Existe fórmula mágica para o sucesso dos jogos?

Existe fórmula mágica para o sucesso dos jogos?

O cenário de esport/games em geral está crescendo em um ritmo elevado e assustador, tornando-se o mercado mais lucrativo e rentável, passando Hollywood e outros setores do entretenimento do nosso dia-a-dia. O mercado atende desde o consumidor que quer apenas jogar o seu jogo favorito a pessoas que estão atrás do mais alto nível de competição, a mais pura adrenalina a cada clique. 

A cada ano que passa novas histórias são construídas, novos cases de sucesso e fracasso são mostrados ao grande público, afinal, não há esporte que se sustente sem um grande enredo shakespeariano. Uma jogada incrível realizada em um momento crucial de uma grande final, uma tentativa falha de fazer a grande jogada e acabar estragando o jogo da sua equipe são apresentados pelos mais diversos jogadores dos mais variados jogos. São tomadas de decisões em microssegundos que torna o esport fascinante e as publishers estão sempre atrás desses grandes jogos, desses grandes momentos. Uma matéria feita em 2016, mostrou que os jogadores de CS GO apostaram 5 bilhões de dólares em skins, ou seja, aproximadamente 27 bilhões de reais (conversão feita em 24/02/2021). Isso porque estamos apenas falando em apostas, imagine o que o mercado todo pode gerar em receitas para grandes empresas.

Mas a pergunta que não quer calar é simples: Existe alguma fórmula mágica para publishers desenvolverem um jogo de sucesso? Existem alguns fatores que contribuem para um jogo simples ser um sucesso e um jogo complexo desenvolvidos por anos como Cyberpunk 1977 ser um tremendo fracasso? Por que o CS está a anos com o mesmo formato sendo um tremendo sucesso e jogos como HearthStone não deslanchar como a Blizzard gostaria? Por que o Minecraft continua depois de anos como o principal jogo do cenário mundial? É a mecânica refinada? É o design? É o jeito que o público recebe as informações do jogo? Não sabemos, mas quem poderia imaginar que jogos como Bloons TD e Among Us seria um tremendo sucesso a ponto de colocar milhares de pessoas em uma stream. 

O jogo precisa tocar o coração das pessoas, o jogo precisa ter em sua essência o entretenimento. Não existe a fórmula mágica para os jogos se tornarem gigantes, afinal, Mario sempre foi um jogo muito simples e impactou no bom sentido uma legião de fãs ao redor do mundo. O site de apostas em eSports Betway fez uma matéria incrível mostrando o Sucesso e Fracasso dos jogos em 2020, aqui fica a nossa dica de leitura da semana.  E aí, você acha que existe alguma receita mágica? Um jogo precisa ter um bom design ou precisa trazer o jogador para o seu universo? O que você acha que uma publisher pode fazer para tornar o seu jogo altamente lucrativo, rentável e o melhor, um sucesso em todos os âmbitos?