O coach/manager do Crashers fala pela primeira vez após WCG Brasil 2009.
Envolvidos diretamente ao escândalo que avassalou a WCG Brasil 2009, já que sua equipe ficou desclassificada após perder no saldo de rounds, Cleber "Ferrer" Ferreira, fala com exclusividade a TEAMPLAY sobre o Crashers, sobre o evento e qual sua visão geral do mesmo.
Fiquei abaixo com o texto:
Como você descreveria a participação do Crashers na WCG Brasil como um todo? Desde a classificatória, até a eliminação precoce?
Ferrer: Sofremos muitas mudanças no ano de 2009, desde várias mudanças de line até mudanças na estruturação da equipe, como o meu retorno visando reorganizar algumas coisas e trazer um pouco mais de experiência para a Organização como um todo. A saída do FalleN que nos pegou de surpresa e realmente, além de tirar um dos principais players da equipe, deixou todos muito desanimados e naquele momento tive que intervir, tentando mobilizar a equipe e levantar o astral de todos. Mas foi um momento de superação, e acabou servindo pra nos unir mais ainda. A falta de patrocínios dificulta demais a manutenção de uma equipe onde cada player mora em uma cidade diferente, e todos morando no interior. Para treinarmos @lan contra equipes de ponta, não temos como bancar as despesas de um final de semana em São Paulo. Isso prejudica muito nossa equipe, que praticamente só se reúne no dia dos campeonatos, e a maioria só se encontra pessoalmente mesmo no check-in dos hotéis. Tenho certeza que se tivéssemos condições de manter os players focados apenas no CS, como hoje fazem mibr e FG, por exemplo, teríamos resultados muito mais expressivos. Quem acompanha a história do Crashers sabe o potencial de jogadores como ruaN e Batistuta, e sou franco em dizer que são jogadores com muito potencial, mas que ainda não tivemos condições de explorar isso como deveria ser explorado. Dessa forma, nos focamos na etapa on line e treinamos duro na net pra isso, e assim tivemos um bom desempenho na etapa e conseguimos com certa tranqüilidade uma das vagas.
Já na final nacional perdemos para o inS, e infelizmente essa derrota nos prejudicou ao ponto de perdermos uma das vagas do grupo no saldo de round. Eu cheguei apenas na segunda partida, e senti o clima de tensão na equipe, mas tivemos uma boa conversa e retomamos o foco, vencendo uma partida estranhamente difícil x ECO.COBRA. Vencemos o sX e quando fomos jogar contra o kS, necessitando uma certa vantagem de rounds, para nossa infeliz surpresa aconteceu mais uma molecagem por parte desses caras que só tiveram UM intuito na competição: “zoar”. Mais um reflexo da despreocupação da organização com relação ao evento como um todo. Pra mim, o evento começou quando teve início o primeiro qualify, seja on line ou @lan. Quando avisamos que o kS jogou cheatado a etapa on-line e que iriam bagunçar o campeonato, a organização nos disse “não da pra provar nada, Ferrer”... É sempre mais fácil se omitir.. é sempre mais fácil dar uma desculpa do que meter a cara e fazer o que tem que ser feito. E hoje todos estamos vendo o resultado da falta de atitude e de postura ativa de uma organização desse que era para ter sido o maior campeonato do ano no Brasil. Infelizmente, perdendo o primeiro jogo de maneira justa, pois o inS jogou melhor e mereceu vencer, e perdendo rounds MÁGICOS para o ECO.COBRA e sem poder jogar o último game, fomos eliminados no saldo de rounds. Sem desculpa, nosso desempenho foi abaixo do esperado, mas nossa eliminação, ao meu ver, não foi justa. Fomos até São Paulo para defender nossa Segunda colocação em 2008 e lutar pelo top3, mesmo sabendo das dificuldades, mas ser eliminados numa fase de grupos não seria tão frustante se tivéssemos perdido com justiça.

Como você está vendo todo este falatório do aSpx? Na sua visão, ele está ou não utilizando cheat?
Ferrer: Quem acompanhou os jogos sabe que a etapa on-line foi apenas a ponta do iceberg que estava por vir. O time do kS jogou cheatado e teve um desempenho absurdo na net, tirando a vaga do Sentenced, causando praticamente a extinção do time. No mesmo dia eles afirmaram que não iam jogar a final @lan, e a vaga ficariam com o Sentenced. A organização foi avisada, e mesmo com 99% da comunidade tendo a certeza que estavam cheatados, a organização fez vista grossa e não puniu a equipe. Começou aí o problema. Essa era só uma amostra do quanto realmente a organização estava empenhada e preocupada com as equipes e com que tudo ocorresse da maneira como deveria ocorrer.
O fato do aSpx ter utilizado cheat @lan apenas nos mostra a fragilidade da estrutura que foi montada para receber o maior campeonato do ano de 2009. Não quero ser injusto aqui, e tenho que dar o braço a torcer pela dedicação do Apoka, que além de ter que cuidar das tabelas, horários dos jogos, dar suporte com problemas em máquinas, ele ainda tinha que cuidar dos “juízes” que foram escalados para o evento, que praticamente não faziam nada sem a ordem dele.
Com certeza se tivéssemos mais pessoas como ele, não só a organização mas a realização na prática desses eventos teria outro resultado. Ouvi várias vezes “Ferrer, você vai ter que descer.. só pode 1 atrás de cada time”.. Beleza, que bom... sinal que teremos 1 juiz atrás de cada time. Quanta decepção a minha ao saber que 1 pessoa foi INCAPAZ de perceber um player jogando cheatado. Não há desculpas. Nada é capaz de justificar isso. Pro aSpx eu tenho a dizer duas coisas... a primeira, é parabéns pela sua ousadia, e por você nos provar o quanto foram incapazes os “exímios juízes” escalados para serem babás de jovens que jogariam CS durante cerca de 1 hora. E a segunda, cara, você estragou um evento, que independente das falhas de organização, iria premiar aqueles que realmente mereciam, você não estragou um campeonato, você jogou no lixo o dinheiro e a dedicação de muitos colegas seus. Você, seu moleque, é um idiota. Não merece que eu perca meu tempo falando sobre você.
Se ele está ou não usando cheat? Não, claro que não, eu e mais todo esse monte de gente é que somos trouxas, e estamos vendo coisa onde não tem. Pelo amor de Deus, encerrem essa discussão. O cara já teve seus 2 dias de fama, não merece nada além do nosso desprezo.
Só queria relatar meu desapontamento com a organização. Se tivessem sido atuantes desde a etapa on-line, muitas coisas teriam sido diferente. Sentenced teria jogado a final nacional, kS não teria fugido no meio do camp, e essa babaquice do aSpx teria sido descoberta com um mínimo de boa vontade dos juízes que estavam ali mais pra assistir aos games e darem advertência por falar morto do que pra atuar como mediadores mesmo.
O que você gostaria que mudasse no e-sport nacional? Porque esse falatório de sem apoio é até compreensivo, mas não decisivo para o futuro de uma equipe.
Ferrer: A utopia da profissionalização do e-sport brasileiro realmente já ficou pra trás. Muitas pessoas teriam que se mobilizar pra buscar isso, mas a partir do momento que vemos o descaso com as maiores competições no cenário nacional, passa a ser contraditório querer profissionalizar uma equipe para que ela dispute um evento amador.
O que podemos tentar ainda é fazer com que haja mais e maiores eventos criados e patrocinados por organizações nacionais, para que não fiquemos mais na dependência de um ou outro evento grande que aconteça no Brasil. Há hoje poucas lan houses no Brasil que ainda tentam organizar grandes eventos. Talvez a associação de algumas dessas lans para a criação de campeonatos maiores, venha a fazer com que passemos a ter um padrão de organização nas competições. Ou então a criação de uma liga ou uma confederação, que foi algo que eu sugeri já em 2008. Temos potencial para fazer isso, e não se vê mais nos dias de hoje uma disputa entre uma ou outra lan. Temos pessoas que se dedicam ou já se dedicaram ao e-sport com extrema seriedade e competência, como meus grandes amigos Claudião(LC) e o Apoka, que se desdobram pra fazer os campeonatos rolarem, como o SAS, da CDV em Piracicaba, o Lone da yB em São Carlos, dentre outros. Então nada mais interessante do que unir forças e criarmos uma estrutura que nos permita, e por que não, até termos um calendário no CS brasileiro, onde os players saberiam quais campeonatos teriam para disputar e onde seriam, e poderiam se programar com antecedência. As mudanças que eu gostaria de ver são essas.. mais eventos feitos por empresas brasileiras, e uma maior seriedade por parte dos seus organizadores. Sobre o futuro das equipes, é como eu citei no início.. não dá mais pra sonhar com profissionalização, mas com certeza um pouco de apoio para dar um mínimo de condições para quem quer levar o e-sport a sério, seria interessante.

Depois desde fato da WCG Brasil 2009, na sua visão de membro da comunidade brasileira, como ficarão os campeonatos de CS do Brasil?
Ferrer: Creio que temos que usar tudo que aconteceu como lição, e tirar disso um aprendizado para que não venhamos a errar de novo. Todo evento que você se propõe a criar, a partir da sua idealização, tem que ser o mais profissional possível. É injusto você mexer no bolso das pessoas, e pior, mexer com o sonho delas, e deixar que pessoas más intencionadas prejudiquem algo que foi tão esperado pelos players, pelos specs, e por toda a comunidade. Vamos fazer as coisas com mais seriedade e dedicação. Quando forem escolher juízes ou colaboradores, mostrem a eles a seriedade do evento. Paguem por isso, para poderem cobrar o retorno. Espero que não diminuam o número de eventos, pois é disso que o CS depende para sobreviver.
Lembrando a todos que o Crashers basicamente está sem line-up, o que vocês irão fazer para reconstruir o time?
Ferrer: Estamos esperando um pouco “a poeira baixar”, colocando a cabeça em ordem, para não decidirmos nada durante esse momento em que sentimentos de decepção e raiva se misturam. Somos uma equipe muito unida, e o elo de amizade sempre fala mais alto na hora das nossas decisões. Sei que somos pequenos comparados ao nível de abrangência de um mibr, mas temos nossa torcida, nossa comunidade e nossos fãs. Jamais deixaremos de pensar em tudo e todos para tomar alguma decisão. Em breve iremos anunciar quais ou quais medidas serão tomadas, mas desde já deixo claro aqui que enquanto houver uma chance de continuarmos e buscarmos nossos objetivos, não iremos desistir. Quem conhece o crashers sabe... São em momentos de maior dificuldade que encontramos nosso melhor, crescemos, superamos as dificuldades e surpreendemos. Não será diferente agora. Para quem falou no começo do ano que o crashers estava acabado, a segunda colocação na DIDE mostrou que jamais devem duvidar de nós.
Gostaria de agradecer alguém? E muito obrigado pela entrevista Ferrer, e que vocês consigam em breve, fechar com alguma empresa para ajudá-los na nova empreitada.
Ferrer: Gostaria de agradecer em primeiro lugar à TEAMPLAY, pelo espaço cedido e também parabenizar à equipe do FG pela conquista. Tenho grandes amigos lá, e estou feliz especialmente por saber que não perdemos o falleN à toa. Boa sorte lá na China, meu irmão! Estarei torcendo por você desde já! E gostaria com certeza de agradecer a dedicação de todos os membros do Crashers. Batistuta, ruaN, gustaviN, Losk, frozeN e Wolve. Saibam reconhecer que todo nosso esforço e dedicação não vão ser em vão. Nunca deixamos nos abater por uma derrota, por um tropeço. Não vai ser agora que vamos baixar a cabeça e nos esconder atrás de um ato medíocre de trapaça como este. Que nossos sentimentos de raiva e indignação, hoje, sejam canalizados num sentimento de vontade amanhã. Espero que todos consigam transformar essa indignação em superação. Vamos mostrar, mais uma vez, quem é e o que é o Crashers. Nossa amizade SEMPRE estará acima de tudo! Foi isso que nos uniu até hoje, e com certeza nos manterá unidos. Saibam que, na vitória ou na derrota, meus amigos, eu estarei SEMPRE com vocês! Jamais deixarei de estar com vocês! Pois como eu já disse um dia... CRASHERS, EU AMO VOCÊS! Meus amigos! Meus irmãos! Parabéns pela dedicação de todos! Obrigado por me permitirem fazer parte desta família. E saibam... eu tenho MUITO orgulho de todos vocês!
Informações |
|||
| Total de votos para esta notícia: | 0 | Top thumbs positivo: | 0 |
| Comentários removidos: | 0 | Top thumbs negativo: | 0 |
| Total de Comentários: | 97 | Top thumbs card: | |
| Quem está lendo esta notícia: | [ 0 ] - | ||
|
|