SBG: Não haverá tag na WCG 2013 [UPDATE]

SBG: Não haverá tag na WCG 2013 [UPDATE]

Não poderá representar uma organização e sim, uma nação na WCG 2013

O diretor da Seleção Brasileira de Games, Alexandre "gAuLeS" Bochi afirmou que a delegação brasileira que irá representar o país na World Cyber Games 2013, não poderá usar tag de time e sim, o nome do país na competição. Segundo Bochi, a ideia é unificar a turma que estará indo representar o Brasil e como outros países já fazem, não será permitido usar o nome de um time durante as competições.


Brasil campeão na WCG Pan American 2012 / Foto por: SBG

A SBG é uma das patrocinadoras do evento brasileiro e adiantou que pretende colocar a maior delegação que o país já viu, nas Olímpiadas do e-Sport, que será realizada na China no final de novembro e início de dezembro.

[UPDATEEm uma rápida conversa com o diretor da SBG, Alexandre "gAuLeS" Bochi - assim como em todas as outras doze edições, o time será OBRIGADO a usar a roupa oficial da delegação durante a competição. O jogador terá que utilizar o uniforme durante a ida e a volta para o local de competições, durante os jogos e durante as entrevistas. Fora isso, se o jogador quiser fazer um material para a organização que ele representa, ele poderá fazer sem problemas. 

Fonte: CNB-Gaming

 

 


Comentários

  • #1 · TurcOw

    · 28/07/2013 - 19:50

    +12

    Eu entendo os motivos, mas não concordo, assim como Fnatic disse naquele WCG em que eles boicotaram, um time tem todo um investimento, com patrocinadores,pra dar toda condição de treinamentos, e fazer com que os jogadores cheguem a nível mais alto, e na hora H, não podem representar quem acreditou e investiu neles... pra mim isso é uma bobagem.

  • #2 · dutt

    · 28/07/2013 - 19:55

    +3

    A pergunta é gaules pode obrigar um time a usar sua TAG ? fica ai minha duvida ^^

  • #3 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 28/07/2013 - 20:08

    0

    Não pode obrigar! Porém - você assina um TERMO que nele diz sobre as regras e tudo mais... Cabe o time aceitar ou não! Obrigar é uma palavra muito forte!

  • #q1 · dutt

    · 28/07/2013 - 20:16

    -3

    .

  • #q2 · DUZ

    · 28/07/2013 - 20:48

    0

    kct, que português ruim!

  • #q3 · dutt

    · 28/07/2013 - 21:07

    0

    uhsauhsahua escrevi rapido

  • #4 · ehlige

    · 28/07/2013 - 20:33

    0

    Acredito que se fosse acrescentar algo na Tag, para mostrar que são todos do Brasil seria algo mais plausível e sem problemas. Agora não usar a Tag da organização acho complicado.

  • #5 · GUAXINIM cbc [BANIDO]

    · 28/07/2013 - 20:51

    +5

    Pra min esse Galues ae é o maior fanfarrão de todos os tempos ele e a TP tem a faca e o queijo na mão parar levantar qualquer jogo no BR mais só pensam em LUCRAR R$R$R$R$....

  • #q1 · ignn1

    · 29/07/2013 - 09:58

    0

    verdade to pra ver a tp patrocinar um time ou algo do genero.

  • #6 · juniJ

    · 28/07/2013 - 20:52

    0

    Ja aconteceu isso antes muitos times inclusive na época o atual ESC ja usaram POLAND e não a tag do organização q representava na época

  • #7 · probot

    · 28/07/2013 - 20:52

    +1

    UHEUAEHAUE BEM DESSA, SDD CS 1.6 '-'

  • #8 · RedAO:)

    · 28/07/2013 - 20:59

    0

    Justo! Afinal, na copa do mundo você vai pra representar seu pais.

  • #9 · PG`TD rkz

    · 28/07/2013 - 21:26

    0

    vai rolar csgo na wcg?

  • #10 · skp0

    · 28/07/2013 - 21:31

    +2

    na minha humilde opnião, não acho justo tirar a tag do time pra botar BRASIL , poderia sim acrescentar algo na tag para poder indentificar que é br mas de maneira nenhuma tirar a tag do time...

  • #q1 · breN

    · 28/07/2013 - 22:44

    +4

    Concordo com você meu rapaz, os campeonatos de games que são organizados em todo mundo é de 'times x times', e não de 'seleções x seleções', pelos quais os melhores times são submetidos a qualificatórios, para que representem o seu pais indiretamente, pois tem muito time que não tem condições, tempo, interesse, dentre outras adversidades, para participar do projeto da Seleção Brasileira de Games ou qualquer outro projeto que existiria em outro país, ou melhor dizendo, um player especifico. Por um outro lado é muito bacana ver o projeto da SBG dando um up no cenário brasileiro, mas por outro é meio confuso, pois como assim, um time treinar durante vários meses/anos, patrocinadores investindo no projeto, apoiando, patrocinando, apoiadores, acreditando no time e em sua organização, e no final não podem ser representados e levados os devidos créditos ou executados os acordos conforme contratos e expectativas, utilizar o espaço de tag como bem entendem, que vantagens os investidores teriam com isso? se é único e exclusivo o objetivo de vender a marca aos telespectadores, plateias, e para o mundo.

    Como um amigo logo acima citou, seria no minimo aceitável se utilizassem um adereço ao nick com "BR" ou "SBG" algo do gênero, junto ao nick e tag do time representante sim ou não da SBG, para mostrar qual time de fato esta por trás da representação SBG, se não seria uma desvalorização das organizações e times, que assim nunca ganhariam imagem, talvez quem sabe nacionalmente, mas internacionalmente a coisa seria mais complicada.

    Até porque se o sistema fosse tão bacana assim, eles criariam as categorias de campeonatos aonde se especificariam entre seleção x seleção (ex: copa do mundo, copa das confederações), e times x times (ex: Libertadores), então seguindo a linha de raciocínio e não propriamente o exemplo, seria meio confuso e incoerente o sistema e o projeto ser exposto desta maneira, pois o legal muitas vezes é ver um time muito bom de um lado do mundo disputar algo por outro, e não com uma seleção!.

    Outra coisa que me deixa intrigado para não dizer "com medo" é que parece estar se criando uma bolha, aonde quem não passar pela SBG, não terá chances de disputar campeonatos significativos como antigamente, posso estar errado, alias todos nós estamos errados em muitas coisas, e só o fato de me corrigir com respeito fico muito lisonjeado, mas por favor mantêm a ética por favor, gosto de discutir ideias, temas, questões, aprender com erros e através das discussões, e não ficar de mimimi com crianças ou ignorantes, que seu único argumento é; "não li", atacar minha pessoa ao invés de meus argumentos e ideias, ou com falacias e insultos. Porem é o que me parece estar acontecendo, espero que não, pois não acompanho de perto como funciona atualmente a seleção dos times e convites para estes grandes eventos, pois não estou neste meio social, até porque sei que muitas coisas são manipuláveis e sempre serão, o dinheiro compra muita coisa, por isso não sei de fato como esta acontecendo essas seleções (longe de mim dizer que esta a vendo alguma conspiração, mas me refiro a tudo, a todos os negócios, eventos, sistemas, e não especificamente, por favor), voltando ao assunto que mencionei logo acima, e se um time, organização ou um jogador não quiser participar ou se submeter a uma BGL, e querer seguir a antiga forma e meio de entrar nos campeonatos? eu gostaria muito de ver comentários de gringos, principalmente de times grandes e pessoas de fora e suas opiniões, para saber o que pensam do assunto, qualquer coisa, se essa notícia sair no HLTVorg por favor postem aqui no portal, obrigado por comentar, e espero respeito, abração drzx :D

    Obs: Quem dizer que não lera, não me importa, é uma seleção natural de quem realmente tem opinião, sabe discutir, e sabe debater de uma forma descente.

  • #q2 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/07/2013 - 15:52

    0

    Na WCG de 2011 que eu fui, todos os times representavam seus países! O uniforme era do país e não do time! Dentro do jogo, ok, colocavam a tag do time e só! =) || Tanto que a WCG sofreu boicote do Fnatic por muito tempo =) ....

  • #11 · ttw

    · 28/07/2013 - 22:09

    0

    #9 Não :)

  • #12 · tks / ratoX

    · 28/07/2013 - 22:18

    0

    só faltou um 1.6 pra ficar bom

  • #q1 · sallati

    · 28/07/2013 - 23:53

    0

    fato

  • #13 · Raphash0w

    · 28/07/2013 - 22:32

    0

    desculpa a ignorância da minha existencia, mas se não é pra csgo como o #11 disse pro #9... Qual jogo é então ? (ironicamente)

  • #q1 · dan:

    · 28/07/2013 - 23:15

    -2

    Talvez todo time que fechar com a SBG ou qualquer time que seja do Brasil.

  • #q2 · ttw

    · 29/07/2013 - 13:06

    0

    SC2,LOL,DOTA2 entre outros jogos e-sport :)

  • #14 · dutt

    · 29/07/2013 - 00:18

    0

    .

  • #15 · luskka

    · 29/07/2013 - 00:50

    0

    quais seram os jogos da wcg?

  • #16 · GA.FalleN

    · 29/07/2013 - 01:24

    +8

    De certo ponto de vista, concordo com a medida tomada pela SBG.
    O que não concordo é maneira com que ela chega até toda a comunidade do e-Sport. Primeiro, já participei de diversos campeonatos mundiais assim como o Gaules, inclusive em alguns que foram possibilitados exclusivamente pela iniciativa da SBG (Como o pan-americano no Chile), onde não seria possível participar do evento sem a ajuda do projeto.
    Na ocasião, a equipe utilizou playArt.SBG como TAG e utilizou uniformes da seleção brasileira (foto do tópico).

    Onde quero chegar é que é preciso transparência. A medida tomada não é para unir mais os players na competição, embora isso possa ser resultado dela.
    Tudo indica que a ida de jogadores a WCG terá participação da SBG por trás dos bastidores, seja financeiramente ou por qualquer outro motivo. Fato positivo!! Poderíamos nem ter o evento se não fosse essa participação. A SBG funciona graças a seus patrocinadores. Ou seja, patrocinadores X estão colocando players Y que podem estar representando organizações Z.

    O problema é que possibilitar que TIMES joguem campeonatos ocasiona que eles representem os mesmos, com suas camisetas exibindo os seus patrocinadores. Isso pode entrar em conflito com os ideais da SBG, obviamente.
    Imagina que ela seja patrocinada pela COCA-COLA, banque a viagem para o time X ir jogar uma competição fora e o mesmo esteja nos eventos com a camiseta e toca da PEPSI.
    Não possibilitar o uso de TAG é uma medida simples e corta o mal pela raiz. Facilita o processo. Por outro lado, faz com que apareça a necessidade de alguns questionamentos.

    Será que existem soluções para as organizações ainda assim terem "lucro expositivo" nas situações propostas? Os jogadores se valorizam ao jogar competições internacionais, ganham experiencia e tudo mais. Como a organização pode extrair o máximo disto?
    Até onde uma vaga em um evento mundial pode ser determinada por quem está organizando? -Seria possível o time abrir mão do AUXILIO financeiro da competição e ir por conta própria ao evento, representando a sua equipe e seus investidores? (Situação bastante complicada nas atuais condições dos times nesse exato momento do e-sport, mas futuramente isso não será problema para muitas das organizações).

    O fato é que será necessário ÉTICA e TRANSPARÊNCIA na evolução do e-Sports. A notícia do jeito que chega (ou a informação passada), tende a alienar a comunidade. Cada vez mais esse tipo de impasse irá aparecer a partir do momento em que o cenário de e-sports no Brasil passa por mudanças (POSITIVAS)
    Ao ler uma notícia como essa, mesmo estando longe de qualquer oportunidade de voltar a participar no WCG (Já que o CS não está mais na competição), sinto a obrigação de fomentar que vocês-comunidade- questionem o que estão lendo.

    Quais são as opções que os times vencedores dos qualificatórios terão?

  • #q1 · shunks TDI

    · 29/07/2013 - 01:59

    0

    concordo fall, é exatamente o que voce falou, vamos dizer que a paiN tem a grana pra manda seus jogadores pra la sem precisar da ajuda da SBG... nao tem motivos para os players usarem a tag... mas ja que ela esta ajudando é o minimo a ser feito...

  • #q2 · deh

    · 29/07/2013 - 02:44

    +1

    discordo fallen...afinal os players representam seus clubes, jogam um qualify como um time...mesma coisa que digamos o atletico ter ganho a libertadores da america , e ter que jogar o campeonato mundial com o a camisa da selecão brasileira....acho que se fosse pra ser assim a sbg deveria simplesmente convocar os players e ir representando o brasil, e nao fazer um qualify aonde N organizacoes , investem grana, tempo e dinheiro , e na hora H , cade?....

  • #q3 · GA.FalleN

    · 29/07/2013 - 12:57

    0

    #q2
    Mas aí você precisa discordar do que a WCG está fazendo e não com a SBG.
    Desde 2000 e bolinha a WCG banca por conta própria os qualificatórios e delegações brasileiras no exterior (já fiz parte de algumas delas). Dessa vez, parece ser diferente.

    O propósito da SBG, em seu início, foi dar condições aos times brasileiros que não tinham condições de disputar campeonatos internacionais. Sem julgá-los, afinal, todo projeto evolui e é interessante ver que em pouco tempo estão "cuidando" do maior campeonato de e-Sport que o Brasil já teve.
    Isso se reflete positivamente, do ponto de vista que teremos a maior delegação que o Brasil já enviou para fora. Aumenta o investimento, aumenta nossas chances de medalha e proporciona maiores condições e oportunidades para um número maior de players.

    É importante que as informações sejam claras para evitar frustrações e desentendimentos futuros por parte de players, organizações de time/campeonato.

  • #17 · TurcOw

    · 29/07/2013 - 02:38

    +1

    Minha duvida é porque a SBG não deu suporte no mundial da IEM em que a paiN foi jogar ano passado, e provavelmente não vai dar para o mundial da Riot que a paiN vai este ano.

    O motivo pela qual a SBG não vai apoiar eu não sei, o que eu sei que com minha experiência durante esses anos assistindo times Brasileiro lá fora, é que sem um bom treinamento na Europa antes do campeonato é complicado. E que SBG tinha vindo pra suprir isso.

    Neste ponto e acho que o s-Sport Brasileiro sai perdendo, porque a galera do CS teve um tratamento totalmente diferente do que a do LoL, e eu vou mais longe ainda, será que se fosse to time do Bit o campeão Brasileiro de LoL eles não teriam uma parceria pra treinar lá fora antes do mundial?? é isso que me intriga.

  • #q1 · deh

    · 29/07/2013 - 02:49

    0

    a cultura do pais eh de cs no e-sport... apesar que agora que o cs morreu, deveriam ter outros olhos para outros jogos, mas creio que nao seja algo que va mudar do dia pra noite

  • #q2 · ignn1

    · 29/07/2013 - 10:06

    0

    SBG e pain junto nunca vai rolar dica.

  • #q3 · ravenxs

    · 29/07/2013 - 12:52

    +1

    Concordo em todos os seus comentários, se não me engano a pain não quis apoio da sbg, e de certa forma concordo com eles... a SBG na realidade não quer apoiar os times quando estão em fase que realmente precisam de ajuda, eles só querem ajudar na hora H como foi comentado, e querem levar todo o mérito de que uma organização que vem anos trabalhando no time... claro que e de grande ajuda bancar a viagem blz , mas e a organização que durante um tempo bancou time fica de fora?

  • #18 · FLp

    · 29/07/2013 - 03:24

    +1

    Não ficou claro se os jogadores apenas vão usar a tag BRASIL ou se vão jogar pela "organização" SBG, que de seleção só tem o nome. Se eu for jogador da PAIN e for patrocinado pela razer, por exemplo, eu vou ser obrigado a divulgar a CM Storm (marca concorrente)?

  • #q1 · Moya

    · 29/07/2013 - 03:57

    0

    " não poderá usar tag de time e sim, o nome do país na competição."

  • #q2 · FLp

    · 29/07/2013 - 16:26

    0

    sim amigo, mas e os uniformes? Vão ser só com a bandeira do Brasil ou terão logo de patrocinadores da SBG? Entendeu agora?

  • #19 · mp3;#

    · 29/07/2013 - 03:56

    0

    O que o pessoal pode fazer e por exemplo: Os jogadores tem seu clube patrocinado pela Adidas, mas usam Nike no pe, pois tem um patrocinio proprio, portanto, os clubes nao se limitam por isso...Se quiser que o jogador representa seus patrocinios, tem que deixar que ele se auto represente de uma outra forma tambem, nada mais do que justo...

  • #20 · hrQ1*

    · 29/07/2013 - 11:08

    0

    CS GO É MELHOR E JA ERA CRL

  • #21 · tkz

    · 29/07/2013 - 12:04

    0

    Posso estar sendo 1 pouco ignorante, mas acho que seja justo. Se todas as despesas forem pagas pela organização do evento, acho que ela tem o direito de querer que apenas seus patrocinadores sejam expostos. Também acho que essa ideia tenha que amadurecer mais, junto com a estrutura e o conceito da competição.

  • #22 · CNB HyperX spacca

    · 29/07/2013 - 12:22

    0

    Concordo com o que o FalleN disse. É preciso enxergar os reais motivos da SBG tomar essa medida e expor isso para a comunidade, afinal, quem dá todo suporte para todo treinamento é a organização que os players representam. Outra coisa que deveria ficar bem claro em relação a isso: premiação caso algum player ganhe. Como vai ser distribuída? a SBG vai levar parte dela? Como o Fallen disse, soltar uma notícia dessa sem sua devida explicação deixa uma nuvem de dúvidas sobre os players e organizações.

  • #q1 · playArt | Taborga

    · 29/07/2013 - 12:39

    0

    Até então a SBG não leva parte de premiação alguma, spacca. Creio que dessa vez não será diferente ainda mais por ser nesse ano uma patrocinadora oficial do evento.

  • #23 · dabalada

    · 29/07/2013 - 13:39

    0

    Vamos pensar , Se você eu fosse o seu patrocinador e dissese que não queria você usando a tag do seu time e sim da minha empresa. Com todas as despesas bancadas pelo Patrocinador ,. Isso é uma falta de noção , além da SBG ta dando oportunidades para muita gente ir competir , Ainda criticam o trabalho do pessoal. BRASIL É BRASIL , sempre criticado

  • #24 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/07/2013 - 16:06

    +1

    Eu concordo com a SBG em vários quesitos e cito outros que podem ajudar ambas as partes

    - Usar o nome do Brasil é justo - o que não é justo por exemplo, vamos supor que o paiN se classifica para o campeonato de LoL e como todo mundo sabe, o paiN tem patrocinio da RAZER certo? Dai FORÇAR os jogadores a colocar no nick por exemplo: BRASIL BRTT CM Storm (que é patrocinadora da SBG) - Isso seria inaceitável e sei também que isso jamais iria rolar por parte do gaules/SBG. Ele sabe mais do que todo mundo, que os patrocinios são vitais para um time sobreviver, afinal, ele já teve um time patrocinado por uma grande marca, que exigia alguma coisa dele e ele sempre tinha que ficar esperto quanto a isso.

    - Creio que a premiação é como o Taborga disse! É 100% do jogador e mesmo que tire uma porcentagem! Cara, só de você ter saído da sua casa, viajado para o outro lado do mundo com tudo pago (hotel + comida + transporte) - eu acho que isso seria o menor dos problemas, sério mesmo!

    - Eu acho que, por exemplo, se durante os jogos e dentro da área de competições o grupo usasse a roupa da SBG e fora dele, o jogador pudesse usar a roupa do time para fazer o marketing em prol da organização que ele representa, não seria nada mal para ambas as partes

    É só conversar, a galera da SBG é muito flexivel! Eu acho que, como eles estão "BANCANDO" o evento, que já teve um hiato no último ano (pelo o que os jogadores de Crossfire falaram) - não seria nada mal "aguentar" essas regras! Joga quem quer, se inscreve quem quer e pronto!

    Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

  • #q1 · FLp

    · 29/07/2013 - 16:30

    0

    Então os qualifys vão ser de graça? Não foi anunciado nada, mas é o que deve-se esperar, já que a SBG está "bancando".

  • #q2 · TEAMPLAY | DUREZX

    · 29/07/2013 - 17:05

    0

    Os jogos serão definidos ainda, mas acredito eu, que pelos jogos da WCG e pela tradição da cmm brasileira, Crossfire e Assault Fire devem ser de graça e League of Legends também!

  • #q3 · vaz

    · 30/07/2013 - 11:12

    0

    Mas DrzX, os olhos do público ficam voltados para o momento em que o time estará jogando, a stream transmite o momento do jogo, e não o momento que o jogador ficará andando pelo evento. Não é justo você jogar um campeonato todo com investimento do seu time aqui no Brasil, que tem seus devidos patrocinadores, e chegar na hora de um campeonato muito maior que terá muito mais público, você OBRIGATORIAMENTE usar uniforme de outro time e que tem outros patrocinadores.

  • #25 · FLp

    · 29/07/2013 - 16:34

    +1

    Acho que devemos ser muito gratos ao que a SBG faz pelo cenário competitivo, é algo que nunca teve no Brasil e está tomando grandes proporções. Mas sinceramente eu não concordo com isso, uma coisa é vc "convocar" um time, apostar nele e coloca-los para disputar o qualify, outra coisa é você já pegar o time que já é campeão, que as organizações já tiveram todo um investimento com o treinamento (gamer house, etc) e simplesmente fazer com que eles não possam fazer suas divulgações pessoais.

  • #26 · Gremp

    · 29/07/2013 - 18:14

    +5

    A questão é a seguinte.

    A SBG veio com um proposito de convocar equipes ou jogadores para participar de eventos internacionais e caberia aos times aceitar ou não essa ajuda, certo?

    Agora porque um time que ganha a WCG que não tem nada haver com a SBG (patrocinio é patrocinio...) tem que usar algo nada haver com nada? Por acaso a WCG ja mandou os times usarem SAMSUNG na tag alguma vez? Que *** de idéia é essa?

    Por acaso a SBG ajudou o time a treinar para ser campeão? Deu toda a assistencia durante os periodos de treinamento para que pudessem chegar ao título? Como é que eles querem desprezar as empresas que acreditaram sua marca no time antes de qualquer titulo, para usar BRASIL?

    Se fosse pra convocar uma equipe com os melhores players sem fazer campeonato é uma coisa, agora com um campeonato acontecendo, gasto com treinamentos, passagens hospedagem para a disputa da vaga serão todas gastas pelas organizações e seus patrocinadores, que nem sequer poderão ser representados caso ganhem

    Nada haver, isso ai ta parecendo um Absolutismo do eSport.

    "Manda quem pode obedece quem tem juizo #24" quero ver as maiores organizações do brasil boicotarem o evento, ai você vai ver quem que manda e quem que obedece. Seus comentários são sempre tendenciosos a quem supostamente patrocina esse site, acho que você ganharia muito mais ficando do lado da comunidade e não de empresas.

  • #q1 · auth.woody7

    · 01/08/2013 - 10:27

    0

    "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!" Comentário sem necessidade