INTZ é multada; Dono é suspenso por 10 meses

INTZ é multada; Dono é suspenso por 10 meses

Em busca de respeito e seriedade; INTZ divulga própria punição

A INTZ eSports Club recebeu uma multa de cinco mil reais por aliciar o jogador Gustavo "Sacy" Rossi - da equipe de League of Legends da Red Canids. Fora a multa, um dos donos da INTZ, Rogério Rodrigues de Almeida - foi suspenso por dez meses. Quem informou a penalidade foi a própria organização, em um comunicado pelo Twitter.

A organização se defende dizendo que em nenhum momento, tentou contratar o jogador, que ao ir na Gaming House para tratar de assuntos pendentes, gravou a conversa com o diretor da organização e seu filho, que também faz parte da organização. Ao dar a punição, a Riot Games Brasil alega que o mero contato entre o atleta, sem o conhecimento prévio da organização que paga o seu salário, é passível de punição. Veja a nota divulgada pela INTZ logo abaixo:

"Queridos intrépidos,

Como é de conhecimento de vocês, a Riot Games Brasil realizou a investigação de uma tentativa de aliciamento do nosso clube INTZ ao atirador Gustavo "Sacyr" Rossi (“Sacyr”), do time de League of Legends do RED Canids. O assunto até então era tratado em sigilo, uma vez que a investigação estava sendo apurada de forma a proteger todas as partes sobre eventual punição.

Uma vez que o assunto foi solucionado e a punição foi aplicada, representando o INTZ, venho me manifestar de forma transparente à comunidade que tanto nos apoia no dia a dia, bem como a todos os profissionais do eSports, para esclarecer alguns elementos envolvidos nessa investigação.

Com o intuito de receber um pagamento de premiação pendente da época em que o Atleta integrava o nosso plantel, o Atleta Sacyr do RED Canids foi ao nosso centro de treinamento, tendo realizado as tratativas com meu sócio, responsável pelo setor administrativo, Sr. Rogério Rodrigues (“Rogério”). Ainda, por ser amigo pessoal do atleta Luan “Snk” Rodrigues do INTZ (“Luan”), o Atleta Sacyr permaneceu por um tempo na nossa Gaming House, e conversou com o Rogério e o Luan sobre diversos assuntos. Durante esse período, o Atleta Sacyr, por razões por nós desconhecidas, gravou toda a conversa em seu celular. Entretanto, em mais de 90 (noventa) minutos de conversa, não há registro de qualquer proposta feita pelo INTZ ao Atleta.

Como Presidente do INTZ, eu sou o responsável por contratações de atletas, justamente por entender que é o ponto mais sério e importante do nosso negócio. Durante a janela de transferência, enviamos dezenas de propostas formais para Brasil, Europa e Austrália, tanto para clubes e jogadores free agents, sempre copiando a Riot e seguindo à risca o protocolo. Em nenhum momento fez parte dos nossos planos contratar um 3º atirador, inclusive porque acredito que o micaO é o atleta brasileiro mais completo para a função. 

De qualquer forma, ainda que não tenha havido qualquer intenção de aliciamento por parte dos envolvidos do INTZ, a Riot entendeu que o mero contato com atletas de outros clubes sem o conhecimento do clube com quem possui vínculo, é passível de punição. Sendo assim, a Riot decidiu aplicar a pena de (i) suspensão de 10 meses ao Rogério em frequentar os campeonatos organizados pela Riot; (ii) a impossibilidade de participação do 1º Split do CBLoL por parte do Atleta Luan; e (iii) multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) à INTZ.

A Riot analisa as denúncias que recebe e verifica dentre os critérios e regras estabelecidas por ela e publicadas no br.lolesports.com, verificando, no caso a caso, se há necessidade de tomar alguma medida, com o intuito de garantir o cumprimento das regras e políticas para manter a integridade do cenário competitivo.

O INTZ, portanto, não entende que fez aliciamento, mas respeita a forma com que a Riot administra o CBLoL e informa que acatará integralmente tais punições.

Entretanto, de forma a evoluir ainda mais alguns procedimentos adotados, o INTZ buscará em conjunto com a Associação Brasileira de Clubes de eSports (“ABCDE”), enviar propostas à Riot, para alterações de certos aspectos das regras, de forma a tornar o cenário de eSports menos subjetivo e interpretativo, proporcionando maior segurança e estabilidade à convivência entre atletas, clubes e a própria Riot. O primeiro contato entre INTZ e Riot nesse sentido já foi feito, e a Riot, como sempre, se mostrou bastante receptiva à conversar e pensar o cenário do eSports junto com as equipes.

Por fim, ainda que eu não tenha envolvimento direto na penalização, respeito a decisão da ABCDE em meu afastamento preventivo do cargo por ser administrador do INTZ. Inclusive, tal regra fora criada em minha gestão e acredito fielmente que é o movimento correto. O Carlos Fonseca é um grande profissional e seguramente presidirá de forma incrível os empolgantes projetos que estão em andamento na associação, que tem sua ideologia permeada de profissionalismo, transparência, união dos clubes e evolução do nosso cenário. 

Um grande abraço,

Lucas Almeida
Presidente do INTZ eSports Club"