Pré-CBLoL com PeesPlay Mandioca

Pré-CBLoL com PeesPlay Mandioca


Confira quais são as expectativas 

Faltando oito dias para o início do Campeonato Brasileiro de LoL iniciamos hoje a nossa série de entrevistas. Nosso primeiro bate-papo será com Adrian "Mandioca" Romero, Capitão e Mid Laner da recém contratada equipe de League of Legends da PeesPlay Gaming Team.

Para iniciarmos nossa conversa peço que você faça uma breve apresentação, falando sobre sua carreira gamer e também sobre como é sua “vida real”.

pPlay Mandioca: Olá, meu nome é Adrian e atualmente estou no terceiro ano do ensino médio. Comecei a jogar LoL no final de 2011. No início era por diversão, só que ai foi surgindo alguns campeonatos valendo Riot Points e decidi montar um time para disputá-los. Com o passar do tempo e os resultados aparecendo vimos que a equipe tava dando certo e, após algumas mudanças, nos transformamos no que somos hoje.

Nem um ano se passou da última BGS e já estamos caminhando para a segunda edição do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Nesse meio tempo o nosso cenário vivenciou bastante coisa, como a vinda de equipes estrangeiras para a disputa de um grande torneio internacional e a ida de uma das nossas para um campeonato de nível mundial. Fazendo uma análise de tudo o que aconteceu, para você o quanto, e em quais aspectos, o nosso cenário cresceu e com qual “rival” já podemos nos equiparar?

pPlay Mandioca: O cenário brasileiro cresceu muito desde o ano passado. Esse novo "esporte" passou a ser levado mais a sério, com organizações investindo cada vez mais nas equipes. Os treinos começaram a serem realizados com mais intensidade e hoje o nosso cenário possui vários times qualificados. Chegamos ao ponto de algumas de nossas organizações criarem suas próprias gaming houses, o que até pouco tempo atrás só era visto lá fora. Acredito sim, que nós brasileiros possuímos a capacidade de bater de frente com as equipes internacionais.

Em apenas três anos o League of Legends saiu do anonimato para o seleto grupo dos principais jogos dos esportes eletrônicos. No competitivo foi de um “stand” da DreamHack, onde foi realizado o primeiro mundial, para uma arena lotada na grande final do S2WC e para várias ligas profissionais ao redor do mundo. No Brasil parece que as coisas estão evoluindo da mesma forma, já que o primeiro nacional realizado pela Riot foi na BGS, a maior feira de games da América Latina, e neste ano a segunda edição do evento será realizado dentro do WCT Golden Hall, que fica no maior complexo de eventos latino-americano. Seguindo essa linha de raciocínio é possível imaginar que muito em breve nosso cenário possa ganhar sua própria LCS. Você acredita nisso, que ainda este ano ou em 2014 o Brasil ganhe sua própria liga profissional?

pPlay Mandioca: Com certeza. Acredito que ainda este ano, nosso cenário possa ganhar a sua própria LCS. É muito investimento por parte das empresas e também muita dedicação por parte de nós, jogadores. Acredito também em 2014 o projeto das gaming houses vire algo comum no Brasil.


Caso isso aconteça você prefere que a PeesPlay dispute uma liga só com equipes brasileiras ou uma que possua também equipes dos outros servidores da América Latina?

pPlay MandiocaCom certeza uma liga que conte com a presença de equipes brasileiras e também a dos outros servidores, até por que a visualização seria bem maior e acredito que seria bem legal o fato de você jogar com times de outros países.

Para o nacional várias equipes começaram a importar o projeto das gaming houses a fim de se prepararem melhor para o torneio. Vocês também aderiram a essa ideia? E de qual, ou quais formas, você acha que essa ferramenta pode contribuir para a evolução de uma equipe? 

pPlay Mandioca:  A PeesPlay tem sim um projeto para Gaming House mas infelizmentenão vai dar tempo até o brasileiro. A Gaming House contribui demais para a evolução de um time porque, vão estar todos no mesmo lugar e o foco vai ser maior. Se detectar um erro nos treinos, será possível consertar bem rápido e também o ritmo de treino vai ser bem maior.


Faltando poucos dias para o início do torneio todas as equipes começaram a intensificar seus respectivos treinos. Como anda a preparação do PeesPlay para o nacional? Vocês andam jogando somente contra equipes brasileiras ou também estão realizando scrim’s nos outros servidores americanos (LAS/LAT/NA) ?

pPlay Mandioca: Nosso ritmo de treino está bem forte. Estamos treinando no mínimo 6 horas por dia contra as equipes brasileiras e também assistimos aos replays ao mesmo tempo para detectar um possível erro e já arrumar. Também contamos com a ajuda do nosso coach que facilita demais a achar esses erros e que também apresenta pra equipe, algumas estratégias muito boas.


Há meses a sua equipe vem sendo considerada como a principal revelação de nosso cenário pelas boas campanhas que vem realizando. O que vocês pretendem fazer, em relação à estratégia de jogo, para mostrar a todos que não são mais uma promessa e sim uma realidade?

pPlay Mandioca: Acredito que com essa intensificação dos nossos treinos que vem nos dando resultados positivos, vai fazer com que seja possível demonstrar um ótimo resultado nesse campeonato brasileiro e até mesmo ganha-lo. O que a comunidade estava acostumada era um time com uma ou até no máximo duas estratégias e isso algumas vezes nos prejudicava bastante nos campeonatos, só que dessa vez, nós aumentamos bastante o nosso número de estratégias e o leque de campeão de cada membro da equipe fazendo com que seja possível transformar isso em realidade.

O nacional contará com a presença das melhores equipes de nosso cenário. Analisando a lista é possível afirmar que existe um mix de times experientes, que já disputaram outros grandes eventos presenciais, e revelações do competitivo. Como você e seus companheiros analisaram o grupo da PeesPlay ? E qual, ou quais equipes podem atrapalhar o sonho de vocês de serem campeões nacionais?

pPlay Mandioca: Nós estamos muito confiantes dessa vez. Não estamos indo simplesmente para conseguir um possível quarto lugar, mas sim para vencer. Todas as equipes que estão lá são equipes muito fortes e algumas contam com jogadores muito experientes, o que devemos ter em mente é que é possível ganhar de qualquer equipe, só temos que ir focados e evitar ao máximo de errar. 

Além de um ótimo prêmio em dinheiro, o brasileirão dará a equipe vencedora à oportunidade de brigar por uma vaga no mundial deste ano em um classificatório internacional. Lá nossos representantes enfrentarão equipes turcas, russas, da Oceania e outra latino-americana, que assim como nós também estão disputando eventos nacionais ou regionais.  Em sua opinião, todos os participantes do brasileirão estão aptos a disputar essa etapa classificatória de igual para igual com tais equipes estrangeiras? Sabemos que é cedo para isso, mas vocês já chegaram a dar uma olhada no estilo de jogos dos outros cenários citados?

pPlay Mandioca: Todas as equipes qualificadas pro brasileiro tem sim a capacidade de jogar de igual pra igual com qualquer equipe lá de fora, basta apenas treinar. Nós ainda não estudamos esses times de outros cenários, mas sempre que possível a gente fica por dentro de algo assistindo streams ou lendo alguma notícia. 

Para finalizarmos, gostaria de agradecer pela entrevista e dizer que esse espaço é totalmente seu.

pPlay Mandioca: Eu gostaria de agradecer a TEAMPLAY pela entrevista, foi uma honra. Só quero dizer pra galera que acompanha a nossa equipe, que nós estamos indo pra vencer, não vamos nos contentar com um quarto lugar e contamos com a torcida de vocês apoiando a gente nesse brasileiro. Nós ainda não temos uma stream, mas logo após o brasileiro, o micaO e o pla vão abrir uma stream com webcam pra interagir mais com a galera.

PeesPlay Gaming Team
AD Carrier   Micael "micaO" Rodrigues    
Suporte   Lucas "pla" Coelho    
Jungler   Luan "jockster" Cardoso    
Mid Lane   Adrian "Mandioca" Romero    
Top Solo   Leandro "Fox" Lisboa   STREAM

Comentários