Entrevista Fallen

Entrevista Fallen

Entrevista com Gabriel "Fallen" Toledo.

Ele é um dos players mais famosos do Brasil e um dos mais queridos do público...

A entrevista de hoje é com o jogador de FPS da Kabum!, Gabriel  “Fallen” Toledo.

Kabum_fps 

TEAMPLAY: Fallen, você é um dos jogadores mais experientes do esporte eletrônico brasileiro, desde o início da sua carreira até hoje, quais as principais mudanças que você viu no cenário, tanto da mentalidade do público quanto da estrutura dos campeonatos e organizações?

FALLEN: O cenário como um todo está muito mais evoluído, há muito mais dinheiro e profissionalismo inseridos no meio gamer do que quando comecei. Agora pelo meu ponto de vista e devido ao jogo que escolhi profissionalizar vivemos um paradoxo.

Ao mesmo tempo que os campeonatos atingem cada vez maiores patamares, como o caso do Brasileiro de LOL com as finais no Maracanãzinho, sentimos a falta de competições como WCG, ESWC e outras que nos permitiam disputar eventos internacionais.  As organizações estão recebendo mais incentivos e patrocínios graduais ao aumento de exposição e cada vez estão mais aptas a proporcionar tudo o que um gamer profissional precisa.

 

TEAMPLAY: É muito difícil ver um jogador profissional com uma carreira relativamente longa ainda ter tantos fãs e ser tão amado por eles. Para ser mais raro ainda, você é um dos poucos jogadores que não tem o famoso “hate” (se tem é mínimo). A que você atribui toda essa admiração e foi difícil alcançar esse patamar de popularidade?

FALLEN: As pessoas acabam conhecendo todos os gamer`s por aquilo que eles fazem in-game, mas são as atitudes fora dele que marcam as pessoas. Desde o início eu tenho um contato muito grande com a galera, faço questão de sempre responder o pessoal, estou por trás dos bastidores tentando fazer com que a comunidade receba mais competições e afins.. Creio que meu esforço seja bem visto por todos e nesse momento é isso que me faz continuar seguindo. O apoio de todos é fundamental. O que me fez chegar até aqui se resume em comprometimento, profissionalismo e positividade.

 

TEAMPLAY: Recentemente, você passou a se dedicar a mais um jogo e provou que consegue manter um nível muito alto em ambos. Será que é possível mantê-lo assim durante um bom tempo?

FALLEN: Isso só o tempo irá dizer. A nossa ida para o CrossFire fez com que os jogadores que lá estão conseguissem evoluir bastante seu nível de jogo. É perceptível que eles estão melhores a cada dia que passa. As primeiras competições, olhando agora, foram relativamente fáceis e hoje já estão dando trabalho. Creio que teremos a resposta para essa pergunta no final do mês, quando vamos disputar a XMA de CrossFire e CS:GO nos mesmos dias. Será um feito um tanto quanto inédito, não? Desafiador.

 

TEAMPLAY: Você vem sendo um dos principais responsáveis pela ressurreição do CS:GO no Brasil. É possível que o jogo volte a ser o grande sucesso que foi no 1.6 ou outros FPSs  já tomaram o lugar dele?

FALLEN: Hoje posso dizer que tenho 100% de certeza que o CS:GO será ainda maior que o CS 1.6. Os números de espectadores nas competições mundiais, os valores das premiações, as qualidades das transmissões estão infinitamente melhores. A grande questão é quando tudo isso chegará para nós brasileiros. Querendo ou não estamos um pouco afastados do núcleo de campeonatos (Europa). Estamos também em um cenário onde o investimento dos publishers faz a diferença na aparição em competições e escolha dos FPS`s pelos jogadores. A Valve precisa olhar logo para cá. Mas estou otimista, mais alguns empurrõeszinhos e chegaremos lá.

 

TEAMPLAY: Ainda no assunto da questão anterior, por qual motivo o Counter Strike continua forte na Europa, por exemplo, e aqui no Brasil ele teve uma queda tão grande?

FALLEN: São vários motivos em conjunto que fizeram o Counter-Strike decair e outros jogos ganhar espaço. Primeiro, o investimento das outras publishers. Os outros títulos de FPS investem uma grana alta para realizar competições, participar de iniciativas como a BGL, realizar qualificatórios para os mundiais etc. Outro motivo é o elevado número de computadores de baixo desempenho. A grande massa de jogadores ainda não tem um PC muito bom.

Porém, pelo feedback que eu escuto das pessoas, cedo ou tarde a qualidade do jogo conta e muitos acabam trocando de jogo.  E nisso todos concordam, o CS:GO é o melhor FPS competitivo do mundo.

 

TEAMPLAY: Sabemos que é inevitável: a idade chega para todos. Sendo um profissional de e-sport, até que ponto você considera que isso dificulta a vida útil de um jogador? Treinos e habilidades são o suficiente ou chega uma hora que é possível sentir os efeitos do tempo? Você acredita que quanto mais velho mais difícil se manter no topo ou a experiência só ajuda?

FALLEN: Com o passar do tempo vamos substituindo os lampejos e instintos de craque pela experiência. Tem seus lados positivos e negativos. Não acredito estar tão bom quanto já fui em termos de skill em outras épocas, mas entendo muito mais do jogo e consigo enxergá-lo de uma maneira que não conseguia antes. A minha vida tem sido baseada em competir no e-Sports a muito tempo e agora não consigo me ver fora disso. Sei que um dia a hora de parar irá chegar e as vezes me pego pensando sobre isso. Espero conseguir estar em alto nível por mais algum tempo. Quem sabe ainda não estarei treinando uma equipe? :D

Fallen

TEAMPLAY: Se compararmos hoje o cenário do CS:GO brasileiro com o europeu, seria possível uma equipe brasileira bater de frente em um campeonato internacional?

FALLEN: Creio que nas primeiras participações lá fora um resultado muito otimista seria uma surpresa. Times brasileiros precisam de ritmo e para isso têm de estar em várias competições. Aquele lance de uma tentativa é muito falho. A galera precisa de experiência, precisa vivenciar como é o estilo das outras equipes etc. Por outro lado, se comparado o CSGO ao CS 1.6, o CSGO valoriza muito mais o teamplay e o conjunto do que a skill. Por isso vemos um equilíbrio muito grande no cenário nesse momento, com 7 8 equipes que podem a qualquer momento revezar as vitórias lá fora.

 

TEAMPLAY: Além de se dedicar a dois jogos profissionalmente você da leciona na Games Academy, Como surgiu a ideia de criar um projeto para ajudar novos jogadores? E como você concilia as aulas da GA e os treinos do seu time?

FALLEN: A Games Academy começou como um projeto para passar o conhecimento que temos dentro do jogo e aos poucos foi ganhando um papel muito maior. Hoje, além das aulas, estamos ativos na comunidades gerindo competições e brigando por maior espaço do jogo dentro do cenário. A ideia nasceu quando eu estava com o superior do exército em uma entrevista à TV(na época servindo o Tiro de Guerra em 2010), quando me perguntou se eu dava aulas no jogo. Voltei para casa com isso na cabeça. Muitas pessoas foram essenciais para que a GA tenha chego até aqui, seja pelas ideias com que colaboraram ou pelo tempo que se dedicaram ao projeto (ellll, nak, rent, vip e tantos outros). As aulas da GA acontecem todos os dias as 14:00 e 19:00. Nas épocas de torneio é um pouco corrido, pois acabo saindos das aulas e já indo para os treinos. Mas, as próprias aulas não deixam de ser um treino. E agora com o pessoal da KaBum auxiliando nas atividades aproveitamos esses momentos para treinar também.

 

TEAMPLAY: Fallen,  muito obrigado por ter nos atendido e aqui fica um espaço para você deixar um recado para seus fãs, nós da TeamPlay desejamos muito sucesso para você e seu time.

FALLEN: Gostaria de agradecer a todos os colaboradores da GA (Pessoas que nos auxiliam em prol da comunidade e do projeto), esses caras têm dado um gás incrível e sem eles a GA não estaria caminhando como está nesse momento. Agradecer também a Razer, parceiro de longa data que sempre me apóia em tudo que preciso. Obrigado também a KaBuM por ter acolhido esse time de FPS que está fazendo história.

E por último, e mais importante, um abraço a toda essa galera que me acompanha, digo e repito: Sem vocês não teria a mesma graça. Obrigado!

Comentários

  • #1 · goodfella

    · 04/09/2014 - 15:47

    -4

    Este comentário foi removido por obter 4 thumbs negativos !

  • #q1 · matheuz

    · 04/09/2014 - 17:16

    0

    Acredito que seu comentário devia ser excluído.

  • #2 · DON CORLEONE

    · 04/09/2014 - 18:07

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    Só acho que os mapas do CSGO competitivo deveriam ser no mesmo molde da mirage_ve, ou seja, mais limpos. De resto o jogo é bem legal. Eu sou ruim pra caramba mas eu me divirto. E acho que deveria ter um anti-cheater melhor. Eu não vejo muitos cheaters mas eu sei que existem bastante.

  • #q1 · pei brtêtê erexis erexis

    · 04/09/2014 - 18:15

    0

    VAC é bom ta banindo tudo as newbas , o que a valve ta fazendo é foi pego usando cheater , marca sua conta depois voce toma VAC Ban quando tem as o BAN WAVE , tudo as newbas se vai. E outra tem como banir o cara dando report e tal , no overwatch. As newbas da net tão tudo caindo fi

  • #q2 · mth

    · 13/10/2014 - 12:09

    0

    se tivesse EAC no MM, o jogo seria 1000x melhor

  • #3 · deh

    · 04/09/2014 - 19:42

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    nice

  • #4 · pcm

    · 04/09/2014 - 22:58

    +2

    com um pouco mais de credibilidade/educação e menos arrogancia por parte dos players brasileiros o cenario seria melhor com certeza, falta MT educação pra essa raça q qr ficar bom no game.. humildade, saber admtir o erro e escutar uma critica só tem a acrescentar no game da rapeize :)

  • #q1 · oldStar

    · 05/09/2014 - 12:04

    0

    Isso não tem jeito não... ou é culpa dos pais ou é culpa das amizades...

  • #q2 · Puma

    · 06/09/2014 - 22:44

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    acredito que o cogu ate excluiu sua comunidade no face justamente por conta dessa raça que ficava de grosseria na pagina dele.

  • #5 · TurcOw

    · 04/09/2014 - 23:05

    +1

    pois é, quando o jogo lançou eu ficava igual *** aqui na TP, defendendo o jogo, falando que pra ter calma que iria melhorar, que nenhum jogo é lançado 100%, eu ficava aqui remando contra maré, a maioria criticava, falava que o jogo nunca iria virar que 1.6 >> ALL, que nunca iriam jogar esse lixo. Enquanto na Europa o NiP papava todos os campeonatos... na BGL não dava nem 300 pessoas na Stream chegara ao ponto de excluir o jogo da grade por falta de audiência. Agora não adianta chorar pelo leite derramado, mas serve de lição pra ser mais mente aberta na vida.

  • #6 · mth

    · 13/10/2014 - 12:08

    0

    o cara tem o dom né haha