Preview OGN Spring 2014 by Lunacy

Preview OGN Spring 2014 by Lunacy

Conheça tudo sobre as equipes que disputarão a próxima liga profissional sul-coreana.

Faltam apenas cinco dias para o início da próxima temporada da OGN The Champions Spring 2014, trazemos hoje uma super análise feita por Diego "Lunacy" Oliveira, ex-treinador do CNB e-Sports Club e um dos principais theorycrafts do país, que já chegou a fazer parte da bancada de convidados do Tudo Random, programa do caster Diego "Toboco" Pereira.

Histórico da liga

Para quem não conhece a OGN é o campeonato coreano de League of Legends, tendo sua primeira edição acontecido em Julho de 2012, onde além das equipes do país foram convidados times do cenário norte-americano e europeu - Team Dignitas, CLG.eu e CLG.na. Desde lá o torneio vem crescendo de maneira monstruosa graças a infra-estrutura avançada da Coréia do Sul e forte apoio do governo para o e-sports.

Na OGN, assim como na LCS, as temporadas são divididas em estações (inverno, primavera e verão). Atualmente, os 4 primeiros colocados da edição passada são os cabeças-de-chave e a partir deles por sorteio é escolhido onde os outros times irão ficar. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas-de-final, onde, novamente através de sorteio, são decididos os duelos. No final da temporada, a cada time é garantido uma certa quantidade de pontos (pontos de circuito) pela sua colocação e os dois melhores se classificam para o mundial.

As equipes que não se classificam para os playoffs ou que acabam caindo nas quartas de finais ainda tem a chance de jogar outro torneio, a NLB, que é uma espécie de campeonato de segunda divisão  onde a primeira colocação também vale pontos para o mundial, mas em menor escala. 

Temporada Passada

A OGN de Inverno foi surpreendente já que muitos tabus foram quebrados dentro dela: A CJ Entus, uma das organizações mais fortes da modalidade não teve nenhuma das suas duas equipes (Frost e Blaze) entre os quatro primeiros, fato inédito no torneio. Também tivemos o primeiro time desqualificado: Team Dark, que após resultados ruins entregou um jogo deliberadamente e foi punida severamente com sua exclusão da OGN.

E o tabu mais fantástico foi graças a final, onde a SK Telecom T1 K se tornou o primeiro time a vencer duas edições da OGN e pra melhorar, em sequência. Vale lembrar que é a mesma equipe que meses atrás foi o campeão mundial da Season 3, o que reflete cada vez mais sua boa fase, com 18 vitórias em sequência na temporada de inverno. 

Análise do Grupo  A - SK T1 K, SK T1 S, Prime Optimus e KT Rolster Arrows

 

SK Telecom T1 K
Top Laner   Jung "Impact" Eon-yeong
Jungler   Bae "Bengi" Seong-ung
Mid Laner   Lee "Faker" Sang-hyeok
AD Carrier   Chae "Piglet" Gwang-jin
Suporte   Kwon "Casper" Ji-Min
Reserva   Lee "PoohManDu" Jeong-hyeon

Histórico

Considerada a melhor equipe do mundo atualmente, a SKT1 K teve uma turbulência em seu caminho: Poohmandu, o Suporte e líder da equipe se afastou por tempo indeterminado para cuidar de sua saúde, que ficou muita abalada devido a rotina intensa desde a OGN de Verão de 2013. Sem o seu jogador que era considerado o porto seguro e “mãe” da equipe, a organização confia em novo Suporte Casper (conhecido também como Icebear) para repetir os mesmos bons resultados dos últimos meses e manter a hegemonia do time no cenário coreano.

Estilo de jogo

O estilo da equipe é voltado para o começo do jogo, onde as habilidades mecânicas de Faker, Piglet e Impact se tornam visíveis. Com a vantagem já criada em cima das lanes o time costuma se impor e garantir os primeiros Dragões, criando um efeito bola de neve e conseguindo dominar completamente a partida devido a enorme quantia de ouro aberta em cima do adversário. Outro fator característico da SKT1 K são as rotações de mapa, onde todos membros sabem exatamente em que lane devem estar durante determinado momento da partida, criando cenários de vantagem numérica em cima de um objetivo. A marca registrada do time é o pickoff, que consiste em surpreender um adversário sozinho no mapa, elimina-lo rapidamente e forçar objetivos em cima disso. 

Destaque

O destaque do time fica para Faker, Mid Laner que foi considerado o melhor player do mundo durante o Season 3 World Championship. Suas atuações desde o começo de sua carreira foram muito convincentes já que domina uma gama bem alta de campeões e normalmente consegue destruir seu adversário na lane phase, onde seu conhecimento de trocas e sua mecânica apurada ficam evidentes. Fora da lane gosta de reverter sua vantagem para o resto do time, indo para outras rotas, normalmente acompanhado de Bengi.

Pontos fracos

O maior problema para a equipe nessa temporada será a saída repentina de PoohmanDu, já que o mesmo desempenhava uma função importante no time e ainda era o responsável pelas decisões durante o jogo. Casper, o novo Suporte foi escolhido devido a seu alto desempenho jogando na SoloQ coreana, onde possui contas em posições bem altas da tier desafiante. Porém sua experiência profissional se resume a times de baixo calibre na OGN, o que pode dificultar sua adaptação, principalmente em embates contra equipes de alto nível. 

SK Telecom T1 S
Top Laner   Jang "Marin" Gyeong-Hwan
Jungler   Cho "H0R0" Jae-hwan
Mid Laner   Lee "Eazyhoon" Ji-Hoon
AD Carrier   Bae "Bang" Jun-Si
Suporte   Lee "Wolf" Jae-wan

Histórico

Depois de uma performance decepcionante na OGN Primavera de 2013 e de ficar fora da OGN Verão do mesmo ano, a SKT1 S se tornou outra das equipes com bastante alterações no qualificatório da WCG. Com reforços pontuais como Marin (destaque das filas ranqueadas do servidor coreano), Easyhoon (MVP Blue), Bang (Xenics Blast) e Wolf (CTU) a equipe na OGN de Inverno caiu na fase de grupos após tie-break contra a CJE Blaze. Com os bons resultados recentes no Masters o time prova que cada vez mais está emparelhado com o nível de qualidade da organização.

Estilo de jogo

Por compartilharem a mesma comissão técnica seu estilo de jogo lembra muito o da campeã mundial SKT1 K, com pressão intensa no early game e boa movimentação de seu Jungler, a fim de desequilibrar o jogo mais ainda nessa etapa. Apesar da semelhança ainda existem algumas diferenças a serem notadas já que Marin é um jogador bem mais agressivo que Impact, sendo a sua lane a que gera mais pressão para o Jungler adversário, ao contrário do Mid de Faker. Outra diferença é Easyhoon, que prefere jogar menos com assassinos e mais com heróis AP voltados para teamfight/siege.

Destaque

Marin está provando ser cada vez mais uma aposta que deu certo assim como Faker. Seu estilo de jogo lembra muito o de Maknoon, lendário Top Laner da NaJin Sword, com constante pressão na sua lane no começo do jogo e ganks na Mid Lane, além de uma participação bem maior em teamfights durante a metade do jogo, ao invés de se isolar na sua rota. Uma de suas características é sempre fazer builds agressivas para os heróis que joga, a fim de exercer uma pressão constante e vencer as trocas em sua lane, garantindo uma passagem livre para sua movimentação em volta do mapa.

Pontos fracos

Embora seu estilo de jogo pareça muito com a de "irmã", a SK T1 S ainda não possui o mesmo planejamento e execução. Seu jogo agressivo em todas lanes muitas vezes pode não dar certo, especialmente contra equipes de alto calibre já que essas possuem uma qualidade mecânica superior, o que dificulta esse tipo de estratégia em dar certo. Além da barreira mecânica, outro grande problema são as decisões em jogo, muitas vezes entregando alguma vantagem graças a uma escolha errada de objetivo, principalmente se falando de dragão e barão, onde a equipe parece ter mais dificuldade de saber a hora exata de se agrupar. 

Prime Optimus
Top Laner   Kim "Hanlabong" Dong-ha
Jungler   Yang "Old B" Seung-bin
Mid Laner   Noh "Ninja" Geon-woo
AD Carrier   Lee "ZetNjin" Jin-yong
Suporte   Jeong "Kkyul" Myeong-su

Histórico

Organização antiga na Coréia, a Prime tenta já há algum tempo ingressar no League of Legends, porém sem sucesso. A história mudou agora, com a Optimus garantindo primeiro lugar de sua chave no qualificatório, deixando em segundo a KTR Arrows, que é considerado um dos times mais promissores do momento. Com uma boa estrutura, bons talentos garimpados da SoloQ e cena amadora é uma equipe que tende a crescer e ser uma das revelações, num cenário instável após tantas trocas de jogadores entre as grandes organizações.

Estilo de jogo

Seguindo um estilo já mostrado em outros jogos pela organização a Optimus é uma das equipes mais agressivas a desembarcar nessa OGN. Donos de uma maneira de jogar muito parecida dos chineses, o time gosta de investir em bastante dives entre as torres já no começo da partida, com a ajuda de Old B e Kkyul em picks propícios a isso, como Alistar, Leona, Vi e Pantheon. Embora muitas dessas jogadas não resultem em objetivo, os abates conseguidos os ajudam a cedo ou tarde ter força suficiente para contestar uma torre ou até mesmo um Dragão, que é outro ponto bem forte da equipe já que seu controle de wards nessa área e a capacidade de uma boa teamfight ficam evidentes. 

Destaque

Ainda não vimos muitas partidas da Optimus contra grandes equipes, mas Kkyul mostra ser um player que pode surpreender nessa temporada de primavera. Suas jogadas de Alistar contra a KTR-Arrows e Leona contra a AW Arena mostraram ser extremamente precisas, sabendo o momento certo de iniciar em cima de um adversário fora de posição ou até mesmo parando algum engage letal do adversário. Sua sólida lane phase é um dos motivos de ZetNjin morrer poucas vezes e conseguir tantos abates já no começo da partida.

Pontos fracos

Como toda equipe iniciante a Optimus ainda falha na metade do jogo, onde costuma entregar torres de graça por não saber ler a rotação adversária. Embora as wards em volta do Dragão e Barão sejam bem posicionadas o time ainda não tem um controle de visão da jungle adversário tão bom, o que lhe garante em alguns momentos ser surpreendida com algum pickoff ou mesmo uma teamfight em desvantagem numérica. Embora formada por bons jogadores mecanicamente falando ainda há uma certa dependência em Kkyul e Old B para realizarem as jogadas, o que pode ser um problema caso o adversário saiba banir heróis com boa iniciação, onde os dois invocadores se destacam mais. 

 

KT Rolster Arrows
Top Laner   Kim "ssumday" Chan-ho
Jungler   Lee "KaKAO" Byung-kwon
Mid Laner   Song "RooKie" Eui-jin
AD Carrier   No "Arrow" Don-hyeon
Suporte   Ha "Hachani" Seung-chan

Histórico

Depois de duas temporadas fora (Verão 2013 e Inverno 2013/2014) a Arrows finalmente está de volta a OGN. Para essa nova empreitada os reforços foram a chegada de Kakao (da irmã Bullets), Rookie e Hachani (Mid Laner e Suporte da cena amadora, respectivamente), e Arrow, AD Carrier destaque da Xenics Storm na OGN Inverno. Após bons resultados no qualify para essa temporada e no Masters a equipe prova que vem para ficar na OGN e que o risco de ser rebaixada novamente não existe.

Estilo de jogo

Por dois jogadores já terem feito parte da equipe-irmã Bullets o estilo de jogo de ambas equipes é bem parecido, focado em fazer rotações rápidas pelo mapa e garantir o maior numero de torres no menor tempo possível. Sobre os jogadores, Ssumday costuma se isolar na Top Lane, onde graças a sua sólida performance com tanks consegue travar o adversário e farmar exponencialmente até o final do jogo, quando costuma entrar nas lutas em equipe. No Mid, Rookie gosta de campeões que limpem as levas de minion rapidamente para que possa sufocar o adversário, partindo para o siege ou visitando outras lanes. Kakao é a grata surpresa dessa line-up já que é um jogador bem sólido e que sabe como nunca explorar os ganks durante o começo do jogo, especialmente na Bot Lane, para que Arrows e Hachani possam abrir vantagem sobre o adversário, levando sua torre, rotacionando para o dragão e já forçando a torre do mid se possível. 

Destaque

Uma das melhores contratações dessa janela, Arrow conseguiu tomar o lugar de Riris, considerado por muitos um dos destaques da antiga KTR-A. Ex-Mid Laner da Xenics Storm, o jogador mudou para ADC na temporada de inverno e cativou o público com sua habilidade, em especial com Ezreal e Draven, tido por muitos como o melhor de toda a Coréia. Pelos seus heróis favoritos é notório que mecânica é algo muito forte no jogador, tanto que acaba sendo constante alvo de bans pelo medo dos adversários de sua lane phase insanamente agressiva.

Pontos fracos

Rookie ainda tem problemas durante o jogo, mais especificamente na sua laning phase, onde com o herói errado costuma ficar muito para trás ou deixar que seu adversário cresça mesmo num duelo favorável ao jogador da Arrows. Pela instabilidade de Rookie e Ssumday jogando de maneira mais passiva a responsabilidade de carregar o jogo acaba caindo nas mãos de Arrow, que se não no pick certo (já que sua Champion pool é curta) acaba tendo problemas. Com tudo isso no contexto a equipe acaba se tornando previsível, o que é um prato cheio para times mais experientes. 

Grupo B - Samsung Ozone, Incredible Miracle, CJ Entus Frost e Midas FIO

Samsung Galaxy Ozone
Top Laner   Jang "Looper" Hyeong-seok
Jungler   Coi "DanDy" In-kyu
Mid Laner   Heo "PawN" Won-seok
AD Carrier   Gu "Imp" Seung-bin
Suporte   Cho "Mata" Se-hyoung

Histórico

Segundo lugar na temporada passada a SG Ozone ainda tem muito a mostrar, mesmo se recuperando do fiasco que foi no campeonato mundial da Season 3. Creditado por muitos de ter só chego à segunda colocação graças a um chaveamento mais fácil o time vem cada vez mais ganhando forma, porém ainda longe de ser a equipe que surpreendeu a todos e venceu a temporada de verão de 2013. Pensando em aumentar a estabilidade do time Dade foi remanejado para a equipe-irmã Blue enquanto Pawn, revelação da última da OGN se transfere da Blue para a Ozone.

Estilo de jogo

Muitos pensavam que com a entrada de Pawn o estilo de jogo da Ozone mudaria, mas ainda pouco se viu dessa mudança. A equipe continua a utilizar composições com altos danos a alvos únicos, normalmente com um assassino no meio e bom controle de grupo partindo do Jungler e/ou do Suporte. Com essa composição a equipe gosta de abusar do controle de wards preciso de Mata para realizar pickoffs durante o mapa e transforma-los em objetivos através da superioridade numérica. 

Destaque

Após a final da temporada de primavera de 2013 algo ficou bem explicito, finalmente aparecia um jogador para contestar a superioridade de Madlife. Mata mesmo nos tropeços da Ozone mostra porque é considerado por muitos como o melhor Suporte coreano atualmente, com diversos bans direcionados a ele, em especial seu Thresh e mais recentemente sua Leona. Com esses heróis ele garante não somente uma boa lane phase para seu companheiro Imp, mas como também uma boa fonte de iniciação e precisão nos pickoffs da equipe. Além de sua habilidade apurada vale ressaltar sua noção de mapa, fazendo movimentações inusitadas para surpreender o inimigo como também saber controlar o mapa com suas wards.

Pontos fracos

Pawn vem dando a segurança que o time precisava, porém a equipe ainda tem alguns terríveis problemas de comunicação, em especial no seu early game e na fase de picks/bans, onde costumam fazer escolhas duvidosas de match-ups ou mesmo deixar peças importantes para seu adversário. Mesmo sendo uma equipe com um bom poder de reação na metade e no final do jogo é preciso manter cuidado, já que muitas vezes suas decisões erradas no começo da partida podem sacramentar sua derrota. 

Incredible Miracle
Top Laner   Song "Smeb" Kyung-ho
Jungler   Jeon "Lilac" Ho-jin
Mid Laner   Park "MidKing" Yong-woo
AD Carrier   Lim "Violet" Doo-sung
Suporte   Lee "Bbuing" In-yong

 

Histórico

Com passagem memorável no Brasil e o título do Desafio Global de 2013, a Incredible Miracle #1 é uma das equipes mais antigas da OGN, tendo participado desde a sua criação. Nos últimos tempos os resultados não vinham sendo tão satisfatórios tendo ficado de fora da temporada de Inverno, o que gerou algumas mudanças na line-up. Para voltar ao principal campeonato do país o time venceu Olympus (num jogo extremamente acirrado) e God Sin e perdeu somente para a NaJin Black Sword, ficando em segundo lugar no grupo do qualificatório. 

Estilo de jogo

Por ser uma equipe mais experiente a maneira de jogar do time é bem menos focada no early game (algo mais presente em equipes amadoras, devido elas serem formadas por jogadores de SoloQ) e mais no mid-game, onde as rotações acabam decidindo o rumo da partida.

Midking é um Mid Laner clássico, que prefere campeões com bom potencial de teamfight e evita ser agressivo demais na lane, somente farmando e não perdendo as trocas. Lilac é um Jungler experiente e muito inteligente, normalmente focando seus ganks no top de Smeb, que por ser um jogador mecanicamente mais fraco precisa de ajuda para se sobressair na partida. Toda a agressão do time vem de sua Bot Lane, onde Violet e Bbuing gostam de campeões com bom potencial de all-in, sendo essa rota a derrubar a primeira torre e iniciar as rotações do meio de jogo para a Incredible Miracle.

Destaque

Violet é um dos jogadores da nova safra da IM, tendo entrado na equipe em agosto do ano passado. Por ser um jogador mais “atual” seu estilo de jogo é bem mais agressivo, procurando trocas constantemente na lane com a ajuda de seu Suporte. No qualificatório para essa OGN suas poucas mortes mostraram porque é uma peça importante do time, tendo sempre um posicionamento exemplar tanto na lane phase quanto nas teamfights, onde sempre consegue ser uma fonte confiável de dano para sua equipe.

Pontos fracos

Devido a sua experiência, a Incredible Miracle não tem problemas quanto as rotações no mapa, conseguindo muitas vezes se equiparar a equipes de maior nível nesse quesito. Porém o time ainda sofre sérios problemas quando se tratam de engages. Pelas partidas até agora vistas parece haver algum tipo de problema de comunicação, que normalmente resulta em até uma boa iniciação por parte de Lilac ou Smeb, mas sem uma resposta do resto do time, fazendo com que a IM perca teamfights mesmo quando a frente de ouro de seu adversário.

Smeb é outro problema já que se não tiver a ajuda de Lilac acaba sofrendo muito durante o jogo, já que seu posicionamento e decisões costumam ser ruins, devido a alguns apagões que o jogador sofre durante a partida. 

 

CJ Entus Frost
Top Laner   Park "Shy" Sang-myeon
Jungler   Baek "Swift" Da-hoon
Mid Laner   Shin "CoCo" Jin-young
AD Carrier   Seon "Space" Ho-san
Suporte   Hong "MadLife" Min-gi

Histórico

Creditado como um dos melhores times do mundo e dominante na Coréia durante a Season 2 onde foi vice-campeã mundial, a CJ Entus Frost tenta agora uma reestruturação gigantesca para apagar as atuações ruins dos últimos tempos, onde não venceu nenhuma OGN e amargou posições abaixo do esperado. Com boa parte da espinha dorsal do time já aposentada (Cloudtemplar, Woong, Rapidstar), 2 dispensas (Ganked By Mom e Maknoon) e a entrada de dois novos players (CoCo e Swift) essa temporada parece mais um tempo de adaptação do que grandes conquistas para o que já foi uma das grandes forças do LoL mundial.

Estilo de jogo

O estilo de jogo da equipe, embora ainda não muito esclarecido, irá se desempenhar na sinergia entre Swift e CoCo, jogadores provenientes do mesmo time e que mostraram um bom entrosamento, com o jungler gankando constantemente o meio para snowbollar os assassinos de seu companheiro de equipe. Poderemos ver também uma maior prioridade de ganks a Shy, caso CoCo esteja jogando com um herói mais passivo. Na  Bot Laner podemos esperar de Madlife e Space a mesma sinergia de antes, talvez jogando de maneira mais passiva e esperando a movimentação de seu mid e jungler para criar mais jogadas. 

Destaque

Shy continua sendo o destaque do time, já que mesmo em situações onde a CJ Entus jogou mal continuou atuando de maneira sólida e sendo um dos pilares junto com Madlife. Dono de um conhecimento extenso do jogo ele é ainda um jogador que não tem dificuldades a se adaptar ao meta não importa quantas mudanças sejam feitas ingame, o que acaba creditando a ele um estilo mais versátil já que sempre está pronto para jogar com tudo em qualquer composição, sendo um carry (Jax) ou uma tankline, com Mundo ou Shyvana.

Pontos fracos

A fraqueza da Frost nessa temporada ainda será a falta de entrosamento, já que dois players acabam de entrar na equipe. É muito provável que ainda veremos um time bem desacostumado já que se tratam de dois jogadores bem diferentes: Swift é um jungler bem agressivo, o que entra em contraste com a maneira de Cloudtemplar e Helios (os dois ex-junglers) de jogar. Já CoCo é um Mid Laner que gosta bastante de dar roaming, daí sua preferência para campeões com grande mobilidade no Mid, como Kassadin e Le Blanc. Junto a isso é necessário saber se Space, carregador regular, está apto a fazer a diferença caso Shy, uma das grandes forças do time seja focado e neutralizado. 

 

Midas FIO
Top Laner   Gi "Expect" Dae-han
Jungler   Oh "SuNiN" Yeong-gyo
Mid Laner   Lee "Nexus" Jun-woo
AD Carrier   Han "Lactea" Gi-hyeon
Suporte   Kim "ANNA" Ju-seong

Histórico

Equipe desconhecida e sem uma organização forte por trás a MIDAS Fio vem para essa OGN com muito crédito, após eliminar a Jin Air Stealths (tida como melhor equipe da organização) no pré-qualificatório e depois desbancar a nova Xenics Storm já na fase de grupos para decidir uma vaga para a OGN de Primavera. Woong, considerando por muitos como jogador cabeça da Azubu Frost durante seu momento mais vitorioso, é o coach do time.

Estilo de jogo

Assim como muitas equipes coreanas o seu foco é o early game, porém esse é jogado de maneira diferente com Sun comprando bastante wards no começo da partida, para ler a movimentação do jungler adversário colocando-as na jungle inimiga. Isso acaba gerando um controle pleno de visão, que garante ao time conhecimento do momento certo de ser agressivo nas lanes ou mesmo puxar algum objetivo como torre ou dragão. Juntamente a isso a Fio também sabe como planejar seus picks e bans, garantindo que nada fora de controle venha do lado do inimigo e garantindo certa autoridade em ao menos duas lanes contra o adversário.

Destaque

Lactea provou sua força ao derrotar Cpt Jack, lendário AD Carrier do cenário coreano no chaveamento antes do qualificatório. Logo após mostrou novamente do que é capaz contra Mook Comet e Xenics Storm, com uma atuação perfeita de Draven. É necessário ficar de olho nesse jogador que procura a todo instante abates na botlane, favorecido por seus picks mais incomuns e agressivos.

Pontos fracos

Embora seja uma equipe que saiba planejar muito bem os picks e bans assim como o early game contra seus adversários a MIDAS Fio ainda não sabe como reagir caso seu plano inicial dê errado, sendo uma equipe que não consegue se adaptar ao jogo quando está atrás. Isso acaba criando uma brecha onde o adversário procura explorar o early game mais atentamente, já que sabe que logo após essa etapa não haverá reação e muito menos boas rotações de mapa partindo da MIDAS Fio. 

Grupo C - KT Rolster Bullets, NaJin Black Sword, Samsung Blue e Jin Air Falcons

KT Rolster Bullets
Top Laner   Lee "Leopard" Ho-seong
Jungler   Choi "inSec" In-seok
Mid Laner   Ryu "Ryu" Sang-wook
AD Carrier   Go "Score" Dong-bin
Suporte   Won "Mafa" Sang-yeon

Histórico

Uma das organizações mais antigas da Coréia, a KT abriga uma das maiores forças do LoL desde sua criação: o time da Bullets, que infelizmente amarga o tabu de nunca ter vencido uma edição da OGN. Terceiro lugar no campeonato de inverno, a Bullets foi considerada por muitos como o segundo melhor time do torneio, acabando na colocação que esteve somente pelo seu chaveamento difícil, já que perdeu para a campeã nas semifinais. Para essa temporada uma troca muito cogitada após a disputa de terceiro lugar: Leopard, Top Laner reserva passa a ser titular enquanto Insec volta a jungle após a ida de Kakao para a Arrows.

Estilo de jogo

A KTR-B tem como estilo de jogo tradicional o fast-push, que consiste em levar o maior número de torres possíveis em menos tempo. Para executar essa estratégia o time não se baseia somente num tipo de composição, utilizando de diversas maneiras diferentes de realizá-la, fato que lhe rende o título de equipe mais inteligente do cenário coreano. Outro símbolo da maneira de jogar da KTR-B são seus Barões, feitos através da maestria de como o time controla a visão em volta desse objetivo, muitas vezes ele sendo abatido sem que o adversário perceba.

Destaque

O destaque fica por conta de Insec, que após uma boa temporada na Top Lane volta para a Jungle, onde foi considerado o melhor jogador do mundo por diversos especialistas. Embora longe por muito tempo da posição, Insec é um jogador com mecânicas apuradas (em especial com Lee Sin) e com uma noção imensa de iniciação de lutas, sendo esse um dos principais motivos de sua troca, já que o meta atual trouxe melhores iniciadores para a jungle.

Pontos fracos

O maior problema do time ainda esbarra no nervosismo dos playoffs, onde após uma derrota numa série de cinco já começa a se sentir pressionado. Por esse padrão estar se repetindo constantemente é algo que cada vez mais só aumenta a pressão com o passar do tempo. Outro problema evidente é que após um ano fora de sua posição de origem Insec ainda não acompanhou o meta, ou seja, ainda se encontra desacostumado com os novos picks, visão de mapa e itens da quarta temporada. Até que o jogador consiga se ajeitar a equipe ainda terá muitos problemas de entrosamento e para encaixar o seu estilo agressivo tão dependente do early game e de seu Jungler. 

NaJin Black Sword
Top Laner   "Limit"
Jungler   Shin "Helio" Dong-jin
Mid Laner   Kim "Nagne" Sang-moom
AD Carrier   Kim "PraY" Jong-in
Suporte   Jang "Cain" Nu-ri

 

Histórico

 

Dominantes durante o final da segunda temporada e começo da terceira (2012-2013) a Najin Black Sword é uma equipe que vive de altos e baixos: caíram nas quartas da OGN Primavera 2013,  foram eliminadas na fase de grupos da OGN Verão 2013 e da última edição. De bons resultados temos o 3º lugar no campeonato mundial da Season 3. Para essa edição as mudanças foram a saída de Expession (um dos destaques do time) para a entrada de Limit (soloQ) e Helios (CJE Blaze e Frost) na Jungle, suprindo a saída de Watch para a equipe irmã White Shield. Após um qualificatório relativamente tranquilo e um bom resultado contra a KTR-B no Masters, o que parecia perdido com a saída de duas peças importantes pode acabar se tornando uma grata surpresa.

 

Estilo de jogo

 

Embora a troca de Expession para Limit tenha mudado como a Top Lane atua a equipe da Najin Black Sword ainda joga da mesma maneira, com Nagne num herói mais seguro para farmar e o jogo voltando para a Bot Lane, onde Pray e Cain, ambos conhecidos por serem jogadores agressivos tentam neutralizar o adversário e fazer com que as investidas de Helios por lá dêem resultado. A maior diferença é Limit, que agora também é outro jogador a ser direcionado ganks, para que possa vencer sua lane e fazer o que faz melhor, ajudar seu time em teamfights, seja dando dive na torre adversária ou em outros objetivos como Dragão e torres. 

 

Destaque

 

Apagado durante as últimas temporadas o nome de Pray é sempre invocado quando o tema é AD Carrier no seu país, tendo inclusive representado a Coréia no All-stars de 2013. Jogador veterano na posição, ele é o responsável por grande parte do sucesso recente na equipe, com boas atuações em picks mais atuais como Lucian e Sivir e ainda assim mantendo o nível de excelência de sua Caitlyn, frequentemente banida. Dono de um estilo agressivo, ele conta com o apoio de Cain para vencer o jogo já no seu começo, daí sua preferência para campões com um bom early game.

 

Pontos fracos

 

O currículo de Helios é invejável, porém seu nome ainda é considerado uma incógnita na Black Sword já que seu desempenho depois da segunda temporada sofreu um grande declínio, sendo dispensado de CJE Blaze e logo após Frost. Por ser da velha escola da Jungle seu estilo ainda é mais passivo, preferindo farmar a gankar constantemente, o que pode ser um problema caso a equipe seja sufocada no early game. Outro problema é a ausência de Expession, considerado um dos melhores em sua posição e exímio splitpusher. Ele era a válvula de escape e sinal de constante pressão no time adversário, já que costumava jogar com heróis que criassem esse tipo de situação (Jax, Rengar, Renekton). Já Limit, jogador atual, embora mais dentro do meta em seus picks é um jogador mais passivo e que prefere ajudar o resto da equipe a se isolar na toplane para criar pressão. 

Samsung Galaxy Blue
Top Laner   Choi "Acorn" Cheon-ju
Jungler   Lee "Spirit" Da-yoon
Mid Laner   Bae "Dade" Uh-jin
AD Carrier   Kim "Deft" Hyuk-kyu
Suporte   Lee "Heart" Gwan-hyung

 

Histórico

Considerada no passado a “irmã feia” da Ozone pelos resultados abaixo do esperado, o time da SG Blue conseguiu se reerguer e se reestruturar durante o mundial da Season 3. Flahm e easyhoon saíram e para seus lugares vieram Heart e Pawn. O resultado foi positivo: vitória de 2-0 sobre a recém-campeã mundial SKT1 K e logo após o vice no qualifier coreano da WCG. Com novo gás a equipe garantiu seu lugar na OGN de Inverno e ainda por cima acabou em segundo lugar no considerado grupo da morte do torneio, perdendo nas oitavas para a campeã da edição SKT1 K. É um time que pode surpreender com a adição de Dade, caso o jogador esteja em um bom momento.

Estilo de jogo

O estilo de jogo da equipe é bem variado, mas com uma preferência acentuada a composições de siege, onde o time possa garantir torres e objetivos sem se envolver em lutas, utilizando normalmente de bastante dano concentrado nesses objetivos ou bastante poke. Com a entrada de Dade é possível que vejamos mais composições com assassinos, utilizando da habilidade do jogador com esses campeões e possivelmente trabalhando em cima do pickoff.

Destaques

Deft é o grande responsável pelo crescimento da popularidade de Lucian, já que foi o primeiro a utilizá-lo de forma efetiva numa partida profissional. Com seu pick popularizado no mundo todo é notável dizer que embora seja um jogador passivo em sua lane phase é alguém que gosta de correr riscos, escolhendo heróis diferentes para sua posição e tendo muito sucesso com eles. Dono de um bom posicionamento é um jogador muito efetivo com carregadores que escalem bem no final do jogo, onde tem mais espaço para brilhar nas teamfights.

Pontos fracos

Forte mecanicamente a equipe possui uma lane phase sólida em todas as posições, porém quando algumas torres caem os problemas começam a aparecer, com a falta de controle de mapa e uma dificuldade de fechar o jogo, muitas vezes escolhendo os objetivos errados e pagando caro por isso.

Outro fator a se preocupar é Dade, jogador que quando está num bom dia consegue ser estelar, mas que quando se encontra muito para trás do adversário de lane tem sérios problemas de foco e acaba entregando ainda mais a partida.  

Jin Air Green Wings Falcons
Top Laner   Kim "Miso" Jae-hoon
Jungler   Lee "RealFoxy" Sang-hyun
Mid Laner   Lee "Ganked by Mom" Chang-seok
AD Carrier   Jin "Mystic" Sung-jun
Suporte   Kim "Kish" Beom-seok

Histórico

Formado com a line-up da lendária Eat Sleep Game, equipe comandada por Reapered a Falcons vem para essa temporada de primavera com bastantes mudanças do time que decepcionou na OGN de inverno. Saem ActScene (Najin Black Sword), Raven (dispensado) e Reapered (aposentado). Para seus lugares entram Ganked By Mom (CJE Frost), Mystic (soloQ) e RealFoxy (soloQ). Embora o desempenho não tenha sido o melhor no torneio Masters, no qualificatório o time apresentou performances bem sólidas, comandadas por RealFoxy, garantindo o primeiro lugar do grupo que estava.

Estilo de jogo

RealFoxy não é somente o destaque do time pela sua inteligência, mas é também o jogador que dita o ritmo de jogo para sua equipe. A Falcons gosta de jogar com duas lanes seguras e uma de snowball, na qual seu Jungler focará todos seus ganks a fim de fazer seu parceiro de time carregar o jogo. Com um jogador já feedado e criando pressão é a vez dele partir para as outras rotas a fim de dominar o resto da partida. Por suas mecânicas superiores é normal que a lane mais focada para os ganks seja a de Miso, que tem muita experiência com o herói Renekton. 

Destaque

Completamente desconhecido antes da Falcons o jogador RealFoxy vem provando ser uma das grandes revelações da jungle para essa nova temporada. Sua agressividade com heróis como Pantheon e Khazix é combinada com extrema inteligência, sabendo exatamente qual lane gankar e executando o gank de maneira perfeita. Junto a sua boa movimentação ele também sabe o momento certo de aplicar sua vantagem sobre o adversário, invadindo a jungle do seu inimigo caso esteja à frente.

Pontos fracos

Com problemas já na época da Frost, Ganked By Mom é uma incógnita até os dias de hoje, já que sua variedade de heróis costuma ser baixa, desempenhando somente boas partidas com sua Orianna ou Zed, dois campeões que caíram em desuso após diversas mudanças. Embora não haja a certeza que seja titular, Booroona também não é um jogador confiável, já que mesmo os campeões do meta atual ainda costuma perder partidas onde deveria ter a vantagem. Na Bot Lane Mystic pode ser outro problema, já que quando não está com sua Caitlyn costuma passar apuros contra carregadores mais experientes. 

 

Grupo D - NaJin White Shield, Xenics Storm, CJ Entus Blaze e Incredible Miracle #2

NaJin White Shield
Top Laner   Baek "Save" Young-jin
Jungler   Cho "Watch" Jae-geol
Mid Laner   Yu "Ggoong" Byeong-jun
AD Carrier   Lee "Zefa" Jae-min
Suporte   Kang "GorillA" Beom-hyeon

Histórico

Time reformulado em Junho, a Najin White Shield só realmente apareceu no cenário no qualificatório da WCG, onde conseguiu um terceiro/quarto lugar perdendo para a CJ Blaze, que mais tarde se sagraria campeã da competição. Irmã da equipe Black Sword, a White Shield procura nessa temporada repetir as boas atuações que lhe renderam o quarto lugar na OGN de inverno 2013/2014. Com boas decisões e uma tática forte envolvendo os dois solo laners é outro time candidato a crescer nessa competição se conseguir suprir a ausência de seu capitão Nofe, que se aposentou recentemente.

Estilo de jogo

O estilo de jogo da Najin White Shield nessa nova temporada ainda é uma incógnita, já que teremos Watch, um dos junglers mais agressivos do cenário coreano substituindo a imprevisibilidade e decisões pontuais de Noffe. Gorilla e Zefa devem continuar seu jogo sólido no bot, não comprometendo o time. O jogo novamente deverá rodar em cima de seus dois solo laners (Save e Ggoong), que vão se aproveitar da sua habilidade de jogar em lanes invertidas e tentar confundir o adversário já na tela de picks e bans.

Destaque

O destaque fica para Save, que antes de integrar a Top Laner jogava no meio. Com uma Champion pool extensa e muitas vezes fora do padrão bruiser-tanker o jogador é uma das maiores forças do time, com frequência levando bans direcionados a sua pessoa, em especial seu Kha’zix, com o qual joga com maestria tanto no top como no mid.

Pontos fracos

O ponto fraco da equipe ainda é a habilidade mecânica de seus jogadores, principalmente Zefa e Gorilla, players que costumavam ficar na sombra da agressão de Watch e da habilidade de Save. Caso o time queira bater de frente com os grandes nessa OGN é necessário que a equipe não perca o jogo já nas lanes, onde é sua maior fraqueza devido à mecânica de seus jogadores. É necessário que a equipe ache também alguém que supra a ausência tática importante que era Nofe, já que as decisões de Watch não se mostraram ser a altura ainda. 

Xenics Storm
Top Laner   "Ren"
Jungler   Shin "Vin" Min-jae
Mid Laner   "Alvingo"
AD Carrier   Oh "Ohq" Gyu-min
Suporte   Cho "Ink" Sun-ho

Histórico

Revelação da última OGN a Xenics Storm não conseguiu manter seu line-up original: CoCo e Swift foram para a CJE Frost, Arrow para a KTR-A e Piccaboo decidiu não renovar seu contrato. Por não conseguir manter membros suficientes da formação original a equipe acabou tendo sua vaga automática revogada, e com a nova line-up formada (misto de jogadores da Xenics Blast mais destaques da soloq) garantiu sua vaga através do torneio wildcard do qualificatório.

Estilo de jogo

Mesmo com uma formação de 5 jogadores diferentes o trabalho de coaching garantiu que a Storm continuasse no mesmo estilo que a destacou: lanes super agressivas com teamfights e lutas 2x2/3x3 a todo o momento, lembrando um pouco o meta chinês. Ren é um toplaner na mesma escola de Expession, gosta muito de se isolar na sua lane e ser o split-push constante para seu time com picks como Tryndamere e Shyvana. Já Alvingo é um jogador mais passivo, preferindo heróis com bom waveclear para garantir um siege constante no mid e late-game. Vin é a peça fundamental para fazer com que Ren consiga se sobressair ao toplaner adversário e ganhar o splitpush, além de ajudar com possíveis counter ganks no bot. Por ultimo Ohq e Ink protagonizam o ponto forte da equipe, já que gostam de zonear e acuar o adversário em sua torre, fazendo com que ele perca CS e não consiga impacto algum no jogo. 

Destaque

Ohq é o responsável por manter o legado de Arrow vivo na Storm, já que tem um estilo muito parecido com o antigo AD Carrier, embora com picks diferentes. Dono de uma grande sinergia com seu support Ink não será incomum ver sua Caitlyn sendo banida nessa OGN, já que com ela consegue criar o cenário perfeito de zoning no começo da partida, fazendo com que no meio do jogo tenha normalmente o dobro de cs que seu adversário de lane.

Pontos fracos

A lane de destaque também é a sua lane de maior fragilidade, já que Ink e Ohq por jogarem em cima da torre do adversário acabando se deixando muito abertos a ganks adversários, mesmo com wards sendo bem colocadas. Essa fragilidade não é vista somente na lane phase, mas também ao decorrer da partida, onde a Storm acaba perdendo muitos objetivos importantes e concedendo kills por se estender demais atrás de kills ou de jogar de maneira agressiva demais quando deveria recuar.

CJ Entus Blaze
Top Laner   Lee "Flame" Ho-jong
Jungler   Kang "Daydream" Kyung-min
Mid Laner   Kang "Ambition" Chan-yon
AD Carrier   Kim "Emperor" Jin-hyun
Suporte   Ham "Lustboy" Jang-sik

Histórico

Considerada uma das forças do LoL Coreano na Season 2 e em boa parte da Season 3, a CJ Entus Blaze precisa mostrar nessa temporada que ainda é o mesmo time de outrora. As entradas de Daydream (ex-Xenics Storm) e Emperor (vindo da soloq coreana) deram um novo fôlego a equipe, que venceu o qualificatório coreano e a edição mundial da WCG 2013. Porém ao mesmo tempo mudaram a forma do time de jogar, na qual eles ainda não parecem estarem acostumados totalmente. A questão que fica é se essa será mais uma temporada de adaptação ou se dessa vez o time todo estará pronto para botar o nome da Blaze de volta ao pódio.

Estilo de jogo

O estilo de jogo da equipe é bem moldado a maneira como Flame irá jogar, mas sempre com um foco bem forte em teamfights (um ponto alto da Blaze) e lanes com early game forte, que garantem uma vantagem já no inicio do jogo. Outro fator a ser mostrado é a maneira única como a Blaze começa suas teamfights, flanqueando o adversário por diversos lados, fator que mostra a grande sincronia do time e a preferência por forçar lutas em espaços mais abertos.

Destaque

O destaque do time fica por conta de Flame, que mesmo em épocas ruins ainda continua sendo um porto seguro da equipe com seu estilo dominante e habilidoso. É necessário tomar cuidado com o jogador, que costuma ter uma Lane phase impecável, onde abre vantagens altas de CS sobre seu adversário e a partir disso pode snowbollar a partida, transferindo sua vantagem a outras lanes como o mid. Além disso, ainda possui uma Champion pool bem variável que pode cobrir as necessidades do time, sejam elas split-push, tank, iniciação ou mesmo a função de carregador.

Pontos fracos

O grande defeito do time ainda é seu início de jogo, onde temos Flame e Ambition mais acostumados a um jogo passivo derivado da Season 2 enquanto Daydream e Emperor jogam com muito mais agressividade. Isso acaba criando uma divergência de estilos, fazendo com que muitas jogadas de seu jungler acabem não tendo uma sequência graças a pensamentos diferentes dos jogadores. Se a Blaze quer voltar ao topo precisa que todos seus jogadores joguem em sincronia e sabendo seu papel em cada composição.

Incredible Miracle #2
Top Laner   Jung "Apple" Cheol-woo
Jungler   Kim "Reign Over" Ui-jin
Mid Laner   Lee "kurO" Seo-haeng
AD Carrier   Lee "BetKyo" Seung-min
Suporte   Kweon "Lasha" Min-woo

Histórico

Um dos destaques do qualify de inverno ao vencer a KTR Arrows, a Incredible Miracle #2 não teve chance de demonstrar seu potencial no campeonato em si já que acabou caindo naquele que era considerado o grupo da morte, junto com Samsung Blue, Najin Black Sword e KTR Bullets. Mesmo com o bom reforço de Apple, oriundo da MiG Blitz e Quantic, o time mostra certa instabilidade, colhendo bons resultados no Battle Royale (torneio online), mas não fazendo uma campanha tão convincente no qualificatório para essa temporada, onde ficaram em segundo lugar atrás da Falcons.

Estilo de jogo

A IM #2 é uma de muitas equipes da Coréia que gosta de focar seu jogo em volta da rota do meio, onde Kuro, um especialista em campeões assassinos consegue tomar conta do jogo com os ganks de ReignOver, jogador com o qual já possui um bom entrosamento. Com a entrada de Apple o jungler tem mais uma opção de rota a gankar, já que seu novo Top Laner também consegue criar impacto no jogo. No Bot o cuidado de Reign Over é somente em caso de dives, já que BetKyo costuma ser bem passivo, preferindo farmar durante toda a lane phase para brilhar nas teamfights.

Destaque

Apple foi considerado uma das promessas da MiG Blitz, equipe que se desfez após uma boa apresentação na OGN de Verão de 2013. Depois de alguns meses nos Estados Unidos o jogador volta para a Coréia e mostra que ainda não perdeu suas sólidas mecânicas na Top Lane. Dono de uma lane phase muito boa e com poucos contratempos o jogador se destaca em seu posicionamento em teamfights e pelo mapa, estando sempre no momento certo para criar pressão em outra lane ou até mesmo se juntar no time para uma luta por controle de objetivos. Seus heróis de destaque são Shyvana e Renekton.

Pontos fracos

Após boa OGN de inverno, o Mid Laner Kuro mostra instabilidades no torneio Masters e no Qualify. Tido como uma das promessas da posição, o jogador parece não ter vingado ainda e sofre um pouco para achar seus campeões de conforto, como sua Syndra na temporada passada. Com um de seus jogadores assim cabe ao adversário saber neutralizar com pick e bans Apple e Betkyo (que costuma ter boas partidas com Vayne, graças a seu posicionamento em teamfights). O carregador da IM #2, aliás, é outro problema do time já que costuma ter uma lane phase bem fraca, onde consegue ser muito zoneado pela botlane adversária, além de não fazer boas trocas, saindo sempre em desvantagem. 

Curtiu essa super análise? Se sim, curta agora mesmo a página de Diego "Lunacy" Oliveira. Essa promete ser a primeira de muitas matérias especiais com o ex-Técnico do CNB e-Sports Club.

 

Com imagens de Leaguepedia.com