Entrevista com o Rioter Bagaço

Entrevista com o Rioter Bagaço

 

Confira o bate-papo que tivemos com o Gerente Sênior de Comunidade da Riot Games no Brasil.

Para entrarmos de vez no mundo do League of Legends, que atualmente domina o cenário mundial de esportes eletrônicos por ser o game mais jogador do mundo, trazemos hoje uma conversa que tivemos com o Rioter Bruno "Bagaço" Vasone, o Gerente Sênior de Comunidade da Riot Games no Brasil.

Sem fugir do famoso ritual de apresentação, peço para se apresente e que fale um pouco sobre sua carreira no mundo gamer.

Boa noite Invocadores. Meu nome é Bruno Vasone, e sou bastante conhecido como Rioter Bagaço. Atualmente exerço a função de Gerente Sênior de Comunidade da Riot Games no Brasil.

Atualmente o jogo possui mais de 100 campeões porém nem todos “servem” para serem utilizados no modo competitivo. Tal fato faz com que algumas posições, como, por exemplo, a de AD Carrier, não tenha um leque maior de opções e com isso repita muito a utilização de alguns campeões. Como a Riot pretende resolver esse problema? E vocês ainda vão continuar lançando novos campeões no habitual período de 3 semanas?

Continuaremos o lançamento habitual de campeões a cada 3 semanas. Sobre a questão dos campeões estamos sempre lançando patches que visam balancear o gameplay de League of Legends e não vemos, ao menos em nossa comunidade, jogadores reclamando da possível escasses de AD Carriers.

Um pouco antes do fim da atual temporada vocês lançaram o Sistema de Honra, que avalia o quanto um jogador ajudou a sua equipe e também se o seu adversário foi um bom oponente. Muitas pessoas de nossa comunidade questionam se é possível que esse novo sistema ajude na formação das equipes, reunindo apenas os jogadores não nocivos. Isso pode acontecer?

Por enquanto não temos nada em nosso horizonte no que se refere a implementação de um sistema que reúna os jogadores “honrados”, mas possuímos diversos algoritmos em nossa infraestrutura, para que o jogador de League of Legends tenha a melhor experiência possível durante uma partida. Seja ela reunindo jogadores de ELO similar ou de nível (1-30) semelhantes.

Pode-se dizer que a maior novidade da Season 2 foi a criação do LoL Dominion. Aos poucos o cenário competitivo desse novo estilo de jogo vem se consolidando, com a realização de campeonatos organizados por parceiros da Riot, como, por exemplo, a ESL, e também pela própria comunidade. Podemos dizer que uma das metas da desenvolvedora para a próxima temporada é botar o LoL Dominion de vez no cenário competitivo? Se sim, como vocês pretendem fazer isso?

Estamos sempre buscando novas maneiras de agradar o nosso fã e ficamos muito felizes com a aceitação do LoL Dominion. Acabamos de fazer o fechamento da Season 2 e ainda estamos fazendo ajustes finos em como será o funcionamento da Season 3, mas estamos sempre pensando em maneiras de inovar o cenário competitivo, por isso, fiquem ligados nas próximas novidades.

Aproveitando o tema da pergunta anterior e trazendo novamente a questão dos campeões, ainda não foi possível ver a Riot criar um campeão voltado especialmente para o LoL Dominion. Caso esse estilo de jogo um dia entre para a grade dos torneios competitivos, é possível vermos campeões exclusivos para ele?

Não temos nenhuma novidade por enquanto. Mas fiquem ligados, pois sempre tentamos surpreender nossos fãs. 

Quando perguntamos a uma pessoa o porquê ela gosta do League of Legends, geralmente ela responde que o amor pelo jogo deve-se, principalmente, pelo fato de não haver a possibilidade de um jogador usar programas auxiliares, os famosos cheats. Qual é o segredo do jogo para não sofrer com esse grave problema?

São vários os fatores de sucesso para a prevenção dos famosos cheats. Um deles é o lançamento constante de updates, dificultando a criação de um sistema de trapaças. Nossa plataforma também possui diversos algoritmos para identificar se um jogador está tentando modificar o game de alguma forma, visando a vantagem sobre outros jogadores. Além disso, ferramentas como a suspensão de contas, o nosso Player Support e o contato direto com os funcionários da Riot pelo fórum, ajudam na busca de possíveis jogadores tóxicos à comunidade.

Apesar do jogo não sofrer com os problemas causados pelos programas auxiliares, vemos à cada dia que se passa a Riot punindo jogadores que se aproveitam de algum tipo de “bug”, ou que armaram esquemas para a obtenção de ELO. No Brasil, antes da disputa da BGS, vimos a equipe 5LoL Diretoria sendo punida porque alguns jogadores abusram do sistema de filas no modo ranqueado, com o intuito de ganhar ELO de maneira irregular. Para evitar tais problemas nos futuro, quais medidas a desenvolvedora pretende tomar?

Estamos sempre buscando maneiras de evitar que práticas como essa aconteçam. Uma delas é punir os envolvidos em práticas que vão contra o Código do Invocador de League of Legends. Outra forma é contar sempre com o apoio de nossa comunidade para “dedurar” jogadores trapaceiros por meio de tickets, para o nosso Player Support. Além, é claro, de toda nossa infraestrutura e Rioters que ficam sempre ligados para qualquer atividade ou prática que saia da normalidade do jogo.

Sabemos que o problema com os jogadores tóxicos, popularmente chamado por nós de TROLLS, não é algo exclusivo de nosso servidor e aflige também as outras comunidades. Lá fora a principal arma de combate a esses jogadores é o Tribunal. Você acha que só isso irá resolver tal problema aqui?

Jogadores tóxicos sempre existirão, infelizmente. O que tentamos fazer aqui na Riot é,além de prover ferramentas para que os jogadores de LoL consigam reportar um comportamente indevido, que haja um trabalho em conjunto (fãs + Riot) para educar estes players tóxicos. O sistema de Honra, recentemente lançado, fez com que boa parte da fatia de jogadores tóxicos melhorasse o seu comportamento.

Se analisarmos o progresso do LoL desde que ele foi lançado até os dias de hoje, o jogo teve um crescimento estratosférico. Sabemos que, possivelmente, vai chegar uma hora que o crescimento vai ficar estagnado por um período de tempo até subir de novo. Vocês já pensaram nessa hipótese? Se sim, qual vai ser a manobra feita pela desenvolvedora para alavancar o crescimento do League of Legends novamente?

Acreditamos que o League of Legends ainda esteja dando seus primeiros passos no que se refere ao crescimento de nossa base de jogadores no mundo. Em apenas 1 ano conseguimos mais do que duplicar nossa base de usuários registrados, pulando de 32 milhões para 70 milhões. Um salto como este nos leva a acreditar que o League of Legends possui um potencial para crescer ainda mais. Não é a toa que estamos investindo constantemente no jogo e na melhor experiência para o nosso fã. A nossa chegada ao Brasil também mostra o potencial e anseio que a Riot possui de crescer ainda mais.

No dia 17 de Abril o portal Fusible.com noticiou que a Riot Games, desde fevereiro, vinha adquirindo alguns domínios com o nome Supremacy nas url, o que seria um forte indicio de que a desenvolvedora estaria trabalhando em algo novo para o jogo. Desde então nunca tivemos mais nenhuma notícia sobre isso. Esse projeto é real? Se sim, você poderia nos falar um pouco sobre?

Infelizmente não poderei ajudar nesta pergunta, pois não podemos comentar nada sobre possívies “achismos” ou especulações de mercado.

Além do servidor brasileiro, vocês também lançaram recentemente um servidor dedicado à comunidade turca. Ainda não vimos notícias a desenvolvedora investindo pesado, como aconteceu no Brasil. Quando vocês pretendem focar o cenário turco e será que poderemos ver, algum dia, uma equipe de lá figurando nos grandes torneios de League of Legends?

A Riot é uma empresa bastante séria e não realiza a abertura de um novo escritório sem contar com um grande investimento de infraestrutura e funcionários. O investimento na Turquia foi bastante relevante e, em conversas internas, sabemos que o feedback dos jogadores turcos é muito positivo. Sobre a figuração de times turcos e brasileiros em um cenário competitivo, ainda não podemos confirmar nada, mas garanto que os jogadores ficarão por dentro das novidades muito em breve.

Recentemente vocês fizeram uma grande modificação Twisted Treeline, mapa que possibilidade que jogadores disputem partidas com equipes formadas por apenas três integrantes. Com tais modificações vocês planejam lançar o mapa no competitivo?

Por enquanto não pensamos em realizar a inserção do novo mapa em um cenário competitivo.

Na abertura do stand da Riot Games na Brasil Game Show, o Country Manager, Paulo Fernandes, em sua “palestra” sobre o jogo adiantou alguns dos muitos planos que a desenvolvedora tem para o nosso país. Um dos pontos que mais interessou a comunidade, principalmente as equipes, foi a possibilidade de presenciarmos nossos times defendendo o Brasil em torneios internacionais e possivelmente, no futuro, na Liga Profissional que a Riot irá criar para a Season 3. Como a desenvolvedora pretende “lançar” nossas equipes nos torneios internacionais e vocês irão criar o Circuito Profissional Brasileiro na próxima temporada?

Estamos em contato direto com o time da Riot (USA) responsável pela área de eSports e estamos vendo de que forma conseguiremos trazer a melhor experiência para os jogadores profissionais brasileiros competirem frente a grandes times do cenário mundial. Teremos novidades sobre como funcionarão os campeonatos nacionais e se os times terão uma oportunidade de brilhar lá fora, em breve. Este é um grande sonho para mim, como responsável pela área de eSports, no Brasil.

No portal oficial do jogo em inglês vocês soltaram mais informações sobre como será a League of Legends Championship Series para a comunidade norte-americana. No comunicado vocês anunciaram a realização de um grande classificatório onde trinta e duas equipes brigarão por seis vagas para um torneio que premiará as cinco melhores equipes com o status de “profissionais”. Será possível vermos equipes brasileiras disputando esse mega classificatório?

Acredito que neste momento não, mas estamos vendo de que forma conseguiremos fazer com que times brasileiros comecem a ganhar visibilidade no exterior. Queremos que o cenário de eSports cresça muito nacionalmente nos próximos anos.

A Electronic Sports League (ESL) é uma das suas principais parceiras em termos de campeonatos. Lá fora o League of Legends está presente em quase todos os projetos de campeonatos da liga, como IEM, EPS e EMS. Dos três eventos citados o Brasil já está no calendário da IEM e recentemente ganhou uma versão própria do Go4LoL, o mais famoso torneio semanal de League of Legends do cenário internacional. Você sabe nos dizer se por acaso a ESL junto com a Riot pretendem trazer os outros dois torneios citados acima?

Ainda não posso confirmar se o League of Legends fará parte destes campeonatos, mas pode ter certeza que não estamos medindo esforços para levar o game e nossos jogadores de LoL ao maior número de competições internacionais.

Nos Estados Unidos vemos a Riot armando vários eventos com objetivo de divulgar ainda mais o League of Legends. Vocês pretendem fazer o mesmo no Brasil?

Sim. Um dos propósitos de nossa chegada ao Brasil é fazer com que a Riot e o League of Legends tornem-se referência no mercado gamer brasileiro e que sejamos referência no cenário de eSport nacional.

Para finalizar, você poderia nos falar um pouco mais sobre os planos que a desenvolvedora tem para o Brasil para a próxima temporada e o próximo ano?

Teremos muitas novidades pela frente. Os jogadores de League of Legends devem ficar ligados para os diversos campeonatos que realizaremos em 2013. Teremos algumas mudanças na interface do game, com base no feedback de nossos jogadores. Além de diversas outras novidades que divulgaremos em nosso website oficial ou pelo nosso Facebook.

A TEAMPLAY gostaria de agradecer pela entrevista e avisar a todos que em breve estaremos trazendo mais conversas com as pessoas do mundo do League of Legends.


Comentários

  • #1 · ignn1

    · 26/11/2012 - 19:45

    -5

    Este comentário foi removido por obter 4 thumbs negativos !

  • #2 · TP | PUMBA

    · 26/11/2012 - 19:48

    0

    #1 Cara, se você não gosta do jogo não comenta nas news sobre.

  • #3 · bvinx

    · 26/11/2012 - 19:56

    0

    #2 As vezes se eles repetem tanto pra tentar acreditar no que falam :)

  • #4 · guiBOO-.-

    · 26/11/2012 - 20:08

    0

    Boa entrevista apesar do vasone desconversar em várias delas. Acho q apesar de varias vezes terem falado disso, faltou perguntas tpw sobre o ping verde, algo como skins legacy de volta para os brasileiros.

  • #5 · dutt

    · 26/11/2012 - 20:13

    0

    Muito bom pumba, só não gostei muito pq o cara quando não sabia responder ou não podia falar ele falava "Nós já estamos vendo isso...Fiquem ligados nas proximas novidades"etc.
    Acho que faltou um pouco de vontade para responder as perguntas

  • #6 · BX

    · 26/11/2012 - 20:42

    0

    psé eles nunca mais soltaram nada :P

  • #7 · 8347 / eLMAGO

    · 26/11/2012 - 21:01

    +2

    ia postar mas o redator chegou antes ai é osso -_-
    uaehuaehuahuehauehueaheuhauheuaheuaheuahe

  • #8 · FREAK # FERRAZ

    · 27/11/2012 - 00:03

    0

    O cara não respondeu nada concreto, basicamente disse que nós, Invocadores, teremos muitas novidades, é só aguardar... rsrsrsrs