Entrevista com MadLife, Suporte da CJ Entus Frost

Entrevista com MadLife, Suporte da CJ Entus Frost

Estrela sul-coreana fala sobre sua carreira como jogador profissional, sobre as recentes mudanças de seu time, as suas expectativas para a temporada 2014 e dá algumas dicas para nós!

Se você gosta de jogar como Suporte e utilizar o Thresh nesta função, essa entrevista foi feita especialmente para você. Trazemos hoje, através de mais uma grande parceria com o portal internacional GosuGamers, uma conversa exclusiva com cyberatleta sul-coreano Hong "MadLife" Min-gi, que defende atualmente a toda poderosa CJ Entus Frost.

Na entrevista, a estrela sul-coreana fala um pouco sobre a sua carreira como jogador profissional, o sistema de treinos que executa para aprimorar suas habilidades individuais, as mudanças que a CJ Frost sofreu recentemente, as suas expectativas e as das suas equipes para a temporada competitiva 2014 e muito mais.

Entrevista em inglês: GosuGamers

Entrevista em coreano: LINK

Primeiramente eu gostaria de agradecer pela oportunidade de entrevistá-lo. Você poderia fazer uma breve apresentação, falando um pouco sobre sua carreira como gamer e o que você gosta de fazer quando não está jogando?

CJ Frost MadLife: Olá, me chamo Hong MinGi e sou mais conhecido como MadLife. Atuo como Suporte da CJ Entus Frost, tenho vinte e três anos e venho atuando no cenário competitivo de League of Legends pelos últimos três anos.

Por conta das ótimas exibições que você vem fazendo nos últimos anos, a comunidade do jogo o considera como o melhor Suporte do mundo.  Sabemos que os jogadores sul-coreanos são um dos que mais treinam, mas você chega a fazer algum tipo de treinamento especial para aprimorar ainda mais a sua mecânica? Se sim, você poderia nos falar um pouco sobre a sua rotina de treinos e também a da sua equipe? E como você lida com esse assédio por parte dos fãs?

CJ Frost MadLife: Obrigado pelo elogio. Mecanicamente, o que me ajuda a aprimorar as minhas habilidades individuais é a oportunidade de poder treinar, através das filas ranqueadas sul-coreanas, com ótimos jogadores e também de poder enfrentar os melhores jogadores da Coréia do Sul e do mundo nos torneios que a CJ Frost disputa.

Essa "fórmula" também é aplicada pelos meus companheiros de equipe e nós praticamos juntos de forma dura, todos os dias por um pouco mais de 12 horas diárias. Para mim, a interação com os fãs é algo bastante importante. Sempre tento me comunicar com eles já que afinal de contas sem eles nada disso seria possível.

Aqui no Brasil nós ainda estamos aprendendo a nos tornar profissionais no e-sports. Como uma forma de “dica”, você poderia nos contar como são feita as coisas ai e como é o relacionamento das organizações (jogadores) com os outros times e a mídia especializada?

CJ Frost MadLife: Antes de tudo, os cyberatletas sul-coreanos gostam de ter um bom ambiente para praticar sistematicamente. Nós treinamos regularmente sob a supervisão de um Head Coach e Coach e disputamos a OnGameNet. E é aquilo, se existe uma liga doméstica (regional), os jogadores podem praticar profissionalmente Já sobre o envolvimento com a mídia especializada, nós temos uma boa relação com eles (e vice-versa) e damos/recebemos toda a atenção especial quando uma entrevista ou matéria especial sobre nós ou o nosso time é feita.

Com a ajuda de grandes empresas privadas e também com o apoio do governo local, o cenário competitivo sul-coreano de LoL cresceu de forma meteórica desde a sua criação. Qual é a visão que vocês, jogadores, tem sobre ele? E você acha que ainda existe coisas que precisam ser melhoradas? Se sim, o que?

CJ Frost MadLife: Sim, constantemente o cenário competitivo sul-coreano de League of Legends recebe um grande investimento por parte das grandes companhias locais. O nosso governo, fãs e todos aqueles que trabalham nos bastidores de nosso e-sports são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do mesmo. Então, com isso eu vejo que nós, jogadores profissionais, podemos dar sempre o nosso melhor sem nenhum tipo de limitação. Como jogador eu vejo que o cenário sul-coreano possui uma base bastante sólida que consegue assegurar sempre a evolução do mesmo. Eu realmente não vejo nada que precisa ser melhorado.

Muito recentemente a CJ Frost realizou uma importante modificação em sua formação. Com a contratação de Swift e CoCo, jogadores que possuem, de certa forma, estilos bem diferentes de Ganked by Mom e Helios, a sua equipe espera jogar conforme o playstyle deles ou adaptá-los para o jeito de como a sua equipe joga? (Pergunta enviada por Diego "Lunacy" Oliveira)

CJ Frost MadLife: Sinceramente eu acho que isso é algo que depende de ambas as partes.. Vejo que é prudente CoCo e Swift aprenderem as principais características de nosso estilo de jogo, assim como também é bom aprendermos todo o conhecimento que eles adquiriram quando ainda atuavam pela Xenics Storm para que, juntos, possamos criar um novo estilo de jogo para a nossa equipe.

Ainda falando sobre a sua equipe no geral, aqui no Brasil nós temos o costume de pedir aos nossos entrevistados que eles façam um breve resumo sobre o estilo de jogo de sua equipe e também o de seus jogadores. Você poderia falar um pouco sobre as principais caracteristicas de seus companheiros de CJ Entus Frost, e também, é claro o seu?

CJ Frost MadLife: Hmmm... vou descrever meus companheiros com uma única palavra e citar sua principal característica.

Shy - O robusto - é o nosso homem do split push
Swift - O imprevisível - não sabemos o que ele vai fazer e onde ele irá fazer
CoCo - O inabálavel - não expressa nada que sente, nem memos fora do jogo
Space - O bipolar - geralmente calmo mas em que entra em "modo combate" sem ninguém perceber

Com a disputa da SK Telecom LTE-A LoL Masters a nova temporada sul-coreana começou recentemente. Quanto a isto, quais são as expectativas e os planos que vocês possuem para este ano de 2014?

CJ Frost MadLife: Consideramos todos os eventos importantes. Nós fazemos de tudo para dar o nosso melhor em cada jogo. Eu, pessoalmente, prefiro jogar agora onde as partidas são mais "reais" com o pouco tempo de preparação.

Ano passado, no Dota2, presenciamos duas potências europeias realizando um tour pela Ásia com objetivo de fazer uma ótima preparação para o mundial da modalidade. Num passado recente isso já ocorreu no LoL, quando algumas equipes foram jogar umas edições da OGN. Você acha que se os principais times do NA/EU voltassem a fazer esse tour pelo oriente a hegemonia que vocês, e também as equipes chinesas possuem, acabaria? 

CJ Frost MadLife: Basicamente vejo que o nível da liga sul-coreana é bastante alto. Então se times de fora vierem para cá jogar os nossos torneios, com muita certeza esse "intercâmbio" será proveitoso para eles.

Graças as streams é possível assistirmos, hoje, a qualquer e praticamente todos os campeonatos que serão realizados ao redor do mundo. Você já chegou a assistir a algum jogo entre as equipes brasileiras? Se sim, o que você achou?

CJ Frost MadLife: Eu não costumo a assistir jogos de fora, só quando necessitamos aprender algo sobre uma equipe que vamos enfrentar em um torneio internacional. Só assisto apenas as partidas entre as nossas equipes para que eu possa aprender tudo sobre os nossos adversários.

Antes da quarta temporada você conseguia frequentemente carregar o seu time apesar de não ter muito ouro para usar, sendo que a maior parte do dinheiro que você possui acabava sendo utilizado na compra de sentinelas e oráculos. Agora, com todas essas modificações, os Suportes conseguem ter uma melhor presença nos combates e uma melhor influência nas teamfights. Você acha que essas mudanças permitiram aos outros Suportes alcançarem o seu nível ou isso se deu por outras razões. E também o que você acha que pode fazer de diferente para conseguir carregar a sua equipe nesse patch, como Suporte, em comparação aos patches anteriores, já que agora há a limitação de sentinelas e não existe mais o oráculo? 

CJ Frost MadLife: Eu nunca me considerei melhor do que os outros, logo acho errado dizer que eles "me alcançaram". De qualquer forma, hoje nós podemos ver muitos Suportes se esforçando bastante para realizar ótimos jogos.

Agora, com todas essas mudanças, nós, Suportes, devemos focar nos fundamentos básicos. Os jogadores ficaram melhores em várias coisas, tais como: habilidade, leitura do jogo e mapa etc... Logo, hoje não é a quantidade de ouro que o Suporte possui que define o seu jogo como espetacular ou não e sim a forma de como ele consegue ajudar a sua equipe, fazendo uma leitura minuciosa de tudo o que acontece durante a partida.

Para finalizarmos, agradeço novamente pela oportunidade de entrevistá-lo e deixo esse espaço para você fazer as suas considerações finais

CJ Frost MadLife: Primeiramente eu gostaria de agradecer a TEAMPLAY e a GosuGamers pela entrevista. Agradeço também ao nosso Head Coach, ao nosso Coach e toda a direção da CJ Entus por todo o suporte que eles dão para a nossa equipe e também para a Blaze. Obrigado a todos os nossos fãs que torcem por nós em nossa vitória e derrota e ficarei bastante feliz em ver que essa minha entrevista possa ajudar no desenvolvimento do cenário brasileiro. 

Com fotos de Daylesports.com e OSEN 


Entrevista traduzida do português para inglês por Ricardo Pereira

Entrevista traduzida do inglês para o coreano por Passenger Jang, correspondente sul-coreano do portal internacional GosuGamers

Agradecimentos especial a Renan Philip, treinador da Keyd Stars por ter nos concedido o contato de Daeyoung "Kezman" San, treinador da CJ Entus, e por ter mostrado a esse que vós escreve que a amizade é maior do que qualquer notícia ou furo.