TeamPlay entrevista o presidente da CBEE

TeamPlay entrevista o presidente da CBEE

cbeelogoo.png

Você sabia que o Brasil já conta com uma Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos?

Fundada no ano de 2006 a CBEE (Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos) atua com a missão de divulgar, popularizar e incentivar a prática dos e-Sports pelo país.

fotocbee.png

Celso Sansiviero na esquerda, presenciando o evento UFC Undisputed 3, organizado pela CBEE durante o Festival do Japão.

Presidida pelo empresário paulista Celso Sansiviero a entidade fez algumas aparições em certos eventos da categoria, organizou e apoiou alguns outros durante o decorrer dos anos, porém foi pouco reconhecida e noticiada na mídia especializada, tornando-se praticamente desconhecida entre a maioria da comunidade gamer nacional.

Celso garante que esta situação está prestes a mudar, através de grandes mudanças e novidades a serem implementadas pela mesma, ainda neste semestre. 

Para saber um pouco mais sobre tudo isto, realizamos uma breve entrevista com o presidente da entidade que revelou algumas informações em primeira mão para a TEAMPLAY.

 

- TEAMPLAY: Celso, quando e como nasceu a idéia de montar a Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos?

Nasceu de um programa educacional que utiliza a ferramenta game (GGEP - Global Game Education Program) desenvolvido por mim em 1998 e pela obstinação de profissionais da tecnologia e marketing pelos e-sports e esportes em geral em 2006.

- TEAMPLAY: Quais sãos os objetivos principais da CBEE?

Consolidar os e-sports no Brasil, integrando-o ao resto do mundo.

- TEAMPLAY: A confederação foi fundada no ano de 2006, porém pouco se foi noticiado sobre a criação da mesma e até então, mal se ouve falar sobre as ações realizadas pela entidade, você poderia nos explicar o que ocorreu deste período pra cá?

Chancelamos e apoiamos torneios e eventos como o WCG e o VGL, entre outros de menor tamanho que executamos. Aguardamos para preparar a consolidação que agora está se realizando e que o mercado estará sendo informado ainda neste ano.

- TEAMPLAY: A Confederação já tentou ou tem como objetivo conseguir algum apoio governamental para massificar o crescimento dos e-Sports pelo país?

Sim. É um processo contínuo de convivência e educação, pois reconhecemos as limitações dos membros do governo sobre este mercado e informamos a eles a importância de o País deixar de ser consumidor e passar a produzir para a exportação esta importante ferramenta de cultura e esporte.

Aproveito para sugerir que a nossa digníssima Ministra da Cultura Sra. Marta Suplicy, converse com o ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil sobre o que nosso mercado de games representa no resto do mundo culturalmente e economicamente e assim compreenda o que representamos para o País que tem uma cultura rica e que tem que ser oferecida as demais nações.

- TEAMPLAY: A confederação mantém na web um hotsite (www.cbee.com.br) com informações gerais sobre a entidade, porém atualmente ao acessarmos o endereço nos deparamos com a informação "Página em construção", podemos esperar alguma novidade vindo por aí?

Sim. Nos próximos dias esperamos satisfazer os nossos admiradores e atletas com um novo hotsite.

- TEAMPLAY: O Brasil possui hoje diversos organizadores de campeonatos dos mais variados jogos em muitos estados do País, responsáveis por manter grande parte do cenário ativo e aquecido. A Confederação tem algum plano para ajudar estes organizadores ou quem sabe até credenciá-los oficialmente com a mesma?

Sim. No momento consolidamos uma parceria para que outra Confederação conquistasse o seu maior objetivo.

- TEAMPLAY: A Confederação já tem algum apoio ou acordo fechado com possíveis investidores?

Não. Estamos finalizando o projeto dos Centros de Treinamento e Inovação, onde estarão colaborando conosco.

- TEAMPLAY: A Confederação tem acompanhado o trabalho desenvolvido pela Seleção Brasileira de Games?

Sim, porém acreditamos ser difícil (como tudo em nosso País) a consolidação da SBG sem estar vinculada a uma Confederação ou Entidade de Administração do Desporto. Apoiamos com certeza.

- TEAMPLAY: Como a Confederação se mantém financeiramente?

Da realização de torneios e eventos e do apoio dos membros filiados.

- TEAMPLAY: Atualmente já é possível se filiar a Confederação?

 Será possível quando relançarmos o hotsite.

- TEAMPLAY: Celso, muito obrigado por participar desta entrevista. Você gostaria de deixar algum recado para a comunidade Brasileira?

Obrigado a toda equipe da TEAMPLAY e aos leitores.

Continuamos acreditando no Brasil e principalmente nos gamers e é por isso que trabalhamos incansávelmente para consolidar os e-sports como uma política nacional, esportiva e cultural, assim todos ganhamos.

Vamos juntos conquistar estes objetivos, vencendo os desafios!!!

Saudações Gamers!!


Comentários

  • #1 · TurcOw

    · 16/05/2013 - 20:10

    +4

    Resumindo nunca fizeram nada, e tão pegando carona no trabalhos dos outros, eu me pergunto porque que SBG precisaria da CBEE...

  • #2 · GATHERS gbm

    · 16/05/2013 - 20:15

    0

    Sendo mais uma para apoiar, ta ótimo!

  • #3 · skp0

    · 16/05/2013 - 20:30

    +5

    CBEE mais anônimo do que o pojkar! :/

  • #q1 · pojkar ZYKENN

    · 17/05/2013 - 03:31

    -2

    Localidade:Itamaraju-BA

  • #q2 · skp0

    · 17/05/2013 - 12:24

    +1

    A - N - Ô - N - I - M - O ...

  • #5 · ignn1

    · 16/05/2013 - 21:43

    0

    nunca fez *** nenhuma pqp

  • #6 · memelo

    · 16/05/2013 - 22:39

    0

    CBEE? Piada.

  • #7 · RedAO:)

    · 16/05/2013 - 22:46

    +3

    Eles sempre ignoraram os esportes eletrônicos de verdade, pois a ideia inicial deles era uma especie de responsabilidade social, para jovens, com a ideia de tirar jovens das drogas e etc... Envolvia games que não tem competitividade nenhuma da forma qual conhecemos. Realmente como falaram, querem pegar carona no bom trabalho que a SBG ta fazendo... E é engraçado como tudo da voltas! A única "participação" em algo foi na WCG 2007, mais pra ser sincero foi muito mais mérito do pessoal da Samsung do Brasil que sempre apoiou de verdade o esporte eletrônico nacional, do que deles.

    Não é o caminho certo. O caminho certo nasce iniciativas e pessoas que um dia jogaram, representaram o esporte eletrônico brasileiro de alguma forma aqui dentro e lá fora... Exemplo disso é o Gaules e a SBG, de longe o melhor projeto que já surgiu e tudo isso por que é alguém que conhece e entende o esporte como um todo.

  • #8 · henR-

    · 17/05/2013 - 00:30

    0

    udhaduhaudhaudhaudhaudadhauda

  • #9 · BaludiN

    · 17/05/2013 - 15:32

    0

    Sempre acompanhei o e-sports e nunca ouvi falar neles.. E agora querem chegar já dizendo que a SBG precisa deles? Acho que quem precisa de alguém é eles porque nunca fizeram nada significativo em relação ao crescimento do cenário no brasil... Precisam mudar muita coisa e criar uma estratégia e plano de marketing para entrar no cenário com alguma moral e ai sim propor parcerias e ajudar o brasil no desenvolvimento em geral do e-Sports!!!