Pré-CBLoL com Keyd Mylon

Pré-CBLoL com Keyd Mylon

Confira quais são as expectativas e como a Keyd Team está se preparando para o nacional.

Em nosso segundo episódio da nossa série de entrevistas "Pré-Campeonato Brasileiro de League of Legends" trazemos uma conversa que tivemos com Matheus "Mylon" Borges, Top Laner da Keyd Team e um dos atuais campeões do torneio.

Para iniciarmos nossa conversa peço que você faça uma breve apresentação, falando sobre sua carreira gamer e também sobre como é sua “vida real”.

Keyd Mylon: Olá, me chamo Matheus Borges e sou mais conhecido como Mylon.Tenho 16 anos e atualmente curso o 3º ano do ensino médio. Comecei a jogar LoL em Março de 2011 e hoje sou solo laner da Keyd Team. Entre muitas conquistas, considero a mais importante o título do CBLoL passado e a mais memorável a vitória contra os sul-coreanos da Incredible Miracle durante a IEM Brasil deste ano. 

Nem um ano se passou da última BGS e já estamos caminhando para a segunda edição do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Nesse meio tempo o nosso cenário vivenciou bastante coisa, como a vinda de equipes estrangeiras para a disputa de um grande torneio internacional e a ida de uma das nossas para um campeonato de nível mundial. Fazendo uma análise de tudo o que aconteceu, o quanto, e em quais aspectos, o nosso cenário cresceu e com qual “rival” já podemos nos equiparar?

Keyd Mylon: Sinceramente eu não gosto de fazer comparações, pois acho que cada equipe tem um estilo e, portanto, são diferentes umas das outras. Porém, acho que o nível de nossas três melhores equipes já supera ou se equipara a de certos times da LCS North America e Europe.

Em apenas três anos o League of Legends saiu do anonimato para o seleto grupo dos principais jogos dos esportes eletrônicos. No competitivo foi de um “stand” da DreamHack, onde foi realizado o primeiro mundial, para uma arena lotada na grande final do S2WC e para várias ligas profissionais ao redor do mundo.No Brasil parece que as coisas estão evoluindo da mesma forma já que o primeiro nacional realizado pela Riot foi na BGS, a maior feira de games da América Latina, e neste ano a segunda edição do evento será realizado dentro do WCT Golden Hall, que fica no maior complexo de eventos latino-americano. Seguindo essa linha de raciocínio é possível imaginar que muito em breve nosso cenário possa ganhar sua própria LCS. Você acredita nisso, que ainda este ano ou em 2014 o Brasil ganhe sua própria liga profissional?

Keyd Mylon: Sim, acredito. É algo que se tornará realidade logo mais. É até mesmo engraçado pra quem viveu o cenário brasileiro desde seu começo, pensar em toda essa evolução; de campeonatos valendo somente Riot Points para torneios com premiações grandes, como tivemos na BGS passada, de 30 mil dólares.

Caso isso aconteça você prefere que a Keyd dispute uma liga só com equipes brasileiras ou uma que possua também equipes dos outros servidores da América Latina?

Keyd Mylon: Gostaria de ter uma liga da América Latina para, justamente, elevar o nível da competição. Há times sul-americanos que são muito melhores que certos presentes no Campeonato Brasileiro deste ano.

Keyd Team na IEM Brasil deste ano.

Para o nacional, várias equipes começaram a importar o projeto das gaming houses a fim de se prepararem melhor para o torneio. A Keyd foi uma delas, e você e seus companheiros já estão há um tempo juntos. De qual, ou quais formas, você acha que tal ferramenta pode contribuir para a evolução de uma equipe? E vocês, em conjunto com a direção da organização, já cogitaram prolongar a Keyd House” por mais tempo?

Keyd Mylon: A gaming house possibilita cada jogador da equipe de conhecer ainda mais seus próprios companheiros, o que já é uma experiência única por si só. O entrosamento é melhorado e o treino é intensificado, pois todos dormem e acordam pensando no mesmo objetivo: ganhar o CBLoL 2013. A Keyd House se prolongará caso vençamos e assim que terminar meu ensino médio, será em outra localidade.

Muito recentemente a Keyd efetuou uma pequena modificação em sua formação; saiu Rafes, que ao seu lado foi campeão brasileiro ano passado, e entrou Haelz, uma jovem promessa do cenário. Em relação as outras, a Bot Lane da sua equipe entra menos entrosada. Você acha que isso pode atrapalhar no rendimento da Keyd no nacional?

Keyd Mylon: De maneira alguma atrapalhará. Mesmo nesse curto período jogando com Haelz, o Loop já conseguiu adequá-lo ao seu estilo de jogo na Bot Lane e ao da equipe. O fato de Haelz ser um player que nunca jogou competitivamente, torna-o facilmente moldável. 

Nos campeonatos a Keyd sempre tenta trazer algo de novo para o cenário, como o uso do Jayce no classificatório para a IEM São Paulo e o do Fiddle logo após a volta do Loop do Japão. Vocês estão armando algo novo ou só estão aprimorando as táticas, composições que já usavam para o CBR LoL?

Keyd Mylon: Temos táticas que estamos sempre aprimorando e tornando a execução destas algo perfeito. Quanto às surpresas que traremos, raramente as praticamos. É bem arriscado, eu admito, mas as tornam extremamente imprevisíveis.

Como está sendo a rotina de treinos de vocês? Vocês só estão treinando no servidor brasileirou ou também estão realizando scrim’s com as equipes de fora, nos outros três servidores reservados as equipes americanas (LAS/LAT/NA).

Keyd Mylon: A rotina de treino dura em torno de 8 horas diárias e quanto aos scrims, estamos treinando não somente contra equipes brasileiras, mas também sul-americanas.

Mylon com seus companheiros de vTi Ignis comemorando o título do CBLoL'12

O nacional contará com a presença das melhores equipes de nosso cenário. Analisando a lista é possível afirmar que existe um mix de times experientes, dos quais alguns já participaram de outros grandes eventos presenciais, e revelações do competitivo. Como você e seus companheiros analisaram o grupo da Keyd? E qual, ou quais equipes podem atrapalhar o sonho de vocês de serem campeões nacionais?

Keyd Mylon: Se analisarmos o time da Keyd quanto à conquistas passadas no cenário competitivo brasileiro, seríamos com certeza os favoritos. Eu, Snowlz e Rafes, que recentemente deixou a equipe, conquistamos ano passado, pela extinta vTi Ignis, o nacional passado, enquanto o Loop foi vice brasileiro e campeão da NVIDIA Invitational (onde foi escolhido como MVP do campeonato) pela antiga vTi Nox. O Revolta apareceu forte no competitivo já provando o seu valor em tudo que conquistou conosco. Haelz, como dito anteriormente, é uma promessa, mas tenha certeza de que corresponderá as expectativas. Honestamente, não há nenhuma equipe a se temer, mas as únicas outras duas que darão bons jogos a se assistir são a CNB e a paiN. 

Além de um ótimo prêmio em dinheiro, o brasileirão dará a equipe vencedora a oportunidade de brigar por uma vaga no mundial deste ano em um classificatório internacional. Lá nossos representantes enfrentarão equipes turcas, russas, da Oceania e outra latino-americana, que assim como nós também estão disputando eventos nacionais ou regionais.  Na sua opinião, todos os participantes do brasileirão estão aptos a disputar essa etapa classificatória de igual para igual com tais equipes estrangeiras? Sabemos que é cedo para isso, mas vocês já chegaram a dar uma olhada no estilo de jogos dos outros cenários citados?

Keyd Mylon: Não e estão longe de ser. Infelizmente o cenário brasileiro de LoL se resume a Keyd, CNB e paiN. O quê digo não é de forma arrogante, pois já foi até mesmo comprovado pelos ganhadores das 4 qualificatórias do CBR na qual tivemos 2 vitórias, CNB 1 e paiN 1. É verdade, porém, que o Brasil conta com players individualmente extremamente hábeis, mas falta a dedicação desses para montar um time e dar seu sangue a isso.

Para finalizarmos, gostaria de agradecer pela entrevista e dizer que esse espaço é totalmente seu.

Keyd Mylon: Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os “fofushos” e a minha família e namorada que me apoiam; são vocês que me fazem querer sempre melhorar. Ao meu time por sempre(ou quase sempre) confiar nas minhas calls que saem do nada e inacreditavelmente acabam em algo bom e por último, mas não menos importante, à CoolerMaster, BenQ e a Id820. Claro, sem esquecer da Teamplay pelo convite da entrevista.

Keyd Team
AD Carrier   Raphael "Haelz" Nether    
Suporte   Caio "Loop" Almeide   STREAM
Jungler   Gabriel "Revolta" Henud   STREAM
Top Solo   Matheus "Mylon" Borges   STREAM
Mid Lane   Guilherme "Snowlz" Neves   STREAM
Reserva   Gabriel "MiT" Souza   STREAM

Fotos retiradas da página do próprio jogador. 


Comentários