Entrevista com o fundador da CPL

Entrevista com o fundador da CPL

Angel

Angel Munoz é um homem que dispensa apresentações, ele fundou um dos maiores circuitos de e-Sport a famosa CPL, circuito este que durou pouco mais de uma década antes de encerrar suas atividades e ser comprada por um grupo de investidores árabes em 2008, por seu trabalho no e-Sports Angel Munoz tem sido muitas vezes considerado o "pai do e-Sports", mas ele não deixa de ter suas controvérsias.

Em primeiro lugar, obrigado por fazer esta entrevista. Como tem sido sua vida e o que você tem feito nestes últimos dois anos?

Angel Munoz: Olá, esta é minha primeira entrevista depois de dois anos, obrigado pela oportunidade, meu primeiro projeto depois da CPL foi relançar o Adrenaline Vault, um site que originalmente foi lançado há quase 14 anos atrás, embora o formato do site tenha ficado simples, este projeto me trouxe de volta para o mundo dos games. Em seguida, lançamos o Avault Podcast, um programa de podcast sobre jogos apresentado por Turks, Micieli e Billy. O programa tem um convidado especial toda semana e tem sido muito divertido trabalhar com esses caras. Além disso fiz algumas consultorias que ajudou diversas empresas dentro e fora dos jogos para lançar diferentes produtos e idéias.


Como todos sabem, a CPL foi vendida para um grupo de investimento dos Emirados Árabes em 2008, você continua envolvido com a CPL ou talvez presta alguma consulta para eles?

Angel Munoz: O plano original era para eu estar no conselho de administração e para a minha empresa NewWorld ter uma participação de 10% na nova CPL, mas acabou não dando certo. Portanto, agora que a CPL mudou suas principais operações para a Ásia eu não tenho qualquer interesse nela. Agora a CPL tem uma excelente nova gestão, consultores e parceiros, e honestamente já não precisam de mim para concordar ou discordar de seus planos.


A CPL com novo proprietário vai acontecer de forma diferente do antigo formato? Se assim for, o que vai mudar?


Angel Munoz: Bem, eu só posso julgá-los pelo seu evento em Chengdu na China neste mês de outubro, onde entre muitas coisas realizou o qualify para a DreamHack. Para mim pareceu extremamente profissional, não havia muita produção para o evento mas deu para ver que a nova gestão estava focada em organizar um evento simples e básico para a comunidade do e-Sports. Isso é bom porque eu acho que a CPL antiga perdeu a sua competência  a partir de 2004 quando se tornou mais corporativa não dando tanta atenção para a audiência. Eu realmente espero que os novos proprietários sejam bem sucedidos em trazer a CPL de volta para os seus dias de glória. Nada será mais gratificante para mim pessoalmente e profissionalmente.


Você sabe quais são os planos da nova CPL? Se eles pensam em realizar eventos fora da Ásia como na Europa ou nos EUA futuramente?


Angel Munoz: Infelizmente não sei, o que eu sei é que o mercado de games da Ásia é enorme e cresce a cada dia, assim me parece perfeitamente lógico que eles se dediquem neste mercado no momento.


Se novamente lhe fosse dada a oportunidade de executar ou ajudar a gerenciar um evento grande de e-Sports como a CPL, você faria isso? Isso também levanta a questão, se fosse dada a oportunidade de organizar a CPL novamente desde o início,  o que você mudaria e o você faria de forma diferente ?


Angel Munoz: Não, eu não estou interessado em me colocar no centro de enormes controvérsias nunca mais. Meus dois anos de semi-solidão me ensinaram que outras coisas na vida são muito mais importantes. Meu legado, embora um pouco manchado pela crítica, não pode ser apagado. Bom ou ruim eu fiz a minha contribuição, agora cabe aos outros melhorar e inovar o e-Sports.

Voltar atrás no tempo é impossível mas se eu tivesse esta chance eu teria estabelecido uma relação mais estreita com a comunidade de jogadores e teria feito as nossas operações mais transparentes.


Há um boato de que você fez milhões com a CPL. É verdade?


Angel Munoz: A verdade é que eu recebia um salário baixo pelo meu trabalho como presidente da CPL e não recebia qualquer compensação adicional pelo meu trabalho. Eu certamente não fiz milhões durante os meus onze anos de trabalho na CPL. Talvez as pessoas simplesmente não percebem o quanto era caro para executar a CPL. Nossa folha de pagamento foi bem maior de $ 1.000.000 por ano, contando com os prêmios, impostos, benefícios, honorários advocatícios, produção de eventos, promoções as despesas operacionais, etc, sempre tinhamos um lucro pequeno e por vezes até prejuízo.


Muitos não associam Porto Rico com games, o que é exatamente a PRAG (Porto Rico Association of Gamers), qual é seu contato com eles, como é o cenário gamer na América Latina e o que você está fazendo para ajudar a PRAG?


Angel Munoz: Eu acho que eu deveria primeiro esclarecer que além do fato de que meus pais nasceram e vivem em Porto Rico, tenho grande afinidade com o povo de Porto Rico e tenho muito orgulhoso do patrimônio cultural maravilhoso que eu recebi de meus pais. Eu sou um conselheiro para PRAG, é algo que posso fazer sem receber nenhuma compensação financeira pelo meu trabalho. PRAG é uma associação entre diferentes organizações em Porto Rico, dentre elas várias empresas privadas e organizações que trabalham na mídia. Seu objetivo principal é ajudar a trazer dinheiro de investimento da indústria para a ilha que é o que mais me interessa. Porto Rico consome mais de $ 300.000.000 em jogos em um ano e a indústria simplismente nos ignora. Se pudermos criar oportunidades para a indústria de reinvestir uma pequena percentagem aqui, resultaria em criar mais empregos, ajudaria uma economia em colapso e aumentaria ainda mais as vendas de games na ilha.


Como são os eventos da PRAG, eles são diferentes dos que você fazia na CPL?


Angel Munoz: A PRAG tem um evento anual chamado GXF (Gaming Xplosion Fest). O GXF não é um campeonato ou um evento profissional como a CPL, é mais um festival anual de games e tecnologia. Seus patrocinadores são empresas como Burger King, GameStop, Microsoft, Sony, Best Buy, OneLink, Boundless games entre outros. Eu não tenho papel pessoal em tudo no evento. Meu foco está em outro lugar, e as pessoas por trás da GXF tem uma enorme experiência em produção de eventos, dentro e fora dos games.


Como vai ser o OCA (Online Combat Arena) ele  vai ser diferente da CAL? Qualquer pessoa pode participar, não importando onde moram?


Angel Munoz: A OCA é uma plataforma social misturada com uma plataforma de competição. Não se trata de um campeonato como a CAL, ela na verdade é uma rede social aberta onde pessoas de qualquer lugar no mundo podem interagir uns com os outros sobre games podendo agendar partidas, a OCA  foi desenvolvido de forma independente.
 

Você ainda acompanha o cenário dos games competitivos, o que você acha do e-Sport atual? e que caminho ele está tomando?

Angel Munoz: Eu realmente não acompanho mais. São tantas organizações ao redor do mundo levando o conceito original para níveis tão diferentes. Ao que parece, eles estão tentando alcançar a fórmula de conseguir envolver o público em geral como espectadores e quando isso ocorrer vai se tornar um esporte espetacular.


Que jogo(s) você tem jogado mais ultimamente e quais os que você ainda quer jogar?

Angel Munoz: Eu gosto de Left 4 Dead e também gostei muito do Uncharted 2, meu filho está jogando o modo multiplayer e tambem está gostando muito. Wolfenstein pra mim foi uma desilusão, porque achei que poderia ter sido muito melhor, comecei a jogar Borderlands e parece muito bom tambem. O jogo que ainda quero jogar é Modern Warfare 2 e meu filho quer muito aquele óculos de visão noturna que vem junto.
 
Mais uma vez, muito obrigado pelo seu tempo em responder as nossas perguntas, queremos o melhor para você e seus empreendimentos. Gostaria de deixar alguma mensagem?
 
Angel Munoz: Eu gostaria de agradecer a todos que mantiveram contato comigo durante a minha ausência no mundo dos games, e que não importou o que foi dito ou retratado sobre mim que eles continuaram sendo meus amigos. Especialmente para John Romero, Randy Pitchford, Mike Wilson, Mike Wardwell, Tom Mustaine, Stevie Case, Marcus Graham, Jace Hall, Nikki Pounds, Derek Perez, Tan Min-Liang e Kim Rom. E ao maravilhoso pessoal da Adrenaline Vault  Michele White e Michael Smith e aos meus três amigos do Podcast  show (Mark, Chris e Billy). Ah, e aos meus parceiros e amigos em Porto Rico, especialmente Funky Joe, Jorge e Hambo. E finalmente para as duas almas confiadas aos meus cuidados o meu filho Alexandre e minha linda filha Gabrielle.


Fonte: esreality


Comentários

  • #1 · feb0t

    · 29/10/2009 - 16:23

    0

    nice tp

  • #2 · Anon1mo

    · 29/10/2009 - 16:23

    0

    massa

  • #3 · nan

    · 29/10/2009 - 16:23

    0

    BELA MATERIA

  • #4 · getready! HALLOWEEN -bD-

    · 29/10/2009 - 16:25

    0

    Boa materia. Mas agora o cara falar q naum ganhava o suficiente... piada mesmo.

  • #5 · mth

    · 29/10/2009 - 16:29

    0

    rox

  • #6 · @felipebaldussi

    · 29/10/2009 - 16:41

    0

    NICE TEAMPLAY!

  • #7 · Krysttal

    · 29/10/2009 - 16:44

    0

    niceee ^^

  • #8 · teamfuRy fluiddd

    · 29/10/2009 - 16:45

    0

    go gabrielee

  • #9 · Allanstylez

    · 29/10/2009 - 16:47

    0

    Eu nunca cheguei a ver uma CPL, ele roubava para algum time =x ?

  • #10 · oly

    · 29/10/2009 - 16:47

    0

    Fonte : esreality

  • #11 · [w]estyle Caloteiro171.Si

    · 29/10/2009 - 16:55

    0

    #4 É pq vcs não tem noção de como é organizar um evento de grande porte. Sempre *** prejuízo ou margem pequena de lucro. Tiro como conclusão a CPL WT Brasil 2005 no Sheraton, se não fosse a grana do pvell ele ttinha se *** se dependesse do lucro daquilo pra alguma coisa.
    A questão é, quanto maior fica, mais se gasta, é a lógica. As vezes é bom vc manter uma sequencia de eventos pequenos do que eventos grandes periodicamente. A chance dos organizadores lucrarem com alguma coisa é maior.

  • #12 · FEVER

    · 29/10/2009 - 17:04

    0

    muito boa entrevista!

  • #13 · gu1nho

    · 29/10/2009 - 17:11

    0

    LEREI

  • #14 · SINISTRO

    · 29/10/2009 - 17:20

    0

    acho que uma pessoa que organiza constantes eventos de pequeno porte em sua lan, lucra mais no final do ano do que um cara que organiza um evento de grande porto no ano todo.

  • #15 · Murilo

    · 29/10/2009 - 17:23

    0

    bs!!!!

  • #16 · rafa

    · 29/10/2009 - 17:32

    0

    nice
    tesão!
    esse site esreality está de parabéns!! boa entrevista!
    cpl dallas nunca +!

  • #17 · will

    · 29/10/2009 - 17:41

    0

    muito show a entrevista, e muito bom ter botado aqui na TP :D

  • #19 · GhOst_RiDeRJ77

    · 29/10/2009 - 17:49

    0

    iuahuiahuia
    velho
    organizar um simples e patetico mix na net ja é *** q tem xiter e miador filho da *** pra ***
    fazer um evento em lan ja é tenso q tem uns maroto q conseguer ver "potinhos" na tela...


    imagina o cara organizar uma CPL da vida...

    se eh loco

  • #20 · w1

    · 29/10/2009 - 18:08

    0

    #11 concordo plenamente!

    porem Apoka > Angel Munoz

  • #21 · Ricardo - www.tiodeco.com

    · 29/10/2009 - 18:19

    0

    muito fodaaa
    parabens tp ;D

  • #22 · akira

    · 29/10/2009 - 18:29

    0

    A cada Dia me impreciona esse site com as entrevistas e com as materias que se abrange fico muito feliz com a evoluçao do site
    Parabens Teamplay e ao site esreality.

  • #23 · force

    · 29/10/2009 - 18:32

    0

    #11 concordo plenamente!

  • #24 · bl1`

    · 29/10/2009 - 19:19

    0

    Lenda essa dae hein

  • #25 · Bonny <3G

    · 29/10/2009 - 19:48

    0

    nice nice , contribuiu muito no cenário mundial :)

  • #26 · SUECOO SINISTRO

    · 29/10/2009 - 19:48

    0

    Angel Munoz apareceu ate na cnn jah AHUSDUHSADSAD

    http://www.youtube.com/watch?v=K6IMksNtrXw

  • #27 · khan! - Maxwel

    · 29/10/2009 - 20:47

    0

    será que a "nova" CPL vai ser mundial ou so para a Asia

  • #28 · [opengame - temujin]

    · 29/10/2009 - 20:58

    0

    #4 Defecou pela boca campeão... Eu mesmo organizava eventos de pequeno porte para cidades pequenas do interior do Rio de Janeiro (Cabo Frio, Araruama, São Pedro, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios)... E a margem de lucro aqui era BAIXÍSSIMA, você não tinha idéia..

    #11 Lembrou bem, a CPL 2005 que ocorreu no Sheraton ia ser "FAIL" (como diz o povo daqui) se não fosse o investimento de pvell...

  • #29 · danz

    · 29/10/2009 - 21:42

    0

    linda tp !!!

  • #31 · lucAz-.-

    · 30/10/2009 - 00:51

    0

    "especialmente Funky Joe, Jorge e Hambo". O CARA É AMIGO DO RAMBO FI, vi mecher, ***...

  • #32 · yalle~

    · 30/10/2009 - 08:41

    0

    CPL poderia voltar... seria um incentivo maior ainda para o cenario do counter strike 1.6. Uma organização muito grande, sempre em envolvimento de muita gente, então a marge de lucro acaba sendo pequena mesmo. Mas foi uma ótima entrevista boa teamplay!

  • #33 · CJ

    · 30/10/2009 - 10:07

    0

    #32 na verdade ela voltou, so que está atuando somente na Ásia por enquanto.

    http://www.thecpl.cn/zt/en

  • #34 · Luke

    · 30/10/2009 - 14:22

    0

    #28 Vc quer comparar os seus lucros com o do ex-Presidente da CPL?

    Não duvido que o lucro dele tenha sido baixo, mais isso falando em proporções, é lógico que ele não ganhou milhões, porém duvido muito que tenha passado perto de ter prejuízo. Além do mais, o cara recebia salário pelo trabalho dele, ou seja, o lucro dele não vinha apenas dos campeonatos.

  • #35 · tvz

    · 31/10/2009 - 12:24

    0

    esse foi o cara.

  • #36 · s0uz -DA-MD-

    · 02/11/2009 - 09:44

    0

    se pa ele deitava realizando as CPL

  • #37 · BATATINHA #COWBOY UP

    · 02/11/2009 - 10:20

    0

    CPL DALLAS NUNCA MAIS! =/

  • #38 · [opengame - temujin]

    · 02/11/2009 - 20:17

    0

    #34 Claro que não quero comparar meu lucro com o dele... É totalmente surreal e sem noção isto.. E não foi minha intenção passar isto...

    Eu falo em nome daqueles que organizaram durante uma boa parte de suas vidas campeonatos e sabe como a banda toca...

    Te garanto que o que você diz sobre ele receber salário, boa parte dele ia para o evento...

  • #39 · Frikkaaa

    · 03/11/2009 - 15:21

    0

    pode não ter lucrado na época de fazer de fato os eventos
    mas não pode negar que lucrou MUITO em um nome que já estava falido e mesmo assim tinha grande peso na comunidade de e-sport.

  • #40 · claudiao[LC]

    · 03/11/2009 - 17:01

    0

    Sem grandes numeros de $$, impossivel realizar grandes eventos.
    Quem realmente deveria investir em grandes eventos, seriam as fabricantes dos jogos, e os fabricantes de hardware para rodar estes mesmos jogos, com isso gerar um numero de espectadores altissimo, para ai sim as empresas de outros ramos de atividade como coca cola, e outras entraram com está grana adicional.
    A Samsug faz isso com a WCG a alguns anos, e acredito que entre 10 e 20 anos a WCG, seja auto suficiente para andar com as proprias pernas, mas até lá quantos Bilhoes a Samsung já terá investido neste seguimento?
    Este ramo é bem injusto com seus colaboradores ! Mas qual ramo de atividade não é?

    Espero viver para ver este ramo dar lucro 1 dia.

  • #41 · woop!

    · 03/11/2009 - 18:33

    0

    nice TP!

  • #42 · Frikkaaa

    · 04/11/2009 - 01:43

    0

    #40
    leva muito pelo lado do dinheiro..

    a Samsung faz o evento e deve garantir a mesma visibilidade do que fazendo eventos no setor DIRETO de atuação

    garanto que depois que fazem qualify da wcg (msm por exemplo)na LC e o nome da lan é passada por todos canais de informação sobre e-sport deve dar um maior crédito e dar uma aumentada no publico..

    com a WCG não deve ser diferente. gasta 1 milhão por exemplo pra fazer a final da wcg e nisso ganha visibilidade pela internet por varios canais de informação economizando em anuncios na tv que ultrapassam facilmente esse custo.


    PS. duvido mt que a samsung faça isso só pra bota a mulecada pra jogar.. se não levasse algum tipo de lucro já não estaria mais fazendoo evento...

  • #43 · kamp_

    · 05/11/2009 - 10:10

    0

    #42 como diz o ditado, time que ta ganhando nao faz alteração, trazendo isso pro nosso meio, a gente tem a certeza que a Samsung tem renda suficiente para querer continuar fazendo as WCG's :D

  • #44 · leonanNN - Liu

    · 05/11/2009 - 13:23

    0

    Cpl bons tempos, nice TP.

  • #45 · Ged

    · 07/11/2009 - 00:55

    0

    #42 concordo contigo, as pessoas hoje em dia são muito capitalistas, com ctza eles não organizariam um campeonato desse porte se não tivessem lucros...