Pré-CBLoL com CnB manajj

Pré-CBLoL com CnB manajj

Confira quais são as expectativas e como o CnB e-Sport Clube está se preparando para o nacional.

E hoje chegamos na metade de nossa série de entrevistas "Pré-Campeonato Brasileiro de League of Legends". Faltando apenas quatro dias para o início do nacional trazemos uma conversa que tivemos com André “manajj” Rocha, AD Carrier do CnB e-Sport Clube e que, atuando pela extinta vTi Ignis, foi campeão do CBLoL passado.

Para iniciarmos nossa conversa peço que você faça uma breve apresentação, falando sobre sua carreira gamer e também sobre como é sua “vida real”.

CnB manajj: Meu nome é André Rocha e sou AD Carrier do CNB HyperX e-Sports Club. Jogo League of Legends há 3 anos e estou no competitivo brasileiro desde o seu começo. Hoje, o League of Legends é minha profissão.

Nem um ano se passou da última BGS e já estamos caminhando para a segunda edição do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Nesse meio tempo o nosso cenário vivenciou bastante coisa, como a vinda de equipes estrangeiras para a disputa de um grande torneio internacional e a ida de uma das nossas para um campeonato de nível mundial. Fazendo uma análise de tudo o que aconteceu, o quanto, e em quais aspectos, o nosso cenário cresceu e com qual “rival” já podemos nos equiparar?

CnB manajj: Graças a uma melhora na estrutura por parte das organizações, pela experiência dada pelos eventos citados e pela seriedade com o que o jogo é levado hoje, posso afirmar que o nosso cenário melhorou absurdamente de lá para cá. Podemos nos comparar facilmente com o cenário norte-americano. Em termos estratégicos, acho que, talvez, estejámos até acima deles. Na parte de rivalidade, por enquanto, nada. Talvez com o crescimento do cenário latino-americano tenhamos alguma rivalidade desse tipo.  

Em apenas três anos o League of Legends saiu do anonimato para o seleto grupo dos principais jogos dos esportes eletrônicos. No competitivo foi de um “stand” da DreamHack, onde foi realizado o primeiro mundial, para uma arena lotada na grande final do S2WC e para várias ligas profissionais ao redor do mundo. No Brasil parece que as coisas estão evoluindo da mesma forma, já que o primeiro nacional realizado pela Riot foi na BGS, a maior feira de games da América Latina, e neste ano a segunda edição do evento será realizado dentro do WCT Golden Hall, que fica no maior complexo de eventos latino-americano. Seguindo essa linha de raciocínio é possível imaginar que muito em breve nosso cenário possa ganhar sua própria LCS. Você acredita nisso, que ainda este ano ou em 2014 o Brasil ganhe sua própria liga profissional?

CnB manajj: Sim, acredito que os times brasileiros demonstraram extremo profissionalismo vindo pra esse campeonato brasileiro. Isso nos deu grande credibilidade perante a Riot, e o medo que a desenvolvedora tinha quanto a instablidade das equipes, com certeza, deve ser ser nulo depois do que tudo aconteceu.

Ainda pela neX.i disputando a IEM Brasil deste ano

Caso isso aconteça você prefere que a CnB dispute uma liga só com equipes brasileiras ou uma que possua também equipes dos outros servidores da América Latina?

CnB manajj: Pela evolução de nosso cenário em si, eu prefiro que tenhamos uma liga nacional que classifique os melhores para algum campeonato regional que nos coloque frente a frente contra os melhores da América Latina em busca de uma vaga para o mundial.

Para o nacional, várias equipes começaram a importar o projeto das gaming houses a fim de se prepararem melhor para o torneio. A sua é uma das que aderiu tal ideia. De qual, ou quais formas, você acha que essa ferramenta pode contribuir para a evolução de uma equipe? E vocês, em conjunto com a direção da organização, já cogitaram prolongar a “CnB House” por mais tempo?

CnB manajj: Uma gaming house, ou no nosso caso um bootcamp, é uma ferramenta imensurável na construção e melhora de um time. Seja melhorando comunicação ou fazendo com que todos se concentrem 100% no jogo. Temos sim projeto pra uma gaming house que esperamos colocar em prática em breve. Enquanto isso ficaremos na War Room, que é um projeto fixo do CnB enquanto não nos mudarmos para o nosso CT. 

Faltando poucos dias para o início do torneio todas as equipes começaram a intensificar seus respectivos treinos. Como anda a preparação do CnB para o nacional? Vocês andam jogando somente contra equipes brasileiras ou também estão realizando scrim’s nos outros servidores americanos (LAS/LAT/NA) ?

CnB manajj: Ficamos no War Room (nosso centro de treinamento) das 14h à 1h~1h30 diariamente. Durante esse tempo jogamos e assistimos jogos (nossos e de outros times). Jogamos principalmente com times brasileiros, mas também jogamos com times norte americanos e sul-americanos. 

 

Já no CnB, com a sua equipe e Leonbucther na War Room 

Com um leque, praticamente, infinito de composições, o League of Legends possibilita que as equipes montem muitas estratégias de jogo. Analisando as partidas feitas pela sua equipe é nítido perceber que o CnB não gosta muito de “inventar” e prefere seguir sempre pelo caminho do simples e preciso. Vocês vão continuar nesse estilo de jogo ou para o nacional planejam usar algo que ninguém nunca viu a sua equipe utilizando?

CnB manajj: Sinceramente acho que somos muito adaptáveis e inovamos numa certa frequência, como por exemplo fizemos com a Lissandra e o Nunu na BGL Arena, que algumas semanas depois se tornaram prioridade de pick em alguns outros servidores. Mas com certeza temos estratégias novas ou readaptadas que vamos usar no campeonato brasileiro.

Você e o Alocs formam hoje a Bot Lane mais antiga do cenário nacional. Juntos, vocês defenderam a extinta vTi Ignis, por onde foram campeões do CBLoL passado, Insight eSports e Nex Impetus. A grande maioria da comunidade elege vocês como a melhor dupla do país. Na sua opinião, o que você e o Alocs possuem de diferente em relação aos outros Bots, além do íncrivel entrosamento, que possa dar uma vantagem para vocês vencerem as outras duplas?

CnB manajj: O bom relacionamento que tenho com o Alocs gera uma excelente comunicação e a falta de necessidade de haver uma conversa em certos momentos, já que nós nos conhecemos tão bem.

O nacional contará com a presença das melhores equipes de nosso cenário. Analisando a lista é possível afirmar que existe um mix de times experientes, que já disputaram outros grandes eventos presenciais, e revelações do competitivo. Como você e seus companheiros analisaram o grupo da CnB ? E qual, ou quais equipes podem atrapalhar o sonho de vocês de serem campeões nacionais?

CnB manajj: No nosso grupo há um grande favoritismo para nós e para a paiN. Mas todos sabemos que favoritismo não ganha jogo e que numa disputa de partida única alguma coisa pode acontecer. Então, obviamente vamos levar todos os jogos com a mesma seriedade.

Pela vTi Ignis comemorando o título do CBLoL 2012

No classificatório da Gamescom nossos representantes enfrentarão equipes turcas, russas, da Oceania e outra latino-americana, que assim como nós também estão disputando eventos nacionais ou regionais.  Na sua opinião, todos os participantes do brasileirão estão aptos a disputar essa etapa classificatória de igual para igual com tais equipes estrangeiras? Sabemos que é cedo para isso, mas vocês já chegaram a dar uma olhada no estilo de jogos dos outros cenários citados?

CnB manajj: Sim, o cenário brasileiro é tranquilamente do mesmo nível se não superior a esses outros.Chegamos a ver alguns jogos deles só que sem compromisso. O nosso foco agora é o campeonato brasileiro.

Para finalizarmos, gostaria de agradecer pela entrevista e dizer que esse espaço é totalmente seu.

CnB manajj: Agradeço a TEAMPLAY pela oportunidade e também ao CnB e-Sport Clube e aos nossos patrocinadores Kingston HyperX, mouses.com.br, Massa Leve e X5 Computadores pelo imenso apoio que vêm nos dando e por tornarem tudo isso possível.

E a você fã do CNB, peço que nos apoie no Campeonato Brasileiro, a torcida de vocês é muito importante pra nós!

É nóis d-.-bjj

CnB e-Sport Club
AD Carrier   André “manajj” Rocha   STREAM
Suporte   Leonardo “Alocs” Belo   STREAM
Jungler   Daniel "Danagorn" Drummond   STREAM
Mid Lane   Murilo "takeshi" Alves   STREAM
Top Solo   Whesley "Leko" Holler   STREAM
Coach   Renan “Philip” Philip    

Fotos retiradas da página oficial do jogador no Facebook.


Comentários

  • #1 · danzin

    · 15/07/2013 - 23:30

    +1

    d-.-bjj

  • #2 · XinZhao

    · 16/07/2013 - 01:05

    0

    o da paiN é d(-_-)bShemaleS

  • #3 · yazb<3 d(-.-)b

    · 16/07/2013 - 09:24

    0

    king d(-.-)bjj

  • #4 · auth.woody7

    · 16/07/2013 - 09:36

    0

    o dia que kami entrar nessa lane sem necessariamente o takeshi sair vamos ter um time top3 america

  • #q1 · 1uc

    · 16/07/2013 - 11:57

    0

    o que ganha jogo é o conjunto... não o individual, pode ser que o kami não se adapte ao jogo da CNB, não podemos falar que pra uma entrada de um jogador o time subira, e vai virar top 3 america... pra mim os 3 times ( Keyd, CNB, Pain ) Tem como trocar com o pessoal de la de fora de boa... acho que eles não perdem em muita coisa pro pessoal de la não... so falta um pouco de treino, que ja esta acontecendo em gamerhouse... isso vai ajudar muito eles la fora.

  • #q2 · yazb<3 d(-.-)b

    · 16/07/2013 - 13:07

    0

    concordo com o #q1, o Kami ta muito acostumado com o estilo de jogo do brtt, e do resto do time da pain... então slá acho que KeyD, CNB, e Pain deve continuar com o mesmo time rs