EXCLUSIVO: SpawN

EXCLUSIVO: SpawN


A TEAMPLAY tem a honra de entrevistar uma das principais lendas do Counter Strike mundial. Sim, conseguimos uma entrevista inédita com o jogador Abdisamad “SpawN” Mohamed, que revelou porque saiu do SK-Gaming. Fala sobre jogadores brasileiros, fala da sua paixão pelo Counter Strike e do seu trabalho na ZOWIE GEAR.

Acompanhem a entrevista abaixo e tenho a certeza que todo o marketing que provocamos hoje de fechar o site por algumas horas irá valer a pena. E desculpem pela brincadeira, mas não é todo dia que entrevistamos um jogador do quilate de SpawN.



Olá SpawN, é um prazer enorme entrevistar você que é um ícone do CS mundial.


H2k-Gaming|SpawN: Olá! Muito obrigado.

SpawN + SK ( dupla perfeita )
SpawN + SK-Gaming (dupla perfeita)

Por favor, se apresente a comunidade (como se ninguém te conhecesse) e fale um pouco do que faz no seu tempo livre.

H2k-Gaming|SpawN: Eu sou um cara de 24 anos e moro no noroeste de Estocolmo, na Suécia. A maioria das pessoas me conhecem como SpawN e eu tenho jogado Counter Strike profissionalmente desde 2002.

Meu tempo livre está meio chato porque eu odeio o inverno e está muito frio lá fora agora. Além do que eu prefiro ficar em casa e jogar um pouco, e também ficar no sofá assistindo TV. Tenho saudades do verão.

Raphael No Brasil, temos dois jogadores que são ícones para qualquer iniciante: Raphael "cogu" Camargo e Lincoln "fnx" Lau. Você já enfrentou os dois e poderia nos dizer qual é o mais talentoso na sua visão? E você, conhece algum outro player brasileiro que gostaria de destacar.

H2k-Gaming|SpawN: Ambos são bons jogadores. Dois estilos de jogo completamente diferentes então não posso falar exatamente quem é o melhor dos dois. Mas, pessoalmente, sempre gostei do estilo de jogo do Cogu, um jogador inacreditavelmente talentoso com a AWP e eu acho que ele inspirou muitos AWPers por aí. Sempre gostei dos caras do mibr.. Eu tenho um bom relacionamento com eles, bem legais e realistas.


No Brasil, creio que no mundo todo também, de cada 10 jogadores de CS 1.6, 7 deles queria ser como você. Como que você lida com isso? Pra você o jogo é tão normal, tão simples que você não liga para isso?

H2k-Gaming|SpawN: É divertido na verdade. Desfrutar do meu papel no cenário dia após dia. Ser capaz de inspirar outros jogadores me deixa feliz. Nunca pensei na minha vida que as pessoas iriam querer jogar como eu jogo e prestar atenção em mim. É uma grande honra e balança meu coração quando eu ouço isso.


Você jogou no SK-Gaming de 2003 que "varreu" todos os campeonatos. ( 1 WCG, e 2 CPL's Summer e Winter ). Qual era a mística, a química daquela equipe?

H2k-Gaming|SpawN: Acho que foi porque nós eramos bons amigos e passavamos muito tempo juntos. Nós concordavamos com as coisas muito bem e tinhamos muitas coisas em comum, isso fazia jogar com esses caras ser mais divertido. A motivação era o mais importante, então se eu pudesse falar o que nós fez bons naquela época, diria a amizade.

SK-Gaming 2003
SK-Gaming 2003 - faturamento: U$ 171,000 dólares

Você já passou por grandes times e equipes, como é atuar no h2k-Gaming e o que você acha que faltou para que o time chegasse mais longe na WCG 2009?

H2k-Gaming|SpawN: Eu sou bem novo nessa organização, mas estamos trabalhando bem até agora. Eu acredito que essa lineup irá nós levar longe e eu acredito neles. Vejo futuro nesses garotos.

Nós jogamos muito bem e tudo fluiu como deveria. Mas algumas coisas no jogo contra o AGAiN deram errado. Nós achamos que nós entregamos o jogo para eles. Sinto que tinhamos o jogo nas mãos. Nós deveríamos ter vencido o primeiro mapa, que foi inferno, nós esmagamos ele no segundo mapa e perdemos de novo no terceiro mapa. Faltaram táticas e eu acho que esse foi o motivo para termos perdido a WCG.


Quais as expectativas para o H2k-Gaming em 2010? já que Snajdan (seu ex-companheiro de SK-Gaming) entrou para equipe.

H2k-Gaming|SpawN: Eu sou uma pessoa que sempre gostou do snajdan como capitão. Acho que com suas idéias estranhas e bom controle de táticas creio que nós seremos um time bem perigoso.

Obs: Entrevista feita antes da possível troca de line-up

SpawN com o time H2k
SpawN com H2k-Gaming

Qual foi o melhor "companheiro" de jogo?

H2k-Gaming|SpawN: ScreaM, fisker e ahl, sem dúvidas.

Algum fato engraçado que você poderia nos contar sobre qualquer jogador?

H2k-Gaming|SpawN: Todo time do SK mais os donos da Inferno Online estavam em Leipzig depois de um torneio. A noite começou bem, nós estavamos no hotel e comemos, depois disso nós fomos para uma boate. Eram umas 3 horas da manhã, eu estava muito cansado então eu fui para casa. As 8 da manhã, o robban aparece, muito bêbado, e diz, "Abdi, eu estou indo para Praga agora", "Acorda Abdi, você nunca vai acreditar nisso, mas eu estou indo agora". Eu, muito cansado, olhei para ele, não disse nada e voltei a domir. Acordei de tarde, não vi ninguém deitado na cama do meu lado, que era a cama do RobbaN. Eu pensei sozinho, onde diabos o robban se meteu? Ninguém sabia. Nós ligamos para ele, e adivinhem onde ele estava. Em Praga com uma stripper que ele conheceu em Leipzig.

RobbaN o apaixonado
RobbaN o apaixonado


No Brasil, Carlos "KIKOOOO" Segal já parou e depois voltou a jogar, você foi um desses jogadores que parou por um tempo e voltou, e recentemente teve a aposentadoria do Cogu no CS 1.6. Quanto tempo mais você pretende jogar profissionalmente? Explique um pouco o que faz um jogador se aposentar, o que se sente quando está fora do cenário e o que te fez voltar.

H2k-Gaming|SpawN: Eu planejei jogar profissionalmente mais um pouco. Mas o tempo dirá. Sim, eu me lembro quando o KIKOO parou, muito bom jogador..  foi triste.

É fácil entender porque alguém para de jogar profissionalmente. Chegar no nível que nós estamos toma muito tempo. Se você não tem tanto dinheiro para bancar todo o tempo que você fica na frente do jogo, parece que você está perdendo o tempo que você podia usar, por exemplo, para a escola ou trabalho.

Eu parei porque não estava mais motivado. Com pagamentos atrasados e problemas na organização do SK a minha decisão ficou ainda mais fácil. E acho que eu precisava dar um passo. Diretamente após o SK eu fui para a ZOWIE. Nesse tempo, eu estava desenvolvendo produtos e também jogando com vários tipos de equipamentos diferentes então eu pude perceber o quanto eu sentia falta de jogar profissionalmente.


Escolha um JOGADOR para assumir a cadeira de REI hoje do e-sport. No passado tivemos HeatoN, você também é um deles hoje em dia, mais qual jogador você destacaria e por quê?

H2k-Gaming|SpawN: Tem alguns, por exemplo, f0rest, walle e NEO, eu acho.


Não podemos deixar de citar o "Ninja Defuse". Aquela jogada ficou marcada não só pra mim, como para muitos jogadores de hoje em dia. Tem como você descrever aquela jogada, o que passou na sua cabeça naquele momento, se é que você lembra. (Veja o vídeo)

H2k-Gaming|SpawN: Não foi absolutamente nada treinado. Se eu começasse a atirar, eu podia matar no máximo dois, porque todos eles estavam no mesmo lugar e podia me pegar fácilmente se eu fizesse barulho. Eu tinha feito isso várias vezes mas nunca tinha testado em um torneio, foi a primeira vez que eu tentei em um jogo importante. Por um pouquinho eu não consegui defusar.


Ninja Defuse - Por pouco, o jogador não coloca mais uma jogada no Hall da Fama

Títulos e mais títulos você conquistou na carreira. Qual o mais importante, digo, aquele que talvez tenha sido o mais sofrido para conquistar.

H2k-Gaming|SpawN: O torneio mais importante que eu ganhei  foi a WCG. Já que eu era só um standin e tinha muito a provar. Ganhar a WCG com o SK significou muito para mim e me ajudou a tirar um peso das costas.

O  mais difícil foi quando ganhamos  duas  CPL´s no mesmo ano. Isso fala por si só.


Todos os jogadores quando conhecem o mundo das competições tem um objetivo. Não estou falando do objetivo pessoal, e sim um objetivo como jogador; disputar alguma competição, integrar algum time, vencer algum torneio. Qual era a AMBIÇÃO de SpawN?

H2k-Gaming|SpawN: Um jogador importante joga bem em time. Meu objetivo é jogar bem em time. Uma pessoa que joga sozinha arrisca muito o time.


MegatoN - irmão de SpawNVocê é irmão do MegatoN, que esteve no Brasil para disputar a CPL Rio de Janeiro 2005. Infelizmente você não veio, mas pudemos conhecer a skill do seu irmão. Ele contou alguma coisa da cidade pra você? Você tem interesse em conhecer o Brasil? O que você sabe sobre o Brasil?

H2k-Gaming|SpawN: Eu sempre quis ir para o Brasil. Meu irmão ainda se gaba que ele esteve aí e eu não haha. Estou querendo ir algum dia para curtir o clima, a cozinha, e claro, as mulheres.


Se hoje, qualquer organização estruturada do Brasil (talvez só o MIBR tenha condições), te chamasse para integrar a equipe, você aceitaria? Como BSL, Vesslan e elemeNt fizeram no passado.

H2k-Gaming|SpawN: Se for na hora certa, porque não?


Se você pudesse escolher 4 jogadores para montar a line-up dos sonhos, quais jogadores seriam?

H2k-Gaming|SpawN: ScreaM, ScreaM, ScreaM e ScreaM.


Em termos gerais, compare o cenário de 7 ou 8 anos atrás, quando o CS profissional ainda estava começando a surgir, com o cenário atual. Prazer, sentimento, competitividade, alegria, amizade, tudo!

H2k-Gaming|SpawN: Você com certeza não pode comparar como isso era oito anos atrás e agora. Está muito mais sério agora. Mais patrocinadores, mais torneios e mais times. Se você era um profissional oito anos atrás, isso era só um hobby para você, se você é um profissional agora, isso vai ser um hobby e um trabalho para você.


Você acha que as regras do CS 1.6 deveriam mudar? Novos mapas? Novas normas para que o jogo ficasse talvez mais disputado, ou do jeito que está é a melhor maneira?

H2k-Gaming|SpawN: Depois de um longo período com o tempo do round pequeno e poucos mapas para jogar, você precisa de algo novo. Sempre disse que nós devemos renovar as coisas, e não sou só eu que penso isso. (HeatoN e XeqtR também). Eu acho que as pessoas gostariam se eles adicionassem novos mapas e uns minutos extras no tempo do round.


Vamos para um bate-bola rápido


Bate Bola

Filme: Hurricane
Livro: Snabba Cash
Comida: não respondeu
Bebida: Água
Esporte: Basquetebol
Time de Futebol: Barcelona
Jogo: Counter Strike
Campeonato: WCG
Banda: Jodeci
Música: Plies - Medicine (Veja vídeo abaixo)
País: Brasil




Agora entrando para a área de "trabalho", porque penso que para você o CS seja um hobby, que te dá dinheiro, mas é um jogo, uma diversão. A ZOWIE surgiu em janeiro com propostas inovadoras para você, como é desenvolver um produto seu? Como foi a fase de "adaptações" até chegar ao produto final?

H2k-Gaming|SpawN: Quando eu recebi a oferta eu fiquei muito interessado, mas estava meio desconfiado, como qualquer pessoa ficaria no começo. Eu fui nas fábricas para conhecer os caras e nós nos demos bem. Nós somos bons em conjunto e a química entre nós foi incrível. Eu fiquei bem surpreso com a forma como nós concordamos em algumas coisas. São pessoas muito profissionais e levam seu trabalho a sério. Com esse tipo de pessoas que eu sempre quis trabalhar por um bom tempo.

SpawN em turnê na Ásia
SpawN em turnê na Ásia

Você recentemente fez um tour pela Ásia ao lado do polonês NEo, como você analisa esses tours e o que você pode tirar de aprendizado?

H2k-Gaming|SpawN: É sempre legal estar em tour pela Asia. É uma experiência bem bacana e eu desejo que todo mundo encontre comigo lá e veja, com seus próprios olhos, como é. Não consigo descrever com palavras. Eu postei links e fotos da Ásia no www.spawnblog.com

Para finalizar!

Podemos esperar um TOUR do SpawN aqui no Brasil? Você gostaria disso? Se sim, quais locais você quereria conhecer? E agradeço novamente o tempo que você cedeu para entrevista e boa sorte no H2k-Gaming.

H2k-Gaming|SpawN: Eu seria a pessoa mais feliz do mudo se tivesse um tour no Brasil. Nunca fui aí e espero ir um dia.

Obrigado pela entrevista. Também gostaria de agradecer meus fans, sem vocês, eu não teria sido nada.

Obrigado a ZOWIEGEAR.com

Eu também queria mandar um alô para os caras que colocaram o Brasil no mapa do CS: Corassa, KIKOO, Cogu, pava e eduzin.
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Agradecimentos: JohnZinn (ZOWIE GEAR) pela entrevista e Natanael (@Pclloh) pela tradução da entrevista.

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