Brasileiro tentando uma vaga na LCS NA

Brasileiro tentando uma vaga na LCS NA

Será que vamos ter um brasileiro, jogando na principal liga norte americana?

Conversamos com Rafael "Rakin" Knittel - ADC da equipe Call Gaming - que está disputando uma vaga na League of Legends Championship Series - North America (LCS NA). O time é formado por estudantes da University of California, Los Angeles (UCLA) e terá uma batalhar árdua pela frente, já que irão enfrentar a Team Coast. Knittel conta um pouco da sua história e fala sobre o cenário brasileiro.

Olá Rafael, tudo bem com você? Conte um pouco da sua história e como foi parar nos Estados Unidos?

RakinTudo tranquilo! Bem, eu comecei a jogar competitivamente jogos ao redor dos 14 anos, começando com o Heroes of Newerth (HoN). Ao redor dos 16 anos eu estava desfocando demais dos meus estudos devido ao HoN, e eu acabei indo para a Suiça estudar por 2 anos, onde eu parei de jogar HoN e qualquer outro jogo por um período de 2 anos. Durante esse tempo melhorei as notas e apliquei para a UCLA, uma faculdade nos Estados Unidos e consegui entrar. Durante os últimos 2 meses na Suiça, começando em Abril de 2013, eu baixei o League of Legends e comecei a jogar no servidor EUW. Voltei ao Brasil em Junho, transferi minha conta para o servidor BR e fiz stream até Setembro, onde atingi Plat 3 na Season 3. Me mudei para a UCLA em Los Angeles no final de Setembro, transferi minha conta para o NA (que hoje é Masters) e estou até hoje jogando e estudando na California!


Voyboy, Rakin e Pooksie

 

A sua equipe está disputando o qualifiy para a LCS North America, qual é a chance da equipe disputar a liga principal?

Rakin: No momento nosso time vem praticando bastante, mas não no mesmo tanto que os outros times na qualifier para a LCS estão. Nós somos o único time colegial que já disputou uma vaga na LCS, e devido ao tempo que também temos que investir nos nossos estudos é bem difícil disputar com equipes como o Team Coast e a Lolpro, que tem players que passam o dia inteiro treinando. Atualmente estamos focando apenas em tentar ganhar do Team Coast que iremos jogar contra na primeira rodada, e estamos indo com uma perspectiva realista e humilde de que nossa chance de ganhar é pequena, mas que dependendo da situação, duas vitórias na MD3 contra Team Coast e talvez uma entrada na LCS seja possível.

 

Você disse em sua stream, que assiste bastante OGN e as principais ligas/campeonatos dos Estados Unidos. Quais times você gosta de assistir?

Rakin: Normalmente gostava muito de assistir as táticas da SSW (antes da saída do Mata pós-mundial), tanto que nosso time chegou a utilizar em treinos várias táticas que a SSW utilizava, como o lane swap com Twitch ADC, Double Jungle e o tower dive após o level 2 na top lane inimiga. Atualmente, devido à natureza volátil dos times no NA (Players entrando e saindo de times) após o final da LCS de 2014, não assisto nenhum time do NA. Gostava muito do estilo da CLG de defender o ADC, visto por táticas como o Doublelift indo Tristana e o resto do time pegando campeões com algum tipo de escudo ou buff, como a Orianna mid e Lulu top.


Rakin jogando na MLG Anaheim

O que você acha que falta para o cenário brasileiro deslanchar de vez?

Rakin: Sinceramente eu acho que o nível do cenário competitivo brasileiro é extremamente alto, e tem um potencial tremendo de se tornar tão grande quanto ao cenário competitivo americano devido ao envolvimento do público brasileiro e players com uma habilidade individual alta. Eu apenas acho que falta um pouco de nível no competitivo brasileiro em sinergia entre membros de equipe (como tácticas, rotações, etc.) e um investimento no setor econômico do E-sports para promover uma liga no Brasil tão grande quanto a LCS. Na minha opinião, quando o cenário competitivo brasileiro conseguir promover uma liga como a LCS, ele irá florescer muito mais rapidamente devido a motivação que isso daria aos times menores para praticar e tentar entrar em uma liga tão cobiçada, trazendo novos talentos, a motivação para aprender novas tácticas e uma melhor sinergia entre membros de equipe para tentar derrotar equipes mais fortes.

 

Você assistiu a KaBuM eSport no Campeonato Mundial? Se sim, o que achou dos jogadores e do time em um geral?

Rakin: Assisti a KaBuM eSport no Mundial e sinceramente achei que a KaBuM trouxe uma gameplay boa e surpreendente. Muitos jogadores no NA duvidavam da capacidade da KaBuM de até chegar perto de ganhar um game, com um preconceito que brasileiros não tinham nem capacidade de contestar contra times mais fortes. No entanto, a KaBuM eSport mostrou um desempenho de mecânicas individuais extremamente fortes, mostrando que eles tinham um nível tão forte quanto aos outros times no critério individual. Durante o mid-game e o late-game, a KaBuM faltou um pouco de resposta para as rotações inimigas, perdendo vários objetivos e fazendo trocas que não eram exatamente fortes. A mecânica do Minerva realmente me surpreendeu, mostrando que ele tem um nível extremamente alto como um ADC, e a gameplay e map-awareness do dans também mostrou que ele sabe onde estar e o que fazer como um suporte em todos os momentos do game. Fiquei um pouco decepcionado que o LEP demorou para trazer a sua famosa Irelia, mas apesar de alguns erros ele jogou bem e apoiou seu time de maneira correta. O Tin jogou MUITO bem no mid, conseguindo trocar poke contra seus oponentes na hora correta e manter um farm excelente durante quase todas as partidas. Por último, o Danagorn conseguiu controlar bem o ritmo do jogo como um jungler (especialmente com a sua jogada agressiva contra o Wickd no último jogo contra a Alliance). A KaBuM mostrou que individualmente eles eram players de alto calibre, mas que ainda tinham um pouco a aprender no critério de teamplay e rotações para chegar no nível das equipes mais fortes do mundo.

 

Quais jogadores brasileiros você gosta de assistir?

Rakin: Eu normalmente gosto de assistir a stream mais relaxadas quando não estou jogando, ou seja eu gosto muito de assistir pessoas que não se estressam muito facilmente com o jogo ou que tendem a manter um humor engraçado na stream. Curto assistir ao Kami devido a atitude bem de boa que ele tem quanto ao jogo, o Leko, o manaJJ e o yetz eu também assisti bastante devido a personalidade deles e o humor que eles trazem enquanto jogam, mesmo em jogos que estão difíceis. Por último, o gORDOx é extremamente engraçado e carismático, sendo outro streamer que eu assisto bastante.

 


Rakin e um cosplay de Fiddlestick

Quais os champions que você mais gosta de utilizar?

Rakin: Eu gosto de champions que tenham algum tipo de skillshot que exiga um cálculo rápido durante teamfights ou algum tipo de habilidade de movimento rápido, como um teleporte ou um dash. Então como um Main ADC, eu gosto muito de jogar de Lucian, Ezreal e Vayne. Gosto muito da mobilidade e agressão do Lucian com o seu Q, e acho ele um dos (se não o melhor) ADC no momento. Ezreal não está muito viável atualmente, mas continua sendo meu ADC favorito devido a sua skillcap extremamente alta e a diferença que existe entre um bom e um ótimo jogador de Ezreal. A Vayne é um ADC também extremamente forte e difícil de aprender devido a sua dependência de posicionamento e pensamento rápido, fazendo dela também um ADC que eu uso muito. Quando não consigo pegar ADC na fila ranqueada, tento pegar Morgana mid, top ou suporte devido ao potencial do seu escudo para bloquear habilidade impactantes como o ultimate do Amumu ou Lee Sin, seu ultimate que pode definir uma luta e a sua Ligação das Trevas (Q) que quase sempre resulta em uma play no mid ou lategame.

 

O que achou da nova Summoners Rift?

Rakin: Achei que o mapa novo está muito melhor que o antigo, e traz um gráfico de jogo que melhor representa o visual dos jogos atuais. Acho que no começo demore ainda pra os players se acostumarem com o mapa novo devido ao tamanho maior das paredes e a diferença que isso traz aos campeões que usam habilidades de translocação como o Lucian, Graves ou até à utilização do Flash. Vai ser interessante ver a disputa entre junglers com Smite agora que a vida do Barão Nashor e do dragão serão vistas como dígitos por todos os players acima da barra de HP.

 

Bom, o papo já está chegando ao fim! Deixe um recado para a comunidade brasileira e onde eles podem te achar?

Rakin: Obrigado a todos que me apoiaram desde que eu comecei a jogar e streamar. Obrigado a TEAMPLAY pela oportunidade de fazer essa entrevista, e espero continuar representando o Brasil de uma forma positiva nas filas ranqueadas de elo alto no servidor NA contra jogadores profissionais! Eu faço stream quase todos os dias em Português no meu canal: www.twitch.tv/raxyz, e divulgo a stream/posto sobre o game na minha página do Facebook: www.facebook.com/leaguerakin. Um abraço a todos e boa sorte na nova temporada!

A Call Gaming é formada pelos seguintes jogadores:

Robin "darkblight" Choi - TOP
Arnav "iucid" Chaudhary - JUNGLE
Mike "Environmental" Zhuang - MID
Rafael "Rakin" Knittel - AD CARRY
William "stuntopolis" Chen - SUPPORT