TeamPlay entrevista o presidente da CBEE
Você sabia que o Brasil já conta com uma Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos?
Fundada no ano de 2006 a CBEE (Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos) atua com a missão de divulgar, popularizar e incentivar a prática dos e-Sports pelo país.
Celso Sansiviero na esquerda, presenciando o evento UFC Undisputed 3, organizado pela CBEE durante o Festival do Japão.
Presidida pelo empresário paulista Celso Sansiviero a entidade fez algumas aparições em certos eventos da categoria, organizou e apoiou alguns outros durante o decorrer dos anos, porém foi pouco reconhecida e noticiada na mídia especializada, tornando-se praticamente desconhecida entre a maioria da comunidade gamer nacional.
Celso garante que esta situação está prestes a mudar, através de grandes mudanças e novidades a serem implementadas pela mesma, ainda neste semestre.
Para saber um pouco mais sobre tudo isto, realizamos uma breve entrevista com o presidente da entidade que revelou algumas informações em primeira mão para a TEAMPLAY.
- TEAMPLAY: Celso, quando e como nasceu a idéia de montar a Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos?
Nasceu de um programa educacional que utiliza a ferramenta game (GGEP - Global Game Education Program) desenvolvido por mim em 1998 e pela obstinação de profissionais da tecnologia e marketing pelos e-sports e esportes em geral em 2006.
- TEAMPLAY: Quais sãos os objetivos principais da CBEE?
Consolidar os e-sports no Brasil, integrando-o ao resto do mundo.
- TEAMPLAY: A confederação foi fundada no ano de 2006, porém pouco se foi noticiado sobre a criação da mesma e até então, mal se ouve falar sobre as ações realizadas pela entidade, você poderia nos explicar o que ocorreu deste período pra cá?
Chancelamos e apoiamos torneios e eventos como o WCG e o VGL, entre outros de menor tamanho que executamos. Aguardamos para preparar a consolidação que agora está se realizando e que o mercado estará sendo informado ainda neste ano.
- TEAMPLAY: A Confederação já tentou ou tem como objetivo conseguir algum apoio governamental para massificar o crescimento dos e-Sports pelo país?
Sim. É um processo contínuo de convivência e educação, pois reconhecemos as limitações dos membros do governo sobre este mercado e informamos a eles a importância de o País deixar de ser consumidor e passar a produzir para a exportação esta importante ferramenta de cultura e esporte.
Aproveito para sugerir que a nossa digníssima Ministra da Cultura Sra. Marta Suplicy, converse com o ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil sobre o que nosso mercado de games representa no resto do mundo culturalmente e economicamente e assim compreenda o que representamos para o País que tem uma cultura rica e que tem que ser oferecida as demais nações.
- TEAMPLAY: A confederação mantém na web um hotsite (www.cbee.com.br) com informações gerais sobre a entidade, porém atualmente ao acessarmos o endereço nos deparamos com a informação "Página em construção", podemos esperar alguma novidade vindo por aí?
Sim. Nos próximos dias esperamos satisfazer os nossos admiradores e atletas com um novo hotsite.
- TEAMPLAY: O Brasil possui hoje diversos organizadores de campeonatos dos mais variados jogos em muitos estados do País, responsáveis por manter grande parte do cenário ativo e aquecido. A Confederação tem algum plano para ajudar estes organizadores ou quem sabe até credenciá-los oficialmente com a mesma?
Sim. No momento consolidamos uma parceria para que outra Confederação conquistasse o seu maior objetivo.
- TEAMPLAY: A Confederação já tem algum apoio ou acordo fechado com possíveis investidores?
Não. Estamos finalizando o projeto dos Centros de Treinamento e Inovação, onde estarão colaborando conosco.
- TEAMPLAY: A Confederação tem acompanhado o trabalho desenvolvido pela Seleção Brasileira de Games?
Sim, porém acreditamos ser difícil (como tudo em nosso País) a consolidação da SBG sem estar vinculada a uma Confederação ou Entidade de Administração do Desporto. Apoiamos com certeza.
- TEAMPLAY: Como a Confederação se mantém financeiramente?
Da realização de torneios e eventos e do apoio dos membros filiados.
- TEAMPLAY: Atualmente já é possível se filiar a Confederação?
Será possível quando relançarmos o hotsite.
- TEAMPLAY: Celso, muito obrigado por participar desta entrevista. Você gostaria de deixar algum recado para a comunidade Brasileira?
Obrigado a toda equipe da TEAMPLAY e aos leitores.
Continuamos acreditando no Brasil e principalmente nos gamers e é por isso que trabalhamos incansávelmente para consolidar os e-sports como uma política nacional, esportiva e cultural, assim todos ganhamos.
Vamos juntos conquistar estes objetivos, vencendo os desafios!!!
Saudações Gamers!!
Comentários
#1 · TurcOw
· 16/05/2013 - 20:10
+4Resumindo nunca fizeram nada, e tão pegando carona no trabalhos dos outros, eu me pergunto porque que SBG precisaria da CBEE...
#2 · GATHERS gbm
· 16/05/2013 - 20:15
0Sendo mais uma para apoiar, ta ótimo!
#3 · skp0
· 16/05/2013 - 20:30
+5CBEE mais anônimo do que o pojkar! :/
#q1 · pojkar ZYKENN
· 17/05/2013 - 03:31
-2Localidade:Itamaraju-BA
#q2 · skp0
· 17/05/2013 - 12:24
+1A - N - Ô - N - I - M - O ...
#4 · FEARED|mahZAO -bb-
· 16/05/2013 - 20:52
0upp
#5 · ignn1
· 16/05/2013 - 21:43
0nunca fez *** nenhuma pqp
#6 · memelo
· 16/05/2013 - 22:39
0CBEE? Piada.
#7 · RedAO:)
· 16/05/2013 - 22:46
+3Eles sempre ignoraram os esportes eletrônicos de verdade, pois a ideia inicial deles era uma especie de responsabilidade social, para jovens, com a ideia de tirar jovens das drogas e etc... Envolvia games que não tem competitividade nenhuma da forma qual conhecemos. Realmente como falaram, querem pegar carona no bom trabalho que a SBG ta fazendo... E é engraçado como tudo da voltas! A única "participação" em algo foi na WCG 2007, mais pra ser sincero foi muito mais mérito do pessoal da Samsung do Brasil que sempre apoiou de verdade o esporte eletrônico nacional, do que deles.
Não é o caminho certo. O caminho certo nasce iniciativas e pessoas que um dia jogaram, representaram o esporte eletrônico brasileiro de alguma forma aqui dentro e lá fora... Exemplo disso é o Gaules e a SBG, de longe o melhor projeto que já surgiu e tudo isso por que é alguém que conhece e entende o esporte como um todo.
#8 · henR-
· 17/05/2013 - 00:30
0udhaduhaudhaudhaudhaudadhauda
#9 · BaludiN
· 17/05/2013 - 15:32
0Sempre acompanhei o e-sports e nunca ouvi falar neles.. E agora querem chegar já dizendo que a SBG precisa deles? Acho que quem precisa de alguém é eles porque nunca fizeram nada significativo em relação ao crescimento do cenário no brasil... Precisam mudar muita coisa e criar uma estratégia e plano de marketing para entrar no cenário com alguma moral e ai sim propor parcerias e ajudar o brasil no desenvolvimento em geral do e-Sports!!!