também somos e espero sair com o melhor resultado possível.

(Pergunta especial para a GosuGamers) Recentemente vocês disputaram a terceira edição da BGL Arena de League of Legends. Nesse torneio vocês surpreenderam bastante a comunidade com a segunda colocação e se tornando a primeira equipe brasileira a vencer a nova Keyd em um jogo oficial. Esse era o resultado que vocês esperavam já que a KaBuM! foi uma das equiopes que mais modificou a sua line-up?

KaBuM! LEP: Sim, era um resultado que todos nós esperávamos devido ao forte ritmo de treino que fizemos e também pelos bons resultados que estamos tendo desde que montamos essa nova line.

(Pergunta especial para a GosuGamers) A BGL Arena # 3 foi o primeiro torneio após a onda de modificações nas equipes brasileiras. O que você achou da BGL? E sobre os jogadores coreanos, o que você achou deles? Suno e Winged jogado do jeito que você imaginou?

KaBuM! LEP: A BGL sempre é um campoenato muito disputado por ter apenas quatro times participando, que geralmente são aqueles que habitam o "tier 1". Acho que falta um pouco da graça no torneio, de ter todo aquele público assistindo além dos espectadores da stream. Mas fora isso o nível sempre é muito alto. Suno e o Winged são otimos jogadores mas não acho que estão muito a cima dos players brasileiros. Treinamos muito contra Keyd antes do torneio e sabiamos do potencial deles, foi o que imaginamos: jogos disputados entre todos os times.

 

E na opinião de vocês, qual ou quais equipes poderão estragar o sonho da KaBuM conquistar o seu segundo grande título na modalidade?

KaBuM! LEP: Bom. Como eu disse, acho que todas as equipes são muito fortes e bem equilibradas. Não tem como saber qual equipe vai estar mais forte ou mais fraca na hora porquê treino é treino e live é live, anda mais offline. Tudo pode acontecer.

Não muito longe daqui, as equipes latinas já começaram a disputar as etapas classificatórias para o grande campeonato que será realizado para esta dessa região, a Copa Latino Americana. Alguns países, como Argentina, Chile, Colombia e México, ganharam suas próprias ligas nacionais, que por conta do formato, se assemelham bastante com a LCS. Já as outras equipes disputam o Circuito de Leyendas, torneios semanais nos moldes da Go4LoL mas com uma grande premiação em dinheiro. A Riot

KaBuM! LEP: Bom. A BGL acabou de anunciar que vai ter a liga e pelo que eu sei também vai ter um grande evento pro CBLoL. Acredito também que haja outro Desafio Internacional e alguns outros campeonatos que já foram realizados ano passado. Espero que tenha cada vez mais eventos para o nosso cenário valorizar ainda mais.

E quais são as expectativas da KaBuM! para essa temporada?

KaBuM! LEP: As melhores possíveis. Treinando e se dedicando bastante, acredito que dá para conseguirmos bons resultados e alcançarmos o lugar que queremos chegar. Sabemos que nossos adversários jogam muito bem, mas acredito que se a gente se dedicar vamos conseguir bons resultados.

Ano passado, no Dota2, nós vimos duas grandes equipes, o Natus Vincere e a Alliance, realizando um bootcamp pela Ásia com o intuito de aprender a jogar contra os times chineses, que são os mais temidos nessa modalidade. Como resultado a dupla ficou nas posições mais altas do mundial do jogo. No LoL, hoje, o cenário a ser batido é o sul-coreano. Você acha que se uma equipe, até mesmo do Brasil, ficar uma temporada inteira jogando na Coréia, chegando a disputar até uma edição da OGN, ela estará apta a destronar as equipes coreanas?

KaBuM! LEP: Destronar eu não sei. Mas se uma equipe ficasse uma temporada na Coréia e chegasse a jogar até uma OGN eu acredito que ela seria uma grande equipe de nível mundial e que ia conseguir boas conquistas. Acredito que essa tática funciona sim.

Para terminamos, gostaria de agradecer pela oportunidade, desejar boa sorte a sua equipe no torneio e deixar esse espaço para você!

KaBuM! LEP: Primeiro eu quero agradecer a TEAMPLAY pelo espaço. Agradeço também a KaBuM e os nossos patrocinadores como a HyperX, Philips, EVGA, SteelSeries e NVIDIA. Queria também agradecer todo apoio e moral que a galera que torce pela gente dá, seja ganhando ou perdendo. 

A entrevista, em inglês, poderá ser lida em breve clicando aqui!

       
Top Laner     Pedro "LEP" Marcari     STREAM
Jungler      Daniel "Danagorn" Drummond      STREAM
Mid Laner      Thiago "TinOwns" Sartori     STREAM
AD Carrier      Daniel "Dans" Dias      STREAM
Suporte       Pedro "Ziriguidun" Vilarinho     STREAM
Manager     Bruno "bit" Fukuda     STREAM

A TEAMPLAY agradece ao jogador pela entrevista e deseja boa sorte a KaBuM! na disputa do torneio!