Coluna do Cynical: As vezes o futebol e a CBF são um bom modelo

Coluna do Cynical: As vezes o futebol e a CBF são um bom modelo

Riot precisa criar um BID

O fim da temporada se aproxima e com ele a polêmica janela de transferências chega também. Todo ano vemos times tendo problemas com contratações ou falta delas, quem me acompanha sabe que gosto muito de fazer paralelos entre o esporte tradicional e o eletrônico, especialmente o futebol.

Sim, o futebol tem inúmeros erros, mas aqui o acerto é inegável. Para quem não conhece, o BID (Boletim Informativo Diário),  é uma ferramenta da CBF onde os atletas e as transferências envolvendo eles são notificadas, ou seja, para um atleta participar de um jogo oficial seu nome deve constar no BID. E como isso ajudaria no League of Legends? Com a regra anti aliciamento, a proteção em torno dos times cresceu, porém, o acesso a uma informação sobre o contrato do jogador diminuiu.

O "BID" da Riot, deveria conter algumas informações úteis para os times tanto de primeira quanto segunda divisão, tais como: Nome completo do jogador, nick, posição, data do inicio do contrato, data de término do contrato e time que ele está vinculado. O BID também serve para que um jogador esteja oficialmente liberado para jogar, ou seja, casos como o de Daniquest que estava banido e foi anunciado pela Red Canids não aconteceriam, pois sem aparecer no BID ele não estaria apto para ser oficializado.

Outro ponto importante dessa ferramenta é a possibilidade de um contato certeiro entre os times, seria muito bom que junto com as informações acima fosse possível acessar o contato da equipe que o jogador está vinculado, muitas vezes times novos do cenário não tem acesso a um e-mail de todos os times e dependendo de como o time pergunta para o jogador isso pode ser considerado pouching. Quanto mais ferramentas disponíveis para as organizações usarem em relação a um cenário profissional, melhor será para todos.

É o tipo de informação que ajudaria os times em situações que eles imaginam que há um contrato próximo do fim mas a outra organização não quer dizer a data do término para tentar ganhar o pagamento da rescisão e simplesmente se recusa a responder sobre a data, e a organização interessada não pode perguntar diretamente ao jogador, porque se o fizer será punida por pouching.

E ai, o que acham da ideia de ter uma ferramenta para consultar esses dados importantes?