Coluna do DrZx #1 - INTZ, Red Canids e Riot Games Brasil

Coluna do DrZx #1 - INTZ, Red Canids e Riot Games Brasil


Escândalo INTZ x Red Canids e Riot Games
 
Bom, já se passaram alguns dias desde que começaram a surgir os primeiros boatos de que a Red Canids seria administrada pela INTZ e que apenas, o quadro societário e CNPJ seriam diferentes. A Red Canids estava dentro da regra, diga-se de passagem (By NETO). A Riot Games Brasil não quis investigar por que acreditou na resposta de um dos donos da INTZ - que teria dito que vendeu a segunda equipe para um grupo de investidores anônimos (Leia matéria do MYCNB).

Pois bem, que empresa é essa que zela tanto pelo seu produto, como a Riot Games faz com o League of Legends - que não investiga e/ou pede dados sobre a nova empresa? E se fosse por exemplo, alguma empresa ou pessoa, utilizando-se do CBLOL para lavar dinheiro? Imagine o bafafá que iria dar e imagine o quanto o e-Sport iria ser massacrado na mídia tradicional caso tudo isso viesse a tona?


Lucas Simon e Rogério de Almeida - Donos da INTZ | Foto por MYCNB
 
Eu prefiro acreditar que foi inocência do responsável do que má-fé, até porque não tenho nenhuma prova sobre tal assunto. Mas o que me deixa mais espantado, é o amadorismo em algumas questões. Como por exemplo deixar que um time, inscreva jogadores bem aleatórios, sem qualquer tipo de vínculo com a organização e desculpas esfarrapadas que nem os mais energumenos acreditariam. Qual a dificuldade de exigir que na data limite, o time apresente a line-up com seus respectivos contratos? NENHUMA! Basta a organizadora colocar nas regras da competição uma cláusula parecida com isso:
 
"Até dia xx do mês xx do ano xx, a organização fica responsável por entregar a escalação da equipe para a temporada X com seus respectivos contratos. Caso não entregar, a punição será na esfera esportiva (perda de pontos) e administrativa (não receberá x% da premiação)."
 
Pronto, tudo ficaria na responsabilidade das organizações (leia-se equipes) e não da organizadora do evento. A organizadora só teria o trabalho de verificar se todos os contratos estão dentro do seu padrão pré-estabelecido e pronto. Toda a comunidade teria as line-up na data estipulada e não iriam demorar tantos dias para aprentar algo tão simples e acreditem, não iriam ter tantos erros como jogadores sendo apresentados por equipes e o mesmo, minutos depois, desmentindo qualquer tipo de vínculo com aquela equipe nas redes sociais. São tantos erros que nós poderiamos passar o dia inteiro aqui, dando dicas de como evitar tais problemas para uma empresa bilionária como a Riot Games é.

Quem ultrapassasse a data limite, seria o único responsabilizado e tiraria qualquer suspeita sobre qualquer funcionário da Riot Games. Outra coisa que me deixa chateado nisso tudo é que a vários dias, todo mundo estava falando sobre o assunto e nada foi feito. Funcionário da empresa teria dito que a Red Canids estava dentro das regras estipuladas e só foram investigar, depois que um grande portal (Obrigado Omelete e parabéns pelo excelente trabalho) divulgou a matéria? De duas, uma: Ou a empresa não leva fé nos sites menos conhecidos do público nacional ou acharam que ninguém iria descobrir sobre tal presepada.
 
Até onde vai esse caso INTZRed Canids e Riot Games eu não sei responder, mas a Riot Brasil já anunciou as punições para as equipes e pessoas envolvidas (Veja mais). Mas em apenas um ano de CBLOL nos estúdios, já temos uma mancha tão grande que terão que fazer algo melhor para voltar a dar credibilidade ao cenário competitivo e não apenas eventos suntuosos em estádios de futebol. Quando nós pensamos que tudo estava se encaminhando para o profissionalismo, o "jeitinho brasileiro" e a "maladragem" deram as caras e acabaram manchando a história do e-sport nacional como um fato tão simples de ser resolvido.
 

E não é que a história aconteceu como foi dita por SIMON a 6 meses atrás?
 
E aí, o que você acha que poderia mudar nas regras da competição que iria facilitar ou resgastar a seriedade e respeito? Deixe seu palpite nos comentários logo abaixo.