Como comprar na internet

Como comprar na internet


Dicas de como se dar bem na internet

A cada dia que passa, fica mais difícil ignorar as ofertas na internet, certo? Até porque, o valor às vezes é menor do que na loja física - apesar do frete -, e a diversidade que existe na rede mundial de computadores é inigualável ao de uma loja né? Então nós da TEAMPLAY, vamos mostrar para vocês, alguns passos para usar na internet na hora da compra.

1) Loja - Jamais compre em uma loja que você desconheça ou que não tenha boas referências na internet. Outra dica importante é não comprar em lojas que não possuem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), pois a mesma não gera nota fiscal, que no caso, você pode usar para a garantia do produto.

Outra dica importante é não confiar nos selos que as lojas colocam em seus websites. Tudo porque é quase impossível checar a veracidade do selo. O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAIS/RNP) dá também a seguinte dica: "sites sem reputação com preços bons demais são suspeitos. Você pode não receber o produto, colaborar com a sonegação de impostos ou ter seus dados financeiros utilizados por terceiros".

Então fica a dica: Sites que não geram nota fiscal, além de estar lesando o seu bolso, podem estar te colocando em uma fria.

2) Pagamento - Enquanto estiver realizando a compra, verifique se o site oferece a presença do "cadeado de segurança". Isso é muito importante na hora da compra e mostra que o site está utilizando a tecnologia SSL, que irá proteger seus dados contra roubo enquanto eles estiverem sendo usados para o serviço. Mas lembrando que a presença do cadeado não garante que a compra seja 100% segura ou que a loja é confiável. Outra maneira que você pode utilizar é o Sedex a cobrar. Você só irá pagar pelo produto, quando recebe-lo. Simples não? - Usar o cartão de crédito também é uma boa pedida, já que você pode contestar a fatura junto a operadora e ao banco, afirmando que nunca recebeu o produto. O problema é o transtorno que será gerado, mas com certeza, você não irá sair perdendo.

Outra dica que é muito valiosa, especialmente aqui para o site, onde a cada dia aparece pessoas reclamando que outros usuários aplicaram golpe é: Sempre pegar o CPF do titular da conta que será realizado o depósito. Se o cara passar somente a agência e os dados da conta, ficará muito difícil de achá-lo em caso de fraude. Até por que, se o cara não passar o CPF titular da conta, ele mostrará que está propício a fazer qualquer coisa, inclusive sumir com seu dinheiro.

Para consultar um CPF, basta acessar o site da Receita Federal: LINK PARA CONSULTAR

Lembrando que o meio mais tranquilo e seguro de consultar um CPF é você ligando para o titular da conta. Pois pessoas de má índole, podem usar terceiros para gerar problemas à você. Outra manha de golpistas é utilizar o depósito com envelope.

Geralmente este golpe é aplicado na sexta-feira, pois o banco só irá chegar se realmente caiu o dinheiro na segunda-feira. Lembre-se, enviar o produto somente após checar se o dinheiro já caiu na conta e nunca no dia do lançamento.

Portanto se você está vendendo algum produto, jamais aceite que ele (comprador) faça o depósito via envelope, já que ele pode colocar 1 real dentro do envelope e dizer que tem 1000 reais por exemplo. O banco só irá chegar a veracidade do dinheiro horas depois e você poderá ter enviado o produto ao "comprador" acreditando na sua honestidade. Portanto, só aceite pagamentos em caixa, pois o dinheiro cai na hora e não terá como você tomar um golpe.

Espero que essas dicas possa servir para alguma coisa e boas compras


Comentários

  • #1 · KaDaBRa

    · 15/02/2012 - 15:08

    0

    nice!
    Eu tava atrás deste link :)

  • #2 · lgzn

    · 15/02/2012 - 15:08

    0

    up!

    tem muitas lojas ai que falem que emitem nota fiscal e no final mandam apenas um "recibo de garantia". esses checks também são validos para compra de ditos "vendedores gaming". sempre peça o máximo possivel de informaçoes, pq munido das informaçoes e provas que vc pagou por algo, vc pode até processar o cara por estelionato.

  • #3 · Reh /FAT*

    · 15/02/2012 - 15:08

    0

    Eu prefiro sempre pegar o telefone fixo dessa pessoa, além do CPF, eu vendo muito aqui na teamplay e nunca me recusei de passar meus dados, sobre o deposito fraudulento, em que a pessoa pode deixar o envelope até vazio e depositar como se houvesse dinheiro nele, isso realmente é frequente e geralmente só cai nessa quem nao conhece as procedencias do bancos a partir de um deposito em caixa eletronico...

    Edit: Em relação ao CNPJ é mais interessante devido a possibilidade de processos contra a empresa, nem é tanto pela garantia...

  • #4 · makna

    · 15/02/2012 - 15:29

    0

    clona mem0

  • #5 · Felipe (:

    · 15/02/2012 - 15:36

    0

    '-'

  • #6 · bruno6,

    · 15/02/2012 - 15:41

    0

    Com dinheiro né não ? ;x

  • #7 · fower

    · 15/02/2012 - 17:47

    0

    up!

  • #8 · W. Vaz - tuxO^

    · 16/02/2012 - 18:07

    0

    Agora se aparecer mais un nerd reclamando que tomou calote, pelo amor de Deus né...