Os princípios da criação de um time

Os princípios da criação de um time

Como ser um profissional do e-sport!  

A passos largos os esportes eletrônicos vem ganhando seu espaço no mundo moderno. E junto com esse crescimento expressivo vieram também as já esperadas dúvidas sobre essa nova área. Uma delas, e que é bastante questionada pelos amantes brasileiros, é como se tornar um gamer profissional, o famoso "pro player".

Para isto trazemos hoje o primeiro artigo da série sobre profissionalismo escrita pelo Bruno Henrique Querino. Mais conhecido como frozeN em nossa comunidade, Bruno, como Manager, já defendeu grandes organizações como CnB e-Sports Club e Nex Impetus no Dota2. Hoje, ele é o nosso principal elo entre o cenário brasileiro e os grandes torneios internacionais do jogo.

Artigo 1 - Os princípios da criação de um time!

Por trás de todo time existem marcas da perseverança, paciência e dedicação no jogo. Essa frase resume bem o que cria equipes vitoriosas na maioria dos esportes. Inclusive no eletrônico, onde a habilidade é ganha na prática e as vitórias surgem de uma combinação entre o entendimento do jogo, a habilidade individual e a força do conjunto (mais conhecido como "TEAMPLAY").

Embora seja muito filosófico, a base do sucesso de um determinado time normalmente é fruto dessas características. No caso do DotA 2, grande parte da comunidade brasileira ainda não entendeu o que faz os grandes times se manterem unidos e serem tão estáveis em resultados como são. E o objetivo deste artigo é mostrar um do itens fundamentais pra que um caminho de sucesso seja traçado dentro do jogo.

A primeira explicação é o "profissionalismo" que as pessoas envolvidas com a modalidade tratam as situações diárias que os times passam. Isso envolve o gerenciamento de conflitos, conversas sobre o jogo e os objetivos do time. Em nosso atual cenário isso raramente é encontrado. Jogadores normalmente preferem jogar várias vezes e se iludem quando conseguem vencer uma partida entre dez que o time jogou. Uma das características de times profissionais é exatamente saber o que precisa ser feito em cada formação. Eles sabem gerenciar tempo, recursos e com experiência as coisas dificilmente saem do controle destes times quando jogam contra times amadores. E aí vem a pergunta... Como?

Em qualquer área ser um bom profissional é desempenhar o papel que lhe foi concedido com excelência. E no esporte eletrônico isso não muda. Um bom profissional precisa ser atualizado e melhorar a cada dia que passa em sua função. No DotA2 isso também não muda. A vida de um jogador profissional não é só jogar pubs, praticar treinos contra outras equipes ou coisas do tipo, mas sim estudar todos os dias sobre o jogo, seja vendo replays, seja lendo artigos ou porque não criando estratégias pro seu próprio time. Em sintese ser profissional ou almejar chegar em algum lugar no jogo gera trabalho, que poucos estão dispostos a enfrentar, e os que enfrentam, dificilmente não conseguem chegar aos seus objetivos.

Continua....

Com foto de Seleção Brasileira de Games