ESEA Top 100 - #15 vesslan

ESEA Top 100 - #15 vesslan

 
Em todo esporte é comprovadamente importante reconhecer aqueles bons jogadores que impactam a forma de jogar de uma geração de jogadores com uma ninhada de resultados em grandes competições. A NBA teve seu top 50 divulgado em 1996, a FIFA fez o Pelé, lenda do futebol, fazer o FIFA100, nomeando os 125 maiores jogadores de futebol. Esports talvez continue como um hobby crescente e se tornando em profissão but existem titans e semi-deuses do primeiro dia do jogo até os dias de hoje. Nessa séries de artigos steel apresenta o Top100 do Counter Strike, explicando um-por-um suas histórias, conquistas, e o impacto deles no jogo.

#15 -  Johan "vesslan" Ryman

Nossa história começa com o time suéco MAFIA, no qual vesslan era co-líder e chamava estratégias. Jogando nas regras do velho CO dentro na Europa, esse time se beneficiou da dispersão do NiP quando eles pegaram Medion, HeatoN e Hyb daquela lineup para se juntar a deles. Com patrocínio do SoA, viajaram para a CPL Holanda onde bateram o All* de Potti nas finais, para ficar com o grande cheque. Depois disso os grandes nomes do ex-NiP saíram e o time restante de vesslan perdeu nas semi finais da Clanbase Europa, ficando de fora da viagem para as finais. No CO a fama de vesslan foi criada tanto por causa de suas habilidades com a AWP quanto por sua reputação, de talvez ser o melhor estrategista do mundo. Seu time treinava, insistentemente, complexas estratégias várias vezes até que pudessem as executar perfeitamente nas grandes partidas. Se preocupar somente com as regras era uma grande vantagem.

Vesslan (1º da esquerda)

Como um time mais fraco, o MAFIA tropeçou nas fases finais da CPL Berlin, perdendo para o time Francês armaTeam e terminando em 5º. Dessa forma eles tiveram que pular a CPL Londres, por causa de problemas com patrocinadores, em questões de despesas no exterior, e vesslan ficou em uma posição onde ou levava seus jogadores para uma organização qualquer ou esperava um grande patrocinador chegar. Quando o NiP teve problemas internos, XeqtR saiu do time e eles convidaram vesslan para entrar no time. Com o evento monstro da CPL Winter 2001 chegando (com US$50,000 para o primeiro) a chance era muito tentadora para vesslan recusar e ele entrou nos ninjas.

Na CPL, o NiP ganhou de uma maneira lendária mas como vesslan deu lugar a ahl nas finais, na de_nuke, muitos esqueceram sua contribuição. Em um jogo daquela CPL, o NiP trucidou o X3 na de_train, até então considerado como um mapa Americano, com vesslan acertando tiros decisivos em vários rounds chave além de dirigir o time. Depois de voltar para a Suécia alguns esperaram que as coisas ficassem boas para o NiP depois da maior vitória na história do CS, mas os problemas que as pessoas talvez tivessem com o XeqtR agora estariam sanados. Com sua volta, o NiP tinha uma lineup de 7 jogadores, então decidiram por remover vesslan. Em uma posição privilegiada, sendo um dos melhores jogadores do mundo, vesslan deu um tempo antes de entrar em qualquer outro time. Depois de jogar com times online, sua escolha parecia estar entre GameonLine ou Nordic Division, os 3º e 2º melhores times na Suécia respectivamente e ambos queriam desesperadamente alguém do calibre do vesslan. Com uma grande LAN na Noruega prometendo US$10,000 para o primeiro lugar, vesslan jogou como 5º jogador do GoL para ver o que acontecia com o time.

O destino aparentemente decidiu que o GoL não era o time de vesslan, já que ele terminou em segundo lugar na LAN depois de perder para a zebra Norueguesa meredia, que apresentou o andarilho elemeNt. Para um grande time como o GoL, não ganhar a LAN era um desastre e vesslan decidiu levar seu talento para o Nordic Division. Ele procurou por novos talentos para remontar o time. No passado, eles foram um grande grupo de amigos que jogavam baseados no teamplay, já que todos se viravam bem. Agora vesslan queria um time que tivesse o talento necessário para seguir o seu esquema tático. Um dos primeiros desse grande recrutamento foi o jogador Norueguês DarK, do Massive Attack. Ganhar a CPL Colônia com XeqtR completando foi um bom começo para o Nordic e vesslan mas isso repercutir rápido, já que XeqtR gostou do jogo de DarK e levou ele para o SK.sca algumas semanas depois.

Para a CPL Summer 2002 vesslan achou um novo patrocinador e repaginou o time como esports-united e então pegou, o que era essencialmente um time de pug, para testar qual deles dava certo no time. Apesar de serem um novo grupo de jogadores, o time ficou com o 3º lugar, ganhando do 2º colocado GoL na tabela upper antes de ter um dia terrível em que eles perderam final da upper e da lower, em seguida. Depois do evento vesslan continuou a remendar a lineup e pegou novos jogadores para a seletiva Suéca da WCG, sendo somente mais um dos times que cairam na frente da zebra A-Laget´s.

Na CPL Oslo o Nordic teve uma lineup de estrelas e ainda foi derrubado pelo Finlandês ewok, ficando muito aquém do que era esperado de um grupo tão talentoso. Esses problemas continuaram a importunar o time já que o esu foi para a CPL Winter 2002 e mais uma vez perdeu para times considerados inferiores, ficando em 9º/12º. Sendo o perfeccionista que era, vesslan viu que ao invés de tentar colocar jogadores conhecidos no time ele deveria pegar jogadores menos conhecidos porém mais flexíveis e ele poderia acabar os moldando de alguma forma. vesslan usou essa experiência na CPL Oslo e na seletiva da WCG, levando jogadores que mostraram estar de canto nesses eventos.

Com esse novo time no lugar do 9.esu, na época patrocinado pelo lendário cafe9, foram para a CPL Cannes. Apesar de perder para o SK.swe na final, o 2º lugar da equipe mostrou que estavam no caminho certo. Poucas semanas depois na Clikarena, uma vitória sobre o eoLithic nas finais coroou vesslan como vencedor de outro major. Esse foi seguido com uma vitória na primeira ESWC, contra o zEx. Não era mesmo para ser três de uma vez, quando o poderoso SK.swe começou sua busca por títulos e o team9 teve que ficar em 2º, agora tendo XeqtR como membro permanente. Foi nesse momento que vesslan correu outro risco, levando seu time para morar nos Estados Unidos por alguns meses, para jogar a CPL Winter e a CXG com muito treino.

O plano acabou não funcionando como planejado, já que XeqtR não podia se mudar para os EUA. Sendo um jogador tão importante como era, eles treinaram e ele foi introduzido na lineup pouco antes da CPL. Perder para o mouz, e para a supresa do evento, o NoA, deixou o Adrenaline de vesslan em 4º. Esse desapontamento ficou ainda maior quando a CXG foi revelada como uma fraude incompetente, então não haveria oportunidade para eles se redimirem.

Em 2004 o Adrenaline estava em posição de ter um dos melhores salários do mundo, mas era um time que não estava inteiramente motivado e tinha essencialmente decidido "rasgar" seus contratos. Uma pequena vitória sobre o SK em uma exibição de computações Alemã foi o ponto alto do ano para o Adrenaline já que no retorno deles para a ESWC acabaram perdendo para o spixel. Quando o Adrenaline morreu vesslan decidiu se aposentar. Apesar de assumir uma posição parecida com a de um técnico no mibr ele achou seu lugar no CS transmitindo e comentando jogos, nos bastidores.

Impacto e legado


O impacto de vesslan foi grande em muitas áreas. Primeiramente, ele teve um papel importante montando times competitivos na época em que HeatoN e Potti deixavam todos no chão. Com esses times tendendo para ganhar cada vez mais skill e teamplay, o lado de vesslan era trabalhar incansavelmente a execução das táticas e apesar de as vezes não terem nomes muito fortes, ainda assim eram capazes de ganharem os majors e ficarem ao lado dos times top. vesslan também foi um dos AWP´s de elite logo cedo, já que entendeu como usar a arma taticamente, não fazendo todo tipo de loucura que dava com a mira, mas usando o seu posicionamento para fazer dela uma arma mortal.

Seu legado será o de alguém que viu como o jogo deveria ser jogador, como um time, ao contrário de cinco pessoas separadas, e entendeu como colocar esses jogadores nas posições em que eles se sentiam confortáveis. Muitos jogadores entravam nos times de vesslan e se tornavam jogadores de elite mas poucos tiveram algum sucesso fora desses times. Não é coincidência. Melhor estrategista e líder de todos os tempos? Bem possível, e se não, está definitivamente no top 3.
 
Vejam outros jogadores do Top 100

Fonte: ESEA


Comentários