Entrevista com KaBuM! Espeon

Entrevista com KaBuM! Espeon

Conheça um pouco mais sobre a carreira de um dos melhores suportes do país e as expectativas de sua equipe para as finais da Liga Brasileira!

Faltando pouco mais de vinte e quatro horas para o início da fase final da Liga Brasileira - Série dos Campeões, que será disputada neste final de semana em Fortaleza, trazemos hoje um bate-papo que tivemos com Martin "Espeon" Gonçalves, Suporte que vem defendendo a KaBuM! e-Sports desde o começo de Maio.

Na entrevista, o jogador, campeão brasileiro ano passado pela paiN Gaming, fala sobre a sua carreira, especialmente sobre os últimos meses por onde defendeu duas equipes amadoras, e deu sua opinião sobre a evolução de nosso cenário e o quanto os coreanos que aqui estão podem nos ajudar!

Você já está há bastante tempo no cenário competitivo. Estudando sua trajetória dá para perceber que é um jogador vitorioso mas, como todos os outros, também passou por maus momentos. Alguma vez você já parou para pensar em tudo o que passou dentro do jogo? Se sim, como você resume sua carreira, citando as situações que você considera como seu ápice e aquela que é para esquecer.

KaBuM! Espeon: Se eu parar pra pensar a maior parte foi de "maus momentos" pelo menos como player. Eu tive uma passagem quase perfeita, profissionalmente falando, pela paiN ano passado. Tirando essa época e atualmente eu nunca estive numa equipe tier 1, mas eu creio que não existe momentos para serem esquecidos pois eu tento tirar o máximo possível das situações ruins.

No meio tempo entre sua saída da paiN Gaming e entrada na KaBuM! e-Sports você defendeu duas equipes de menor expressão, inseridas naquele que é considerado como o nosso cenário amador. Como é atuar por esse tipo de equipe e viver nessa parte do nosso competitivo? Podemos dizer que o gostinho da vitória por essas equipes é diferente daquelas que já estão no topo?

KaBuM! Espeon: Pra mim o gosto da vitória é igual, seja em time menor ou seja em time maior. O grande problema do cenário amador é a instabilidade de lines, seja por jogadores se destacarem ou por não aguentarem a pressão ou até mesmo por terem problemas de aprendizado etc. A grande diferença de um tier 1 para um time "do cenário amador" é que todos os cinco jogadores entendem mais do jogo e têm uma cabeça mais preparada para isso, existindo menos "destaque" entre eles.

Dessas equipes você jogou pela sua própria; o Make a Difference. Como foi essa experiência? A cobrança por resultados ao jogar por algo que é seu é maior do quando você atua por uma organização onde você é apenas um empregado?

KaBuM! Espeon: A experiência como fundador da Make A Difference me fez entender melhor o lado das organizações e me deu muita experiência "profissional". No final das contas foi algo bom para mim. Sinceramente, eu não sinto muita diferença na cobrança não, mesmo tendo sido um investidor de dinheiro na MAD. Para mim o maior investimento é o que eu dou para o League of Legends em geral: meu tempo e minha vida. Pode parecer só uma frase de efeito, mas dinheiro é algo que tem como recuperar, o tempo não. Então minha cobrança sempre será no mesmo nível, independente da situação.

Desde a sua criação, a MAD sempre foi considerada como uma equipe promissora. Porém, vocês sofreram bastante com a instabilidade de jogadores coseguindo apenas se estabelizar perto da classificatória para a liga. Na sua opinião, se a line-up que perdeu para a AWP na “final” do classificatório fosse a mesma desde o começo a MAD teria mais chance de se classificar? Se não, o que, na opinião de vocês pós-jogo, faltou?

KaBuM! Espeon: Provavelmente se a line fosse a mesma desde o começo, o resultado poderia ter sido diferente. Mesmo assim, a AWP nos colocou em cheque muito bem naquela MD3 e alguns dos nossos jogadores sofreram por nervosismo. Realmente é algo difícil de especular.

Você voltou, recentemente,  a atuar por um time do nosso alto escalão, a divisão da KaBuM! e-Sports. A sua estréia foi durante a X5 Mega Arena, onde tanto você quanto a equipe fizeram boas apresentações e levaram a medalha de prata. Esse era o resultado esperado por todos logo de cara? Você poderia nos falar um pouco mais sobre como foram as conversas entre você e a organização, e nos dizer se vocês chegaram a jogar juntos alguns dias antes da XMA ?

KaBuM! Espeon: Eu fiz teste/treinei com a KaBuM dois dias antes da X5MA e, pelos resultados obtidos, nós tínhamos a expectativa de chegar na final sim. Eu não tive muita conversa com a organização antes da X5MA, falei apenas com o Bit e o Lep, que me ofereceram a oportunidade de um teste. Logo me chamaram, eu joguei os testes como se fosse uma final de campeonato, mandei bem e eles resolveram que eu iria jogar esse campeonato com eles, depois do bom resultado eu acabei entrando no KaBuM! pelo menos até o final do CBLoL.

A KaBuM! e-Sports é uma das finalistas da Liga Brasileira, onde terminaram a fase de grupos na quarta colocação. com um aproveitamento de 45%. Das quatro séries que a equipe venceu apenas uma foi contra Keyd, CNB e paiN. O que vocês pretendem fazer para mudar este quadro já que agora só terão tais equipes pela frente? Existem muitos erros a serem corrigidos ainda?

KaBuM! Espeon: Os jogadores do KaBuM! crescem muito em eventos presenciais e em jogos importantes. Realmente, nossos resultados não foram bons nos últimos jogos, mas nós estamos trabalhando para arrumar esse problema. Todos erros que temos são corrigíveis e eu espero que eles não aconteçam em Fortaleza.

Logo nas semifinais a sua equipe terá o árduo desafio de enfrentar a Keyd Stars, equipe que bateu a KaBuM! na grande final da XMA e terminou em primeiro na primeira fase da liga com um aproveitamento de 85% (17 Vitórias - 3 Derrotas). Esse time é, sem sombras de dúvida, o principal algoz do seu, já que nos últimos quinze jogos entre ambos, contando com a BGL Arena #3, vocês venceram apenas um. Em discussões internas, você e seus companheiros já conseguiram descobrir o por que Loop & Cia. conseguem se sobressair de tal maneira contra a KaBuM? Se sim, você poderia nos dizer o que consideras como as principais armas da kStars?

KaBuM! Espeon: Creio que a kStars seja o time a ser batido não só por nós, mas também por todas as equipes atualmente. Na minha opinião, as principais qualidades deles é como punem os erros adversários e também como aproveitam o tempo. Como o KaBuM! acaba sendo muito afobado as vezes, isso prejudica bastante nesse confronto direto.

O cenário brasileiro mudou bastante nesse ano, principalmente após a disputa do Desafio Global. Não teremos só uma mas como duas ligas de pontos corridos, uma servindo diretamente como modo de classificação para as finais do brasileiro. Além disso os grandes times investiram ainda mais na infra-estrutura para os seus jogadores e, sobretudo, realizaram grandes mudanças em suas formações, contratando até jogadores estrangeiros. Por conta disso tudo, na sua opinião, já chegamos no mesmo patamar dos cenários estrangeiros, em especial norte-americano e europeu? Se não, o que, para você, ainda precisa ser feito por aqui?

KaBuM! Espeon: É bem difícil especular sobre nível entre regiões, pois não jogamos tanto contra eles. Mas, mesmo com toda estrutura que temos, ainda estamos atrás por conta de termos menos times e jogadores bons aqui no Brasil para jogar contra. Eu acho que isso é só questão de tempo para acontecer. Quando tivermos um cenário com mais jogadores, times e liga, não vejo nenhum motivo do Brasil ficar atrás de cenários como o Norte Americano e Europeu.

Falando em jogadores estrangeiros, nesse ano ganhamos o reforço de quatro sul-coreanos. Eles trouxeram consigo um nível diferenciado de habilidade, um estilo de jogo diferente e também de competitivdade, além de experiência internacional (no caso do SuNo) e em ligas de pontos corridos. Com a ajuda desses jogadores, e com tudo o que eles trouxeram junto, poderemos ver as nossas equipes conseguindo bons resultados em torneios internacionais, até mesmo o Mundial, e não mais o que aconteceu na IEM São Paulo ?

KaBuM! Espeon: Provavelmente conseguiremos chegar no mundial, lá eu acredito que podemos ter bons jogos contra times norte americanos e europeus.

A sua equipe já jogou bastante contra os jogadores coreanos, tanto em treinos como também em torneios. Por tudo isso, você poderia fazer um breve resumo sobre o que você acha ser os pontos fortos de SuNo, Winged, Lactea e Olleh? E, na sua opinião, qual dupla pode fazer mais diferença para seu respectivo time?

KaBuM! Espeon: Winged: Aproveita muito bem o tempo, tem uma mecânica muito boa e uma champion pool alta. SuNo: Eu não jogo mid então é meio difícil falar sobre ele, mas a impressão que eu tenho é dele ser um jogador estável e que tem noção do que está fazendo nas lutas. Lactea: Também não jogo top, então não sei direito. Mas, a versatilidade dele me chama atenção (sabe jogar tanto pra ajudar o time quanto num modo mais carry). Olleh: Pra mim é o jogador que mais se destacou (também por ser o único da role que eu jogo haha), tem uma lane phase muito forte, é bem imprevisível e parece ser muito inteligente. Eu creio que a diferença que  Lactea e Olleh fizeram na paiN foi fora do jogo e isso conta muito, então meu "voto" seria pra eles.

Aqui no Brasil temos uma grande dificuldade de vermos grandes revelações surgindo como Suporte. Você crê que com a chegada de Olleh e suas boas exibições o quadro pode mudar? E em quais aspectos a chegada dele pode contribuir para o nosso aprendizado? 

KaBuM! Espeon: Aqui no Brasil temos uma grande dificuldade de vermos grandes revelações surgindo em qualquer role hahaha. Eu creio que com a chegada do Olleh teremos suportes mais fortes, mas não necessariamente novos nomes, pois além de termos apenas alguns bons jogadores que não são conhecidos, os poucos que temos, tem problemas como: atitude, nervosismo durante campeonatos, falta de inteligência, não poder ou saber levar a sério ou só jogar por diversão mesmo.

Para finalizarmos, gostaria de agradecer pela oportunidade e deixar esse espaço para você!

KaBuM! Espeon: Opa, obrigado pela entrevista, é sempre um prazer. Eu gostaria de agradecer a galera que me acompanha e torce por mim, o pessoal que segue o KaBuM! e também nossos patrocinadores: HyperX, SteelSeries, Nvidia, X5, Philips, EVGA e claro, o próprio KaBuM!. 

Top Laner     Pedro "Irelia/LEP" Marcari     STREAM     TWITTER
Jungler     Daniel "Danagorn" Drummond     STREAM     TWITTER
Mid Laner     Thiago "TinOwns" Sartori     STREAM     TWITTER
AD Carry     Daniel "Dans" Dias     STREAM     TWITTER
Suporte     Martin "Espeon" Gonçalves     STREAM     TWITTER

Com fotos de KaBuM! e-Sports e Arquivo TEAMPLAY