Coluna do Cynical: Os títulos do FPS e a falta deles no MOBA

Coluna do Cynical: Os títulos do FPS e a falta deles no MOBA

Porque somos tão bons no FPS e deixamos a desejar no MOBA?

Recentemente os fãs de eSport começaram a questionar porque o Brasil não consegue jogar de igual para igual contra times do resto do mundo em MOBAs, já que no FPS, duas conquistas recentes mostram que o assunto é diferente e o time brasileiro que atua pela Luminosity Gaming se consagrou campeão mundial de CS:GO e a equipe de Point Blank da 2Kill, também levantou o caneco do mundial desbancando os favoritos ao título.

Os títulos no FPS não são recentes, o Brasil conquistou um mundial há 10 anos atrás com a equipe da MiBR. Os questionamentos sobre essa disparidade entre os estilos de jogos possuem alguns argumentos que aparecem sempre que os fãs discutem sobre o tema, aqui irei abordar um outro lado e uma visão pessoal sobre o tema.

Além de argumentos como cenário aberto ou fechado, vontade, estrutura, salários e tantos outros, trago comigo uma crença e um comparativo com um esporte tradicional, para quem me acompanha sabe que gosto muito de fazer paralelos entre o esporte e o eSport, por isso proponho isso para o tema que trataremos aqui.

Quero usar o futebol como exemplo nesse caso, o jogador de futebol brasileiro sempre foi conhecido por sua habilidade apurada, traduzindo para nosso mundo "skill". Por outro lado, quem acompanha o futebol sabe que o mesmo jogador elogiado por ser habilidoso é criticado por não ter uma obediência tática alta e muitas vezes os técnicos europeus reclamam de ter que ensinar coisas básicas quando um brasileiro chega para jogar lá. Outro ponto que reforça essa tese é que nunca tivemos treinadores brasileiros se destacando na Europa, Felipão (Campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002) treinou o Chelsea da Inglaterra e ficou pouco tempo no cargo sem conquistar nada de grande relevância e  Vanderlei Luxemburgo (Um dos técnicos mais vitoriosos no Brasil) treinou os galácticos do Real Madrid, porém sem sucesso encerrou sua passagem pela Espanha após 45 jogos.

Agora, por que estou dizendo isso para falar sobre FPS e MOBA? A resposta é simples, novamente digo que aqui está minha opinião pessoal, sinto que nos jogos de FPS a habilidade é mais impactante do que a tática, por favor não entendam errado, não estou dizendo que jogadores de FPS não sejam bons tacticamente, o time da LG provou isso diversas vezes no inicio de sua jornada internacional ao realizar táticas diferenciadas e muitas vezes surpreendentes, porém o jogo de tiro tem uma particularidade, quando toda tática do mundo da errado, o improviso e a habilidade podem resolver, quer algo mais habilidoso do que um clutch round? E o rei nessa questão é brasileiro - Lincoln "FNX" Lau, essa e outras situações mudam o rumo de uma partida, então apesar de toda tática a habilidade e imprevisibilidade podem decidir uma partida, assim como no futebol. Já no MOBA, eu vejo a situação de um modo um pouco diferente, com tantas variáveis de counter picks, escolha de itens e tantas outras coisas, o jogo possui uma necessidade tática maior e muitas vezes a habilidade pura não resolve um jogo inteiro, e não estou dizendo que os nossos jogadores de MOBA não tenham boas táticas, apenas que outras regiões fazem isso de maneira mais eficaz.

Para concluir, acredito que para termos um destaque maior nos MOBAs é necessária uma evolução na parte tática do jogo, isso fica comprovado quando jogadores de outras regiões vieram para o Brasil e revolucionaram em algum aspecto do jogo, neste caso é fácil um exemplo recente do jungler Winged que atuou no na equipe da Keyd Stars e mudou todo o conceitos dos jogadores da posição e obrigou o cenário a evoluir. Já o FPS alcançou um nível de maturidade e de equilíbrio maior, os times brasileiros estudam e criam táticas e possuem em seu DNA o improviso do brasileiro, mais uma vez o exemplo aqui é fácil, não há nada que quebre mais uma táctica inimiga no CS:GO quando o Fer rusha e mata 1 ou 2 adversários, o outro time pode ser a equipe mais tática do mundo mas uma jogada "improvisada" acabou com todo o estudo e planejamento daquele round, então na minha opinião o FPS favorece o estilo brasileiro de jogar, mas isso não impede que o Brasil chegue ao topo do MOBA, basta aprender a aliar o que temos de melhor com o que podemos fazer de acordo com o livro tático. 

E na opinião de vocês, qual o motivo da falta de títulos internacionais no MOBA?


Comentários