Entrevista com gAuLeS, CEO da Agência X5

Entrevista com gAuLeS, CEO da Agência X5

Conheça um pouco mais sobre um dos principais ícones do e-sports nacional e saiba quais são os planos da BGL e SBG para está temporada!

Presente no cenário brasileiro desde 1998, Alexandre "gAuLeS" Bochi é um dos principais nomes de nosso esporte eletrônico. Sozinho, ele criou o lendário g3nerationX, uma das mais vitóriosas equipes já vista no país. Logo após, já como técnico, gAuLeS ajudou a antiga Made in Brazil conquistar títulos importantes lá fora, como a DreamHack em 2007.

Hoje, comandando a Agência X5, empresa de marketing e-sportivo que administra a Brasil Gaming League e também a Seleção Brasileira de Games, o ex-jogador e capitão do g3x continua ajudando na evolução de nosso cenário.

Entrevista em parceria com o portal internacional GosuGamers - Link em inglês

Você é uma das pessoas mais importantes dentro do cenário nacional dos esportes eletrônicos. Dentro dele, você participou diretamente por quase dez anos do mundo do Counter-Strike, onde jogou e liderou alguma das nossas principais equipes como g3x e MiBR. Hoje, você comanda a Agência X5, empresa que gerencia a BGL e também a SBG. Como você analisa a sua trajetória dentro do e-sports? Você conseguiu realizar tudo aquilo que sonhou? Se não, o que faltou?

gAuLeS: Acredito que minha trajetória foi muito parecida com a maioria da dos jogadores da minha geração. Conheci o e-Sport dentro das “lan houses” fazendo amigos e descobrindo que existia um universo competitivo muito interessante. Sempre fui apaixonado por competição e quando descobri que poderia passar meu tempo treinando, competindo, viajando e tendo experiências incríveis não tive a menor dúvida e entrei de cabeça nesse universo.

Queria ser o melhor do meu bairro, depois da cidade, mas quando percebi estávamos entre os melhores do mundo representando nosso país ( 2001 ). Porém quando se entra de cabeça em algo você acaba abrindo mão de muitas coisas. Eu poderia ter sido um filho mais presente, um namorado mais participativo e cultivado melhor algumas amizades importantes. Hoje acredito que esse amadurecimento me fez enxergar que muito do sucesso que consegui foi pela dedicação extrema que eu e meu time tínhamos e é muito difícil você encontrar algo que te prenda tanto na sua vida.

Durante muitos e muitos anos meu objetivo era único e exclusivamente vencer campeonatos e no meio desse percurso acabei conhecendo muita gente bacana! Amigos que me incentivaram a apostar nesse mercado, estudar e conseguir dar uma oportunidade melhor para a geração de hoje. Muitas vezes temos que tomar decisões duras e difíceis dentro da Agência. Muitas pessoas me julgam por essas decisões porém hoje em nosso país é muito difícil construir uma estrutura dedicada ao e-Sport, com funcionários, gastos, deveres e obrigações e ser lucrativo. Por isso muitas vezes deixo uma vontade minha de lado para atingir um objetivo maior para a comunidade.. assim como sei que meus desejos nunca poderiam ser maiores que os dos do meu time quando eu era jogador e hoje eu também sei que os meus desejos nunca poderão ser maiores que os desejos da empresa que possuo. Tento balancear meus desejos com as necessidades do mercado e comunidade e assim fazer algo que funcione para todos.

Busco a cada dia ser uma pessoa melhor, ouvir mais as pessoas que estão próximas de mim e construir um cenário com mais condições para nossos jogadores, nosso público e também para nossos investidores!  Durante o evento XMA eu fiquei emotivo muitas vezes. Era algo que eu sonhava há muitos e muitos anos e, graças a pessoas iluminadas que Deus colocou em meu caminho, esse sonho se tornou realidade e conseguimos fazer algo incrível. Mas durante o evento também existiram momentos em que fiquei extremamente pensativo.. O maior sonho da minha última década estava se realizando e por algum motivo mesmo tudo sendo tão perfeito não foi o suficiente para matar minha fome de vontade... é claro que tenho uma série de outros sonhos que batalharei todos os dias para realizar dentro do e-Sport porém estou com um medo gigante de nunca ser o suficiente. Gostaria muito de ver um time brasileiro de League of Legends, Dota2 ou CrossFire ser campeão mundial, penso muito como posso colaborar mais com isso mas ainda não cheguei a conclusão certa.. Espero poder estar ao lado desses jogadores quando isso acontecer!

 

Por vários anos o competitivo brasileiro focou todas as suas forças no Counter-Strike como seu principal jogo, mas com a troca forçada para o Global Offensive, que não agradou a comunidade, o nosso cenário “morreu” por um curto período com a falta de grandes torneios. Porém, com a chegada do League of Legends e todos os investimentos feitos pela Riot Games o cenário brasileiro voltou a ficar bastante agitado. Na sua opinião, se a Riot não tivesse chegado ao nosso país toda essa evolução que é vista hoje não iria acontecer? O que falta para chegarmos ao patamar das potências mundiais?

gAuleS: A Riot teve um papel muito importante nesse reaquecimento do e-Sport globalmente. O Brasil é uma das potências emergentes do mundo e é claro que não faria sentido ficarmos de fora da estratégia deles. Acredito que se a Riot não tivesse vindo pro Brasil seria muito mais complicado estar no patamar que estamos hoje, apesar de termos ótimas empresas investindo em seus jogos, realizando torneios e dando suporte aos jogadores. É evidente que o trabalho global da Riot é de se admirar muito e com isso eles viram referência positiva para as comunidades de todos os jogos competitivos.

No Brasil temos uma série de dificuldades em vários sentidos; falta apoio do governo, nossa sociedade é extremamente preconceituosa e mal informada de quase tudo que se refere a cultura, principalmente se for algo tão inovador quanto esporte eletrônico. A sociedade prefere acreditar que é mais interessante você passar 8 horas do seu dia trabalhando em frente a um computador dentro de uma empresa tradicional do que passar 8 horas por dia trabalhando para realizar seus sonhos mais verdadeiros. Quando nossos atuais jogadores se conscientizarem de que nem todas pessoas nasceram para agradar os outros e sim para realizar seus sonhos, acredito que chegaremos no patamar das potências mundiais novamente! Sinto que muitos jogadores de hoje enxergam no e-Sport uma oportunidade de ganhar a vida e não de ganhar campeonatos.

Como mencionado acima, você é Diretor Executivo da Brasil Gaming League, a principal organizadora de eventos e-sportivo em nosso país. Nos últimos dois anos a BGL investiu pesado em nosso cenário com os vários torneios que organizou, as premiações e também com a criação da Arena X5 SBG. Qual é o balanço de vocês para essas duas últimas temporadas? Vocês conseguiram realizar tudo o que fora planejado?

gAuLeS: Quando criei a Brazil Gaming League tive a intenção de dar uma maior oportunidade para os times treinarem, competirem e expor seus patrocinadores. Nosso país é muito afastado de onde acontece as grandes competiçõe, os custos para treinar com os melhores times e competir nas principais competições são extremamente altos. Com isso, percebi que talvez uma boa solução para esse problema fosse ter uma liga de qualidade no Brasil. Ainda estamos no começo e o resultado é incrivelmente satisfatório! Jamais imaginaria que em poucos anos de BGL estaríamos dando uma premiação tão alta, com uma estrutura tão boa e com uma transmissão de tanta qualidade e audiência. Neste ponto, o patrocínio de empresas como a Nvidia e X5 Computadores foi crucial para o sucesso da liga!  Imagino a BGL em pouco tempo conseguindo trazer times internacionais e ajudando ainda mais o crescimento da comunidade brasileira! Com certeza esta tudo muito melho do que o planejado :)

Em Março, a BGL anunciou uma grande mudança para a sua terceira temporada. Agora, todos os torneios são ligas de pontos corridos. Por que vocês mudaram? E o que você pode nos falar sobre o planejamento da BGL para esse ano?

gAuLeSA mudança ocorreu para acompanhar a evolução das ligas mundiais. O formato inicial de BGL Battle era interessante quando não existia nada no nosso cenário e com o tempo percebemos que tínhamos que trazer algo mais atrativo para os times e para o público também! O formato da liga é muito interessante e faz com que tenhamos um começo meio e fim ( durante as BGL Arenas ). Antes nós tínhamos uma série de bons times disputando premiações semanais e agora temos ótimos times disputando grandes premiações e principalmente treinando e se mantendo em forma para as competições internacionais! O planejamento para a BGL deste ano é ter duas temporadas de cada um dos jogos que anunciamos com finais presenciais na Arena X5 - SBG e com novas classificatórias a cada temporada!

Dois anos após a sua criação, a BGL continua com três jogos em sua Ladder mas com Crossfire e Combat Arms nos lugares do Counter-Strike e StarCraft II. Como é feito o processo de escolha dos jogos? Vocês planejam aumentar a ladder?

gAuLeS: O processo de escolha dos jogos da BGL é diretamente impactado pelo tipo de suporte que a publisher do jogo consegue oferecer para a nossa liga. É extremamente complicado trabalhar com jogos que você não tem suporte algum de servidor, divulgação, premiação e também incentivo para os times que jogam aquele determinado jogo! Hoje nossa liga tem grandes patrocinadores e uma audiência massiva. Não podemos arriscar incluir um jogo que não oferece suporte algum para nossa equipe técnica. Por outro lado é claro que esperamos que a cada dia mais publishers enxerguem nossa liga e resolvam oferecer o apoio que precisamos para realizar a mesma com a qualidade que todos esperam.

Por vários anos o Counter-Strike foi o jogo mais popular do Brasil. Porém, após o lançamento do Global Offensive a popularidade desse jogo decaiu bastante já que a nossa comunidade não gostou de sua evolução. A saída do CS da Ladder da BGL tem algo a ver com isso?

gAuLeS: A saída do CS da lista de jogos da BGL tem a ver com o não incentivo da publisher ao próprio jogo no Brasil e a baixa audiência das partidas. Todas semanas sofríamos com problemas de servidor, atualizações do jogo entre outras coisas.

O Dota2 é outro jogo que vem ganhando força no Brasil. Nossas equipes hoje vem ganhando oportunidade de participar das classificatórias de importantes torneios como o The International. Existe a possibilidade desse jogo entrar na lista oficial da BGL?

gAuLeS: Com certeza existe essa possíbilidade! Estamos há muito tempo estudando em fazer algo com o Dota 2 e acredito que em breve iremos realizar alguns testes com o jogo! Torci bastante para a equipe do CNB durante a classificatória norte-americana para o The International 4 e aproveitei para aprender mais sobre o jogo! Espero poder em breve trazer novidades para a comunidade do Dota.

A BGL também anunciou uma liga para o League of Legends. Mas nenhuma informação foi mais revelada após o anuncio oficial. Você poderia falar um pouco mais sobre ela, quando e como será realizada?

gAuLeS: Iremos realizar a nossa liga de League of Legends após o termino da liga da Riot. Não seria interessante para nenhuma das duas empresas ter os campeonatos acontecendo simultaneamente. Iria ser ruim para os times e também para a comunidade que iria ficar super confusa em relação a ter duas ligas parecidas acontecendo ao mesmo tempo e com transmissões sendo feitas pela mesma empresa ( Agência X5).

Recentemente a Brasil Gaming League organizou a X5 Mega Arena, evento que foi considerado como o maior da América Latina e comparado com a DreamHack entre outros grandes eventos mundiais. Como surgiu a ideia de fazer algo deste porte e qual é o balanço de vocês para essa primeira edição?

gAuLeS: A ideia surgiu pois o mercado brasileiro de e-Sport atingiu uma maturidade muito bacana e não tínhamos nenhum grande evento dedicado ao público que ama o e-Sport em geral! O plano era unir a comunidade e ter diferentes competições e atrações no mesmo local. O resultado da primeira edição foi fantástico em todos os sentidos e eu senti que a comunidade toda se uniu como nunca para realizar algo inédito. Logo, o resultado não poderia ter sido diferente das imagens que vimos durante o evento! Foram tantos momentos de emoção, alegria e torcida de todos. E eu nunca torci tanto para que chegue logo setembro, quando acontecerá a segunda edição do evento!

E sobre a próxima edição, o que você pode nos revelar? A BGL pretende aumentar a premiação dos torneios?

gAuLeS: Ainda não definimos as atrações, jogos e premiações da próxima edição mas tenho certeza que após o sucesso da primeira iremos conseguir trazer muita coisa bacana para os times e público do evento!

Num passado recente a Seleção Brasileira de Games ajudou várias equipes em diversos torneios internacionais. Nesse ano, caso alguma equipe se classifique para um evento importante, existe a possibilidade de vocês apoiarem ela em um bootcamp? Qual são os planos da Seleção para 2014?

gAuLes: Quando criei o projeto da Seleção Brasileira de Games o cenário brasileiro era completamente diferente dos dias atuais. Era algo necessário na minha visão para dar um empurrão para os times e jogadores se motivarem a fazer um trabalho melhor e assim conseguir mais suporte e estrutura. A Seleção Brasileira de Games mostrou que era possível fazer esse bom trabalho para os jogadores, para os fãs e para os patrocinadores.

Hoje a maioria dos grandes times contam com uma estrutura bacana e dispõem de condições para participar dos campeonatos mundias ( muitas vezes bancados pelas próprias publishers que voltaram a investir nos times ). Com isso o projeto da Seleção tomou um outro rumo e hoje fazemos um trabalho mais institucional com ela, mas é claro que se qualquer time precisar de apoio para uma competição internacional relevante estaremos a total disposição para estudar como viabilizar o projeto!

Para finalizarmos, nós agradecemos pela oportunidade e deixamos esse espaço para você.

gAuLeS: Queria agradecer a todos que confiam no nosso trabalho e nos nossos sonhos, temos uma missão muito difícil porém se não acordarmos todos os dias focados nesses objetivos ninguém irá fazer isso por nós.. Quero agradecer a todo apoio e carinho que tenho recebido da comunidade brasileira e dizer que nada me motiva mais do que ver tantos jovens apaixonados pelo e-Sport! 

Contato - gAuLeS
  SITE   FACEBOOK   TWITTER   INSTAGRAM

 

Contatos - Agência X5 / BGL / SBG
AGÊNCIA X5 SITE   FACEBOOK        
BGL SITE   FACEBOOK   TWITTER   YOUTUBE
SELEÇÃO     FACEBOOK   TWITTER   YOUTUBE

Com fotos de Agência X5 e gAuLeS 


Comentários

  • #1 · pei brtêtê erexis erexis

    · 15/05/2014 - 22:54

    -1

    o cara que fez o cenário de LOL , CF , PB etc... ser o que é hj conseguiu "sozinho" montar
    Arena X5 , correndo atras de patrocinadores parabens gau !

  • #2 · TurcOw

    · 15/05/2014 - 22:54

    0

    Quando CS:GO lançou de fato estava muito ruim, muitas atualizações a comunidade ainda não acreditava no jogo, jogadores "stars" queimando o jogo, falta de servidores pra nossa região, de fato tudo isso é verdade e refletiu nessa baixa audiência. Mas agora o jogo já amadureceu bastante, as atualizações são pontuais, há servidores rodando e o jogo está muito bom. Lá fora a cena está bem sólida, os grandes eventos voltaram, e o CS:GO voltou a ter uma boa audiência, só falta agora alguém acreditar no jogo no Brasil e fazer um campeonato com toda essa estrutura e quem sabe chamar atenção da VALVE, tanto no CS:GO como no DOTA 2, acho que se for fazer um teste com o DOTA 2 faça um com CS novamente tenho ctz que experiência vai ser diferente da anterior, CS foi o único jogo em que o Brasil ganhou 2 mundiais, acho que merecia uma segunda chance pela história.

  • #3 · FirmWare2

    · 16/05/2014 - 00:45

    -1

    Sem duvidas nenhuma que Gaules e Pvell sao os "caras" que evoluiram muito o cenario brasileiro. podem falar do Gaules o quiser, que ele é mercenario e tal. Mas o cara junto com Pvell e contatos (patrocinadores) estão fazendo algo que nunca aconteceu no Brasil relacionado a esports... E outra grandes empresas voltaram a patrocinar times por causa disso...

  • #4 · dexterity • TACO

    · 16/05/2014 - 12:41

    0

    O Brasil precisa de um representante nacional da steam aqui. Lá eles não sabem o que se passa aqui. A steam tem a política da empresa mas na Europa eles são bem mais maleáveis em relação ao apoio em campeonatos. Querendo ou não, aqui temos grande parte na porcentagem de lucro do market da steam e NADA é voltado pra nós. Isso chega a ser revoltante mas ao mesmo tempo só vai mudar quando alguém que tenha influência na comunidade tomar alguma iniciativa e quem sabe esse alguém não poderia ser o Gaules?

    Abraços

  • #5 · PG`TD rkz

    · 16/05/2014 - 13:17

    0

    Só falo uma coisa. CSGO!!!

    Já falei e repito a comunidade de CSGO é carente por campeonatos de grande estrutura nao queremos premi coes de 10k e sim chance de participar do mesmo evento com a mesma estrutura

  • #6 · bruno

    · 16/05/2014 - 13:45

    0

    marketeiro sugador