Nakano pendura o mouse

Nakano pendura o mouse

Campeão mundial em 2006, pendura o mouse depois de uma carreira de sucesso

O agora ex-jogador de Counter Strike: Global Offensive, recentemente campeão da Gamers Club Masters VI - Renato "nak" Nakano, divulgou através das suas redes sociais, que se aposentou. Em uma carta emocionada, Nak disse que foi muito difícil escrever a carta de despedida e que tentou encontrar diversas maneiras de contar isso ao público. 


Nak | Foto por HLTV.org

Leia a carta na íntegra de Nakano: "Galera,

Está sendo muito difícil escrever esse texto. Já pensei em várias maneiras de contar isso pra vocês; vídeo, stream, stories, etc. Faz alguns dias que venho pensando no assunto e isso tem tirado meu sono, é um impasse gigantesco.

Sempre me perguntavam quando eu pararia de jogar e eu nunca soube responder. Dizia "quando eu perder o reflexo" ou "quando eu não conseguir mais ganhar", diversos motivos, mas essa decisão e vontade surgiram quando eu menos esperava.

Indo mais direto ao ponto: Vou parar de jogar.

A final da GC Masters no ano passado foi o meu último jogo oficial como player e encerrar a carreira como CAMPEÃO é algo especial.

A verdade é que o meu momento na vida agora é outro. Já não tenho a mesma motivação no jogo que tinha há anos atrás, as rotinas de treinos me deixam muito estressado pelo esforço e vontade de fazer tudo perfeito - e esse desgaste, para mim não está mais compensando. Eu sempre almejei competir a nível mundial e enxergo que hoje em dia isso não vai mais acontecer. Por diversos fatores, mas principalmente porque não gostaria e não vou mais morar fora do Brasil, longe da minha família. E isso já é o suficiente para não estar nos principais torneios.

Juntando tudo isso, vejo que o melhor a se fazer é deixar o time da DETONA, que tem uma line com players novos, talentosos e muito motivados. Apesar da passagem curta, foi um dos times que mais fui feliz e só tenho a agradecer a todos os envolvidos nisso, principalmente rikz e Dudu que confiaram em mim desde o início.

Obviamente isso não significa que deixarei o CS. Tenho feito streams e encontrei uma maneira de continuar em contato com o que eu amo. Criando conteúdo, ajudando novos jogadores e times a evoluírem para alcançarem o sonho de serem profissionais, ao mesmo tempo me divertindo. Não descarto a possibilidade de estar no competitivo em outra função como coach, manager, o que for - afinal é o que eu faço de melhor e é o que faz meu olho brilhar. Já deixei o universo das competições para ser publicitário e voltei. Hoje em dia sei que não consigo viver sem isso.

Não vou conseguir agradecer todos que fizeram parte dessa minha caminhada, já joguei e trabalhei com muita gente e com certeza aprendi muito com cada um - sou imensamente grato e me tornei quem sou por conta desse jogo e dessas pessoas. Muito obrigado!! E principalmente, quero agradecer o carinho e apoio que recebi durante 20 anos por vocês torcedores. Eu tenho certeza absoluta que o povo brasileiro é o mais apaixonado pelo CS do mundo inteiro, e se um dia o nosso nome se tornou temido e respeitado lá fora, é por conta dessa paixão e grandeza que é a comunidade brasileira. Agora estarei do lado de vocês, fora dos campos e na torcida.

Vamos continuar sonhando.

Amo vocês e muito obrigado por tudo!

<3"

Nakano teve passagens por equipes como semXorahg3nerationX e mibr - onde conquistou o título da Electronic Sports World Cup 2006, após derrotar o Fnatic na grande final. No CSGO, Nakano experimentou a função coach, quando comandou a Luminosity Gaming ainda em 2015 e como jogador, jogou por grandes equipes como g3nerationX, Keyd Starrs, WinOut, LG, GamerHouse, bEsports, Red Reserve, Sharks, Red Canids e por último - DETONA Gaming. 

Títulos importantes que Nak conquistou no CSGO:

1. Gamers Club Masters VI
1. Americas Minor Championship - Rio 2020
1. WESG 2018 Brazil
1. ESL Pro League Season 8 - América do Sul
1. ESL Pro League Season 7 - América do Sul
1. SuperLiga 2017
1. XLG Super Cup
1. Stream.me Gauntlet 3