Os princípios da estabilidade

Os princípios da estabilidade

Como se tornar um profissional no e-sports!

Demorou um pouco, mas saiu! Trazemos hoje o terceiro artigo da série sobre profissionalismo escrita por Bruno "FrozeN" Querino, uma figura bastante conhecida dentro do cenário nacional por já ter atuado como Manager das equipes de Dota do CNB e-Sports Club e Nex Impetus.

Artigo 3 - Estabilidade

Pessoas pensam diferente. Logo, conflitos de pensamentos e interesses podem ser frequentes em times. Isso acima, é uma regra, e a exceção desta está exatamente na capacidade em saber distinguir o profissional do pessoal. Ter estabilidade é uma das chaves pra que um determinado time brilhe. É óbvio que muitos times de sucesso passaram por grandes mudanças, mas não é a constante troca que irá trazer resultado, muito pelo contrário.

Um trabalho de sucesso precisa ser feito com cuidado. Em times de DotA 2 as pessoas analisam a habilidade de uma pessoa, com a mecânica do jogo, em cima do que enxergam em poucas partidas, o que é muito ilusório. É necessário a identificação das deficiências de cada um e ter em mente o que precisa ser feito. E se não for corrigido com esse tipo de análise, alternativas devem ser procuradas Mas é mais que comprovado que, pra um time começar a ter resultados estáveis, leva meses de esforço em cima de uma formação inicial e a troca constante de players não leva a lugar nenhum, muito pelo contrário, desmotiva até as pessoas responsáveis pela ação. 

Títulos importantes são os frutos colhidos por uma equipe dedicada!

A estabilidade de um time nasce na vontade de vencer de todos os integrantes. Se um está mais preocupado em aparecer ou criar grupos de exclusão pra tirar um determinado player da sua própria line, é hora de rever o artigo sobre profissionalismo. A comunidade não só de DotA, mas de muitos outros jogos no Brasil, é muito mais preocupada em criticar do que tentar fazer melhor e provar isso na prática. Não na conversa, o que gera ainda mais conflitos pelo fato de jogadores não resistirem a pessoas que tem prazer em criticar e não trabalhar, ou ajudar.

Ter estabilidade é uma das inúmeras chaves do sucesso e a falta de paciência é um dos maiores entraves dos atuais times, que poderiam conseguir vários títulos e por questões de semanas, dias ou até mesmo horas jogam todo esforço de um trabalho fora.

Foto de paiN Gaming