Entrevista com paiN Espeon

Entrevista com paiN Espeon

 

Saiba como está sendo a preparação do campeão brasileiro para o classificatório do mundial.

Faltando menos de uma semana para o início do Torneio das Novas Regiões, onde as equipes dos servidores mais recentes brigarão por uma vaga no Season Three World Championship, trazemos uma super conversa que tivemos com Martin "Espeon" Gonçalves, o Suporte da paiN Gaming.

Da preparação de sua equipe para o CBLoL 2013 a Gamescom o campeão brasileiro falou de tudo um pouco, inclusive sobre as reais expectativas da paiN sobre a possibilidade se tornar a primeira equipes a representar o nosso país no principal torneio de League of Legends. 

Sem deixar o velho ritual de lado, por favor peço que você se apresente falando um pouco sobre quem é o Martin Gonçalves e sua carreira no mundo gamer.

paiN Espeon: Olá, eu nunca fui muito ligado a jogos competitivos. Antes do League of Legends cheguei a jogar Priston Tale por alguns anos mas eu gostava mais de PVE. Entrei no competitivo do LoL três meses antes da Brasil Game Show e estou nele desde então. Antes de vestir a camisa da paiN defendi outras duas equipes; inFluxo Gaming, onde disputei o CBLoL de 2012, e a Nex Impetus, onde joguei o campeonato da NVIDIA, no ano passado. 

A paiN foi a primeira equipe a se concentrar visando o CBLoL 2013. Você e seus companheiros ficaram juntos na “paiN House” durante, praticamente, três meses. Como foi a rotina de treino para o nacional e o que vocês fizeram para evitar os conhecidos problemas de convivência, que no passado já derrubaram estrelas de grandes equipes?

paiN Espeon: Nossa rotina dependia muito da disponibilidade dos outros times. Logo, foi um pouco difícil manter uma certa regularidade. Nos jogávamos o máximo que dava, o tempo necessário que achávamos que seria construtivo para a equipe. Tinha dias que treinávamos três horas juntos, outros que chegávamos na barreira das dez horas de treinos. Em nosso tempo "livre", quando não estávamos nos Campos de Justiça, assistíamos muitas coisas e conversávamos sobre o jogo. Sobre tais problemas, nunca tivemos já que nós, jogadores, sempre respeitamos o espaço um do outro e sempre nos demos muito bem.

E para o torneio das Novas Regiões? Quais pontos a preparação de vocês está focando e o que a paiN pretende executar no bootcamp que irá realizar na Europa? Você poderia nos falar também contra quem irão treinar?

paiN Espeon:  Aqui na Europa nosso foco é aprender com times mais experientes e concertar todos os erros que possam sugir durante nossos treinos. Estamos jogando contra times que estão disputando o torneio de verão da LCS e também com aqueles que almejam entrar na liga profissional na próxima temporada.


Espeon e toda paiN comemorando o título do CBLoL 2013.

Na Gamescom, além de competir, vocês também terão a oportunidade de presenciar a disputa de outros dois campeonatos, sendo um deles os playoffs do torneio de verão da LoL Championship Series, que premiará as três melhores equipes com vagas para o mundial. Levando em conta que o International Wildcard termina antes da LCS, a paiN pretende ficar até o final para assistir e já estudar seus possíveis adversários europeus do mundial, caso vocês se classifiquem?

paiN Espeon: Iremos ficar até o final da feira para podermos analisar todos as outras equipes e também aproveitar o evento, que com certeza será espetacular. 

A galera que assistiu aos jogos de seus próximos adversários, em seus repectivos classificatórios, elegeu as equipes Dark Passage, da Túrquia, e o GameGear.eu, da Lituania, como os principais obstáculos da paiN no torneio das Novas Regiões. Que visão vocês têm do campeonato e de todas as equipes que irão enfrentar e qual será a maior “pedra no sapato” da sua equipe?

paiN Espeon: O campeonato vai ser bastante disputado e creio que as duas equipes citadas sejam os nosso adversários mais fortes. De todos os participantes, a paiN é o que possui mais experiência e acho que nenhum time será mais difícil do que o outro.

Esse será o seu e o segundo campeonato internacional que a paiN irá disputar fora do país. Na final mundial da IEM vocês chegaram a realizar bons jogos mas não conseguiram passar para os playoffs. O que vocês pretendem fazer para não cometerem os erros passados e quais são as expectativas da paiN para o torneio?

paiN Espeon: O time está muito diferente e nós, com certeza, vamos jogar melhor agora. Também acho que o nível das equipes do Torneio das Novas Regiões não será tão elevado quanto os dos participantes da final da IEM VII. Então é meio difícil comparar tais campeonatos.

Desde 2001, com Guilherme “reef” Bento e seu título da CPL Rio no Quake, o Brasil vem ganhando destaque no e-sports. Em 2006, na “era CS 1.6”, chegamos ao nosso ápice com o título da ESWC pelo Made in Brazil. Hoje, todos consideram o LoL como a principal modalidade de nosso cenário visto o investimento que a Riot vem fazendo em nosso país. Você acha que irá demorar muito para que uma equipe brasileira consiga levantar um troféu de algum torneio internacional de expressão ou até mesmo o mundial do jogo?

paiN Espeon: Acho que ainda vai demorar um tempo para os times brasileiros atingirem um nível tão alto. O investimento e o profissionalismo em nosso país limitam um pouco o avanço das equipes em relação ao cenário mundial, mas não vejo motivos para que, no futuro, o Brasil possa conquistar títulos internacionais.


Espeon disputando o CBLoL 2013.

Em três oportunidades você e seus companheiros puderam duelar contra grandes nomes do cenário mundial e assistir de perto eles combatendo entre si nos Campos de Justiça. Levando em consideração toda essa experiência obtida, em uma escala com todos os cenários onde o nosso estaria para você e por que?

paiN Espeon: No geral, o nosso cenário está, ainda, um pouco abaixo do norte-americano, mas creio que a minha equipe possui nível para jogar de igual para igual com os principais nomes da cena mundial.

Em apenas três anos o League of Legends saiu do anonimato para o seleto grupo das principais modalidades dos esportes eletrônicos. No competitivo foi de um “stand” da DreamHack, onde foi realizado o primeiro mundial, para uma arena lotada na grande final do S2WC e, recentemente, para várias ligas profissionais ao redor do mundo. No Brasil parece que as coisas estão evoluindo da mesma forma já que o primeiro nacional realizado pela Riot foi na BGS, a maior feira de games da América Latina, e neste ano a segunda edição do evento foi realizado dentro do WCT Golden Hall, que fica no maior complexo de eventos latino-americano. Seguindo essa linha de raciocínio é possível imaginar que muito em breve nosso cenário possa ganhar sua própria LCS. Você acredita nisso, que ainda este ano ou em 2014 o Brasil ganhe sua própria liga profissional?

paiN Espeon: Creio que terá uma LCS na América do Sul logo mais. Porém, a falta de profissionalismo das organizaçãos e também dos jogadores dificulta um pouco isso. Logo, isso depende muito da velocidade da evolução de nosso cenário.

Caso isso aconteça você prefere que a paiN dispute uma liga só com equipes brasileiras ou uma que possua também equipes dos outros servidores da América Latina?

paiN Espeon: Acho complicado uma liga profissional para toda a América Latina já que precisaria ser transmitida em duas línguas diferentes (português/espanhol). Além disso, a logística seria um pouco complicada também. 


Espeon na IEM World Champinship, na época que Tittu ainda era da paiN.

 

Desde que ingressou no League of Legends a paiN Gaming sempre foi um dos principais nomes de nosso cenário, porém apenas um ano e meio após começar sua jornada nos Campos de Justiça a equipe conseguiu conquistar os seus primeiros títulos presenciais no jogo. Você acha que com os triunfos da BGL Arena e do CBLoL 2013, além da manuntenção da equipe, a paiN se tornou o principal nome brasileiro no jogo e o que vocês pretendem fazer para se manter no topo após o título do brasileiro?

paiN Espeon: Nós sempre procuramos melhorar dia após dia. Um ótimo exemplo é a nossa preparação para a Gamescom. Estamos aqui na Europa para treinarmos contra equipes desse cenário. Além disso, nós não nos acomodamos e creio que continuaremos no topo por um bom tempo. 

Para finalizar, gostaríamos de agradecer pela entrevista e avisar que esse espaço é todo seu.

paiN Espeon: Agradeço pelo convite. Obrigado quem torce pela paiN e é isso. Não sou muito bom com agradecimentos :P.

A TEAMPLAY agradece, novamente, ao jogador e deseja que a paiN Gaming faça uma ótima campanha e consiga se classificar para o Season Three World Championship.

AD Carrier Suporte Top Solo Jungler Mid Lane
 Felipe "brTT" Gonçalves Martin "Espeon" Gonçalves Fabio "Venon" Guimarães Thúlio "SirT" Carlos Gabriel "Kami" Santos
FANPAGE FANPAGE FANPAGE FANPAGE FANPAGE
STREAM STREAM STREAM STREAM STREAM
Coach
Guilherme "Necro" da Silva

FANPAGE

STREAM

Comentários