Pré-CBLoL com RMA frosty

Pré-CBLoL com RMA frosty

Confira quais são as expectativas e como a RMA e-Sports está se preparando para o nacional.

Nosso terceiro episódio da série de entrevistas "Pré-Campeonato Brasileiro de League of Legends" será estrelado por Arthur "frosty" Rossoni, atual Mid Laner da RMA e-Sports e outro dos muitos jogadores que estiverem presentes no nacional passado.

Para iniciarmos nossa conversa peço que você faça uma breve apresentação, falando sobre sua carreira gamer e também sobre como é sua “vida real”.

RMA frosty: Meu nome é Arthur Rossoni, tenho 20 anos e atualmente curso o quarto período de Engenharia Civil na UCS (Universidade de Caxias do Sul). Minha carreira gamer começou no ano passado, no primeiro campeonato brasileiro. Na época eu estava na line da govT. A participação no nacional abriu outras oportunidades, após o CBLoL'12 entrei para a Nex Impetus e hoje estou aqui na RMA atuando como Mid Laner.

Nem um ano se passou da última BGS e já estamos caminhando para a segunda edição do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Nesse meio tempo o nosso cenário vivenciou bastante coisa, como a vinda de equipes estrangeiras para a disputa de um grande torneio internacional e a ida de uma das nossas para um campeonato de nível mundial. Fazendo uma análise de tudo o que aconteceu, o quanto, e em quais aspectos, o nosso cenário cresceu e com qual “rival” já podemos nos equiparar?

RMA frosty: O cenário brasileiro definitivamente cresceu de forma gigantesca nesse último ano. Quase todas (ou todas) as equipes que estão indo para o campeonato brasileiro tem patrocínio e esse é um dos principais fatores para tais times treinarem pesado e mostrarem resultados. Na minha opinião ainda temos que melhorar bastante para nos equiparar as equipes estrangeiras, principalmente no fator financeiro (gaming houses), mas em gameplay acredito que estamos chegando perto de algumas equipes da Europa e da América do Norte.

Em apenas três anos o League of Legends saiu do anonimato para o seleto grupo dos principais jogos dos esportes eletrônicos. No competitivo foi de um “stand” da DreamHack, onde foi realizado o primeiro mundial, para uma arena lotada na grande final do S2WC e para várias ligas profissionais ao redor do mundo. No Brasil parece que as coisas estão evoluindo da mesma forma, já que o primeiro nacional realizado pela Riot foi na BGS, a maior feira de games da América Latina, e neste ano a segunda edição do evento será realizado dentro do WCT Golden Hall, que fica no maior complexo de eventos latino-americano. Seguindo essa linha de raciocínio é possível imaginar que muito em breve nosso cenário possa ganhar sua própria LCS. Você acredita nisso, que ainda este ano ou em 2014 o Brasil ganhe sua própria liga profissional?

RMA frosty: Espero que sim, seria uma experiência incrível participar de uma “LCS”. Seria a realização de um sonho.

Caso isso aconteça você prefere que a RMA dispute uma liga só com equipes brasileiras ou uma que possua também equipes dos outros servidores da América Latina?

RMA frosty: Eu não sei como é o cenário da América Latina. Mas se eles tem potencial e são melhores que times brasileiros, não vejo o porque não deixá-los participar. A comunidade ia expandir e seria uma experiência muito boa competir com equipes estrangeiras.

Ano passado, ainda pelo CnB.govT, frosty disputando o CBLoL 2012.

 Para o nacional, várias equipes começaram a importar o projeto das gaming houses a fim de se prepararem melhor para o torneio. A sua é uma das que aderiu tal ideia. De qual, ou quais formas, você acha que essa ferramenta pode contribuir para a evolução de uma equipe? E vocês, em conjunto com a direção da organização, já cogitaram prolongar a “RMA House” por mais tempo?

RMA frosty: Eu acredito que a convivência com os parceiros de equipe seja um fator muito forte na evolução da equipe, tanto pessoal como profissional. É muito mais fácil resolver problemas cara a cara do que pelo microfone É muito mais fácil assistir replays e estudar as outras equipes em conjunto do que sozinho, na sua casa. Ainda não temos planos para prolongar a gaming house.

Faltando poucos dias para o início do torneio todas as equipes começaram a intensificar seus respectivos treinos. Como anda a preparação do RMA para o nacional? Vocês andam jogando somente contra equipes brasileiras ou também estão realizando scrim’s nos outros servidores americanos (LAS/LAT/NA) ?

RMA frosty: Estamos treinando diariamente. A nossa rotina de treinos é um pouco menor do que as outras equipes, pelo fato de alguns membros da equipe, inclusive eu, estudarem a tarde e a noite, mas utilizamos o nosso horário de forma muito efetiva e inteligente. Só estamos treinando com equipes brasileiras, não temos contas em outros servidores.

Você, pela antiga CnB, e Kalec e Korvac, pelo inFluxo Gaming, estiveram presentes na edição passada do Campeonato Brasileiro. Quais são as suas expectativas para o campeonato e o que você espera que aconteça nesse brasileiro que não rolou no outro?

RMA frosty: Além dos citados também temos o X (element), que jogou comigo o primeiro nacional pela CnB.govT. A nossa meta é dar o nosso melhor e lutar pelo título e o que eu espero de diferente nesse campeonato que não aconteceu no outro é ultrapassar as expectativas do time.

O nacional contará com a presença das melhores equipes de nosso cenário. Analisando a lista é possível afirmar que existe um mix de times experientes, que já disputaram outros grandes eventos presenciais, e revelações do competitivo. Como você e seus companheiros analisaram o grupo da RMA ? E qual, ou quais equipes podem atrapalhar o sonho de vocês de serem campeões nacionais?

RMA frosty: Para sermos campeões não devemos escolher adversários. A gente ta preparado para todos os times do nosso grupo e estamos confiantes para passar essa fase do campeonato. Acredito que a intensificação dos treinos quando chegarmos a gaming house vai nos dizer até que ponto podemos chegar. Claro que estamos buscando o primeiro lugar, mas temos muito a trabalhar e estudar para isso acontecer. Todas as equipes podem atrapalhar, todos estão no campeonato por merecimento, então eu não acho que há um favorito. Tudo pode acontecer em um campeonato presencial.

Já pela RMA com piolho ao seu lado disputando a AGE Campinas

Além de um ótimo prêmio em dinheiro, o brasileirão dará a equipe vencedora a oportunidade de brigar por uma vaga no mundial deste ano em um classificatório internacional. Lá nossos representantes enfrentarão equipes turcas, russas, da Oceania e outra latino-americana, que assim como nós também estão disputando eventos nacionais ou regionais.  Na sua opinião, todos os participantes do brasileirão estão aptos a disputar essa etapa classificatória de igual para igual com tais equipes estrangeiras? Sabemos que é cedo para isso, mas vocês já chegaram a dar uma olhada no estilo de jogos dos outros cenários citados?

RMA frosty: Sim, todas as equipes que estão no brasileirão tem condições de disputar contra as equipes estrangeiras. O nosso cenário evoluiu muito e isso é notável. Estamos nos focando 100% para o campeonato brasileiro, e acredito que a equipe que vencer terá muito trabalho para buscar material das outras equipes estrangeiras. Então será uma etapa de muita dedicação e trabalho árduo para chegar ao campeonato mundial.

Para finalizarmos, gostaria de agradecer pela entrevista e dizer que esse espaço é totalmente seu.

RMA frosty: Eu que agradeço pela oportunidade. Peço a torcida de todos os fãs da RMA. Gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores, Ozone e WTFast; a todo o pessoal da RMA que programou a gaming house e nos deu essa oportunidade incrível de crescimento pessoal e profissional e a atenção que os mesmos tem com os players.

RMA e-Sports
AD Carrier   Rodrigo "Kalec" Rodrigues
Suporte   Eulio "Korvac" Ruda
Jungler   Alexandre "Piolho" von Flach
Mid Laner   Arthur "frosty" Rossoni 
Top Solo   Arlindo "X" Neto
Reserva   Rodrigo "kotten" Leal
Reserva   Leonardo "Leozuxo" Lopes

Com fotos de Nex Impetus e RMA e-Sports 


Comentários

  • #1 · bvinx

    · 13/07/2013 - 23:37

    +1

    https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1011134_607414152625253_952547204_n.jpg


    Vão ganhar sim...uhum...

  • #q1 · Moya

    · 14/07/2013 - 00:42

    0

    https://fbcdn-photos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/996819_607418709291464_955850707_a.jpg

    Time ***

  • #2 · nokk -ba-

    · 14/07/2013 - 07:29

    0

    fedar
    top
    FJWHIUAOWEHFOIUWHHROQHE