EXCLUSIVO: coL.FalleN

EXCLUSIVO: coL.FalleN

FalleN fala sobre a vida pessoal e planos para Fallen's Academy

A TEAMPLAY entrevistou o jogador que está em alta no cenário brasileiro e mundial. Gabriel "FalleN" Sguario saiu do interior de São Paulo (Itapetininga) e conquistou o mundo com seu jeito diferenciado de jogar com a AWP. O eterno capitão gAuLes, já em um conversa normal, contou como o jogador surgiu para o CS em computadores que usam sistemas operacionais com aceleração no mouse, ele conseguiu se adaptar muito bem, e essa é a vantagem que FalleN tem sobre os demais jogadores a nível mundial, que já jogam a algum tempo e ainda não se acostumaram com a "nova tecnologia".

Olá Gabriel (FalleN) - afinal, todos já te conhecem, mas se apresente assim mesmo, diga o que você faz?!


coL.FalleN: Meu nome é Gabriel Toledo de Alcântara Sguário, atualmente vivo do Counter-Strike e sou militar.


coL.FalleN na WCG 2010 // 4º Lugar

Bom, não tem como comparar a vida real com a vida virtual, no virtual você toma tiro, morre e tem o respawn. Já na vida real, você está no Tiro de Guerra (Quartel em Itapetininga) e lá você aprende a ser mais frio possível. O que você acha que aprendeu com o quartel que dá para levar para dentro do game? A calma ou alguma estratégia do tipo, como surpreender o adversário?

coL.FalleN: O Tiro de Guerra muda muito com a cabeça das pessoas e muito muleque que entra lá sai homem. O que eu aprendi lá e vou levar para a minha vida toda é que quando você quer alguma coisa, não importa o que seja, desde terminar uma marcha de 16km com 12 kg nas costas ou acordar um ano todo às 4:30 da manhã com comprometimento você consegue. No Counter-Strike mais do que nunca eu sei que vou ser recompensado se der o meu melhor.


Do FEI para o coL - tente mencionar o que cada equipe que você já jogou te ensinou e qual dos antigos companheiros você gostaria de ter em sua equipe novamente? (Lembrando que a line-up do coL não irá mudar, é apenas uma suposição)

coL.FalleN: Antes do FEI joguei o primeiro campeonato pelo SoF. Depois do FEI entrei no crashers, onde tive a minha mais duradoura passagem no CS, joguei também pelo SOLDATS no 1.6. Após o crashers joguei pelo FireGamers e hoje jogo pelo compLexity. Houve uma época em que também joguei CS:Source, jogando na equipe do vsONE e no teamTD. Venci todos os campeonatos de source que disputei em lans, adoro esse jogo rs.


Bom, em Los Angeles o Alexius Conroy (JAX) disse que iria trazer alguns times para treinar com o coL no Brasil? E recentemente, algum brasileiro fez uma pergunta ao Markeloff no Formsprings, e ele disse que era possivel sim vir ao Brasil - até que ponto isso é verdade? Vocês da equipe já sabem de algo ou tudo está sendo tratado pelo pessoal dos EUA?

coL.FalleN: Eles comentaram sobre uma conversa com os patrocinadores das equipes de lá e eles se interessaram em trazer as equipes aqui para o Brasil. Não sei em que ponto essa conversa chegou e não estamos informados ainda a respeito disso. Seria muito legal para eles conhecer o Brasil assim como seria de muito proveito para nossa equipe um possível treino com eles.


coL.FalleN na WCG 2010 // 4º Lugar

Quem esteve na WCG viu Jason Lake e Alexius Conroy acompanhando a equipe. Até que ponto eles ajudam e/ou atrapalham?

coL.FalleN: Devido a dificuldade de comunicação eles não estão fazendo o mesmo papel que pareciam fazer com suas antigas equipes. Não podem ajudar na comunicação durante os rounds, etc. Por outro lado, uma atitude muito legal da parte deles que marcou para mim foi quando perdemos o primeiro mapa contra o mTw e o Jax disse: "Não se preocupem quanto a essa derrota, vocês podem vencê-los. Para nós, vocês já fizeram muito e saibam que vocês são um time para sempre". Tirou um pouco do peso que, quer a gente queira ou não, existia em nossos ombros. Até que ponto isso estava nos atrapalhando, eu não sei, o que sei é que quase batemos o mTw e o teríamos feito se não fosse pelo round do zonic.


O ex-jogador/coach Alexandre "gaules" Bochi ajudou e muito a sua equipe na WCG. Vamos supor que amanhã ele seja o coach da equipe, você acha que os demais jogadores, inclusive o capitão, iriam ficar mais soltos para o jogo, ou a responsabilidade só iria aumentar?

coL.FalleN: O Gaules foi muito mais importante nos momentos fora do jogo. Fez questão de separar alguns vídeos para nos mostrar antes das partidas e isso me motivou muito para querer vencer todos aqueles times. Apesar de concordar que as pessoas de fora conseguem enxergar um pouco mais sobre o jogo, não acho interessante termos um coach para a opinar durante a partida. Isso muitas vezes pode vir a ser prejudicial. Seria interessante se tivessemos alguem dedicado apenas a estudo tático dos outros times, com detalhamento do que os times vêm fazendo em outros campeonatos etc. Por outro lado, nesse campeonato ví o que uma pessoa com um astral magnífico, como é o do Gau, pode mudar num time.


De um quarto/quinto lugar na WCG ao topo da América. O que aconteceu com a equipe que de um evento para o outro, a maneira de jogar se modificou? E para você, o que faltou contra o mTw?

coL.FalleN: Ficamos em 4o na WCG. Disputamos contra o FX o 3o e 4o lugar. Não mudamos em nada principalmente porque não conseguimos treinar do jeito que queríamos na lan-house que ficava perto do nosso hotel. Jogamos concentrados e sabíamos que o jogo contra o EG seria uma espécie de revanche para eles. Em minha opnião precisamos melhorar muito taticamente na train, o "timing" desse mapa precisa ser melhor para que consígamos fazer mais rounds de TR. Já na nuke, faltou um pouco de sorte. Aquele round onde não conseguimos escutar o clique do defuse custou-nos a partida. Quem sabe na inferno não teríamos vencido e enfrentado o Na'Vi na grande final? Faltou pouco.


Bruno já havia dito que iria se aposentar neste ano, agora com o coL patrocinando, você acha mesmo que ele vai parar ou vai continuar?

coL.FalleN: O Bruno possui alguns planos para o futuro, mas esse ano tenho certeza que todos nós daremos o máximo. Não vou deixar ele parar esse ano. haha

coL campeão da IEM - Final América

Quais são os próximos eventos que o coL irá disputar? DreamHack ou KODE5 Brasil?

coL.FalleN: Gostaríamos de disputar ambos, porém a final da Kode5 Brasileira caiu na mesma data da Dreamhack. Então resolvemos optar a Kode5, onde caso consígamos a vitória, os custos da viagem serão menores. Ano que vem, começamos o ano provavelmente com a Intel Extreme Masters na Alemanha, supostamente marcada em fevereiro.


Conte um pouco sobre o Fallen's Academy? Não é uma ideia inovadora no mundo, mas no Brasil sim, o que você tem a dizer para as pessoas e porquê elas comprariam?

coL.FalleN: Bom tudo começou quando fui perguntado em uma entrevista local que fiz ao canal de televisão local aqui da região se eu "dava aulas". Por um tempo parei para pensar e demorou um pouco para que eu percebesse a dimensão que isso tudo podia tomar. Alguns dias depois recebi um convite do pclloh onde me ofereceu participar do espaço de venda de aulas na ESEA. Pensei bastante e com algumas opniões de pessoas próximas resolvi dar esse passo adiante e tentar oferecer esse serviço porém criando uma marca com meu nome. O que eu tenho a dizer é que muito tenho lido com os comentários feitos a respeito desse projeto e algumas pessoas conseguem ser muito infelizes no que dizem. Hoje estou com 35 horários na minha agenda, pretendo realizar esses encontros de seg a sexta, das 10:00 ào 12:00 e das 13:00 às 18:00 e consegui 35 alunos com menos de um dia de negociações. Foram mais de 400 invites no skype e há quem diga que não existe procura para esse tipo de coisa. A respeito da academia, vou liberar o "sistema didático" que pretendo utilizar e adianto que serão dividos em módulos. Em breve todas essas informações estarão no ar.


Como jogador, você já visitou: China, Holanda (conexão), Los Angeles e New York (Desculpe se estiver faltando alguma cidade), das citadas acima, qual você mais se identificou?

coL.FalleN: Bom gostaria de poder dizer que também visitei Paris, mas praticamente não consegui passear na cidade. Gostei bastante de Los Angeles, inclusive é uma das cidades em que estou pensando em morar quando vier a oportunidade.

ainda jogando pelo FG na ESWC 2010

Se tivesse que ir morar nos EUA para competir no cenário americano que é muito mais organizado que o brasileiro, você iria ou pensaria no assunto, afinal, ficar longe da familia e dos amigos é um fardo que você não pretende carregar?

coL.FalleN: Precisamos ver como será esse início de ano para nós. Em meu caso, provavelmente teria uma longa discussão com minha mãe e levaria um tempo para convencê-la. hahaha. Eu gostaria da oportunidade sim, mas tenho em mente que esse tipo de mudança fica ainda mais difícil quando se trata de uma equipe, onde somos 5 com 5 familias diferentes e visões diferentes a respeito disso.


Bom, obrigado FalleN, a TEAMPLAY deseja a você toda a sorte do mundo e que seus projetos se tornem realidade.

coL.FalleN: Não há de que, obrigado pelo espaço principalmente pela divulgação da Fallen's Academy. Vou agradecer ao pessoal que vai formar essa primeira turma por confiar no que estou propondo e podem ter certeza que vou correr muito atrás para que essa idéia vingue, não somente por mim, mas que outros jogadores também se encoragem e possam ter idéias como essa. Agradeço também os nossos patrocinadores, Creative, XFX, G8 Brand e QPad.


Comentários