Entrevista com Lucas da Tempo Storm

Entrevista com Lucas da Tempo Storm

Jogador está se destacando no cenário mundial

Para dar início a nossa nova fase com muitas novidades, começamos com as entrevistas e hoje, nada melhor do que entrevistar um jogador que está em ascensão no cenário competitivo mundial. Estamos falando de Lucas "Lucas1" Teles, jogador da Tempo Storm - campeã da CEVO Finals 9 e vice-campeã da DreamHack Austin 2016.
 

Conte um pouco da sua vida gamer para a galera que começou a acompanhar vocês a pouco tempo.
Tempo Lucas: Meu nome é Lucas Teles, tenho 20 anos, jogo CS desde 8 anos de idade. Tive um time com meu pai (Charles Brasil), meus irmãos (pbf1- e hen1) e alguns amigos (Osama, Ricardolepra, Xpd, Blx, Exl) e já perdi muitos jogos nessa vida. No CS 1.6 consegui beliscar um Top3 nacional em 2012 e ganhar alguns campeonatos do interior. Mas de resto eu viajava para os campeonatos para perder e ganhar experiência. Comecei a jogar profissionalmente CS:GO pela KaBuM (Fallen, fer, fnx, hen1 e eu) em 2014, ganhamos todos os campeonatos do ano, foram cerca de 13 campeonatos e perdemos 1 campeonato internacional (ESWC). Entrei na DeX (cold, taco, hen1, prd/fnx e eu) em 2015, no meio do ano vencemos a Golden Chance e viemos morar em Los Angeles. Nessa mesma época, se tornamos Games Academy. No começo desse ano, fomos contratados pela TempoStorm e hoje somos top8 do mundo. Amém, que Deus abençoe a todos.


Lucas defendendo a Tempo Storm

Qual é a sua rotina diária? Quantas horas por dia passa jogando CSGO? Faz outras atividades e se sim, acha isso importante para um jogador?
Tempo Lucas: Eu acordo normalmente às 10 horas da manhã, treino tático das 2 às 4 e prático das 5 às 9:30. Esse jogo é muito psicológico e eu tento ao máximo trabalhar meu psicológico pra que meu desempenho melhore cada vez mais.


Lucas, você é um dos jogadores mais experientes do CS:GO brasileiro, já que teve uma bela carreira no CS 1.6, já disputou vários eventos nacionais e internacionais, mas o que você acha que ainda está faltando para o Brasil, tanto LG/TS ou outras equipes, dominarem o cenário de vez?* (Entrevista foi feita antes de sair o novo ranking da HLTV.org)
Tempo Lucas: Eu acho que está faltando oportunidade para as equipes brasileiras, tem muitos talentos no Brasil e com certeza quando tiverem oportunidade, vão ter que engolir os brasileiros hahahaha. Nós da TS somos um time top 8 do mundo e o LG é top1, então acho que já estamos dominando!

É complicado para um jogador profissional chegar ao ápice, ele tem que se dedicar demais, abandonar a família (como é o seu caso) e tudo mais que nós já estamos acostumados a saber. Qual é a parte mais gratificante disso tudo? São os títulos? O dinheiro? O reconhecimento dos fãs, que mesmo após as derrotas, invadem as redes sociais apoiando vocês?
Tempo Lucas: Eu estou vivendo um sonho, eu nasci no mundo de e-Sports. Eu comecei a jogar CS com 8 anos de idade. Eu amo o que eu faço. Sem dúvidas os títulos e todo o reconhecimento dos fãs, fazem com que você abasteça sua vontade diária de treinar e querer ser o melhor sempre.


Luminosity Gaming e Tempo Storm


Você estava no time da KaBum que foi a base para a Luminosity Gaming (querendo ou não) ser campeã mundial meses mais tarde. Quando você foi retirado do time, você chegou a pensar em desistir?
Tempo Lucas: Sim, assim que fui desligado da KaBuM, eu estava em uma situação muito ruim, não tinha pc e minha vontade de jogar estava baixa. Mas depois tudo se ajeitou, minha vó me deu o PC e entrei no time da DeX e estava muito motivado para jogar novamente.


Você acha que tanto você, quanto seu irmão, Fallen e outros jogadores - perderam tempo demais em outros FPS, mesmo vocês conquistando tudo que jogaram?
Tempo Lucas: Não, na época que jogávamos outros FPS, é pq o CS:GO não estava no auge e as premiações, dava para a gente investir no CS:GO de algum modo. 


Lucas jogando pelo Opengate na Mega Acervus Cup

O que passou na sua cabeça, após o último round da CEVO Finals 9?
Tempo Lucas: Olha para ser bem sincero, após aquele round a ficha não tinha caído. Depois de dois dias eu pensei em tudo que eu tinha jogado e toda minha trajetória até aquele momento. Eu pensei nas minhas maiores dificuldades, acho que muita gente não sabe, mas eu tive um time de família, era eu, meus irmãos, meu pai e mais um amigo. E na maioria das viagens, meu pai bancava do próprio bolso e levava a gente. Foram inúmeras viagens apenas pra ganharmos experiências. Algumas vezes, viajávamos oito horas em um dia, perdemos 2 jogos e voltava no mesmo dia. Enfim, eu pensei muito na minha família, no meu pai, no meu irmão, nas diversas dificuldades diárias que eu e meus companheiros de equipes passamos. Pensei em quanto a Camis, Dead e GamesAcademy fez para a gente estar aqui hoje. Ah, não poderia deixar de citar nos nossos amigos da LG. Todos eles fazem parte dessa conquista, todos eles nos ajudaram a chegar nesse nível que estamos hoje.


Lucas e Henrique - Campeões da CEVO Finals 9

Qual foi o sentimento de poder jogar uma final de Dreamhack contra uma equipe irmã/companheira? Você um dia sonhou tudo isso?
Tempo Lucas: Eu fiquei muito feliz, eu torço muito pela Luminosity. A gente sempre comentava em ter uma final brasileira e assim que aconteceu foi um sentimento de missão cumprida para nós brasileiros. Conseguimos mostrar ao mundo, a força dos brasileiros.


Muito se especula sobre uma possível ida de uma equipe brasileira para a Europa. Você acha que realmente é necessário uma TS/LG da vida, se mudar para o Velho Continente ou os Estados Unidos oferece as mesmas condições?
Tempo Lucas: O Estados Unidos oferece as mesmas condições. Não acho necessário ir morar na Europa, apenas um bootcamp já é suficiente.


Abre o jogo pra nós: Vocês já receberam novas propostas após o enorme sucesso que estão fazendo? Seja de organização americana ou europeia?
Tempo Lucas: Ainda não. Estamos totalmente focado nos nossos resultados. Organizações são consequências, o que tiver de ser, será.


Camis e Lucas


[ ESPAÇO DOS FÃS ]


Danilo Silva: Quem jogar melhor? você ou seu irmão? 
Tempo Lucas: Fazemos funções diferentes, não tem como dizer quem é melhor ou não. Um completa o outro.


Ariano Fonseca: Qual foi pior perrengue antes de assinar com Tempo Storm?
Tempo Lucas: Não teve, foi tudo muito simples. Pa Pum.

Lucas Matheus: Quem é o melhor jogador do CS:GO na sua opinião e por quê?
Tempo Lucas: Coldzera, porque ele é simplesmente de outro mundo. Ele é muito bom de assault, de awp e além de tudo ajuda muito o Fallen a chamar jogadas in-game.


pbf1, CharlesBrasil, Osama, Ricardolepra, Lucas e Henrique

Leandro Bitner: Qual sua visão da cena brasileira e como você acha que os times que estão nos EUA podem ajudar a cena daqui à se desenvolver?
Tempo Lucas: A cena brasileira está melhorando cada dia mais, ajudaremos os times do Brasil a terem mais oportunidades de jogarem com os melhores do mundo.

Felippe Longo: Que time que atua em solo brasileiro pode "surpreender" o cenário mundial assim como fizeram?
Tempo Lucas: Os top teams do Brasil, com certeza podem surpreender o cenário mundial.

Wagner Portella: Boltz passou a capitão do time... Porque isso ocorreu e de quem partiu a iniciativa? E ele como reagiu?
Tempo Lucas: Todos entramos em um acordo. Achamos que é melhor um um capitão dentro do game.


Lucas 

Henrique Neco: Quem foi a pessoa mais importante para o sucesso dele no CS? E se houvesse uma proposta para fazer parte de uma equipe Brasileira, mesmo sabendo do atual cenário brasileiro, ele aceitaria?
Tempo Lucas: Estou muito bem na minha equipe, estamos muito fortes. Não penso em entrar em nenhuma equipe.

Gabriel Guidini: Qual você acha o ponto principal na condição da Luminosity ter mostrado um passo a frente de vocês nessa dreamhack? Superioridade na habilidade individual dos jogadores ou o critério tático da equipe?
Tempo Lucas: Experiência e a organização da equipe.

Lucas, muito obrigado por ter nos atendido e aqui fica um espaço para você deixar um recado para seus fãs e patrocinadores. Nós da TeamPlay desejamos muito sucesso para você e seu time.
Tempo Lucas: Agradeço a TEAMPLAY pela oportunidade e a todos meus fãs que mandaram perguntas e a todos que torcem por mim. Se você tem um sonho, não desista no primeiro obstáculo. Se você quer, corra atrás. Agradeço também os meus patrocinadores e a minha organização por proporcionar que o meu sonho, se torne realidade dia-a-dia.


Fotos por: HLTV.org / Games Academy / Arquivo Pessoal