Pré-BGS com ANG FraGio

Pré-BGS com ANG FraGio

Conheça um pouco mais sobre a equipe peruana que virá ao Brasil disputar o Desafio International.

Trazemos hoje o segundo capítulo da nossa série de entrevistas com os jogadores da equipes que irão disputar o Desafio International, torneio que será realizado em São Paulo, dentro da Brasil Game Show deste ano, durante os dias 26, 27 e 28 deste mês.

A seguir, vocês lerão o bate-papo que tivemos com Giovanne "FraGio" Huamán, Top Solo do Arenales Net Games, equipe peruana que ficou em segundo no classificatório norte para a BGS e que, assim como a Dash9, também estará na WCG 2013 por ter vencido a etapa peruana do evento. 

Vale ressaltar também que FraGio já defendeu as cores da paiN Gaming, no ano passado (notícia), e da Lyon Gaming, por onde foi campeão - atuando como reserva - do classificatório latino para o Torneio das Novas Regiões.

Iniciaremos nossa entrevista com o velho ritual de apresentação. Fale um pouco sobre você e sua carreira como gamer.

ANG FraGio: Olá, me chamo Giovanne Huamán Garcia e nos Campos de Justiça sou mais conhecido como FraGioLiCiuS, ou somente FraGio. Comecei no mundo dos games jogando Defense of the Ancients, o famoso DotA, há uns seis anos. Nele, cheguei a ter uma equipe que só disputava torneios peruanos. Pouco depois fui apresentado ao League of Legends e minha vida mudou completamente. No LoL minha primeira equipe foi o Conexcion Lan Center, que acabou virando o Arenales Net Games. Por essa equipe conquistei todos os campeonatos possíveis no cenário latino-americano e por ela tive minha primeira experiência internacional, o Pan da WCG Chile em 2012. 

Nesse meio tempo eu também defendi a camisa da equipe brasileira paiN Gaming, quando todos ainda jogavam no servidor norte-americano, e tive uma breve passagem pela mexicana Lyon Gaming, que representou o meu cenário no International Wildcard.

O Team ANG faz parte de uma nova região, que ganhou recentemente seu próprio servidor. Pouco a pouco as equipes latinas ganham espaço na mídia internacional por conta da participação em importantes torneios como World Cyber Games, International Wildcard e agora o Desafio Internacional. Como você analisa o crescimento do cenário peruano e o dos demais países que jogam no servidor norte, com a sua chegada?  E em uma perspectiva mundial você acha que estão muito atrás das grandes potências 

ANG FraGio: No geral, o cenário latino-americano está crescendo no nível competitivo. Isso graças a Riot Games e a sua ideia de criar servidores especialmente para nós. Com eles, vieram também as etapas classificatórias para os torneios já citados e outros que ainda estão por vir. Para mim, a Ásia e a Europa são as grandes potências, já que possuem os maiores suportes. Vejo que estamos atrás dessas regiões e que, se as equipes latinas e brasileiras se propuserem a treinar bastante, poderemos ultrapassar  os norte-americanos. 

Nossa comunidade vive a expectativa de que, no ano que vem, a Riot Games crie uma LCS própria para o servidor brasileiro ou uma latina onde nossas equipes possam participar.Vocês também sonham com isso? E na sua opinião seria melhor uma liga profissional por servidor ou uma que englobe os times de todos os países latinos?

ANG FraGio: Claro! Uma LCS para a América Latina e Brasil seria uma boa ideia. É um sonho para todos nós, amantes de League of Legends, disputar um campeonato desse tipo. Para mim, seria excelente ter uma liga profissional onde as equipes brasileiras e latinas possam disputar juntas, já que com ela o nível seria imensamente maior.

Arenales Net Games na WCG Peru 2013.

Ano passado, quando ganhamos nosso servidor as equipes brasileiras sofreram um pouco com a regularidade dos grandes torneios. Isso também acontece na sua região? Como é o panorama competitivo peruano e latino?

ANG FraGio: Sim. Creio que isso é passageiro já que os servidores latinos foram lançados recentemente. Eu, pessoalmente, não gostei muito da divisão que foi feita e acho que a América Latina só deveria ter um servidor, ao invés de dois. Ano que vem mais torneios serão organizados para a nossa região. No Peru as coisas estão crescendo e para 2014 a nossa equipe planeja montar a sua própria gaming house já que vemos isso sendo realizado por toda a nossa região, como por exemplo na Argentina, onde há uma equipe que possui o seu próprio CT e já se preparam para os torneios de agora e os que ainda estão por vir.

Como você bem sabe a Lyon Gaming, equipe mexicana que representou a sua região no International Wildcard, não se classificou para a BGS. Como você viu isso? Você crê que a experiência adquirida no Brasil ajudará a elevar o nível de sua região.

ANG FraGio: A Lyon Gaming perdeu para a minha equipe, por 02:00. Não vejo que eles "ficaram mais fraco", o problema é que a Lyon estava atuando com um jogador que ainda não estavam acostumados já que efetuaram recentemente uma modificação na Jungler. E também temos que levar em consideração o quanto minha equipe treinou para o classificatório e o que vem treinando para a BGS. A experiência que vamos adquirir no Brasil nos servirá para todos os nossos torneios futuros e irá sim elevar o nosso nível pouco a pouco.

A lista de equipes participantes do Desafio Internacional conta com oito grandes equipes sul-americanas. Do Brasil participarão aquelas que são consideradas como as melhores de nossa região e nós receberemos quatro nomes importantes e vitoriosos do cenário latino. Para você qual as equipes poderão dificultar o sonho da ANG de ganhar o torneio? Como vocês estão se preparando para o torneio? Sua equipe tem treinado contra as brasileiras?

ANG FraGio: Bem, para mim as equipes mais fortes do Brasil são a paiN Gaming e a Keyd Team. Eu cheguei a assistir os últimos torneios que as equipes de vocês disputaram, como a classificatória para a BGS, e nós estamos nos preparando vendo os replays dos quatro representantes brasileiros e também analizaremos os times do sul. Nós não tivemos a oportunidade de treinar contra nenhuma equipe brasileira e esse será um fator surpresa para todos. 

FraGio disputando a WCG Pan Chile, em 2012

Aqui no Brasil temos o costume de pedir aos nossos entrevistas que eles façam um pequeno resumo sobre o estilo de jogo de sua equipe e companheiros. Você poderá fazer isso? 

ANG FraGio: Posso dizer que minha equipe tenta controlar bastante o jogo no early game, sendo agressiva nos ganks e focando os objetivos globais, para que possamos terminar a partida já no mid game. Já individualmente, vocês irão ver no torneio :)

Em 2012 você chegou a defender a paiN Gaming. O que você fez aceitar defender a equipe brasileira e por que, um pouco mais tarde, a deixou?

ANG FraGio: Conheci o MiT (Gabriel Souza), que na época era Suporte e Capitão da paiN. Nosso primeiro contato foi na Solo Queue, ainda no servidor norte-americano. Eu estava jogando contra ele em uma conta smurf que tinha 1800 de elo. Naquela época eu jogava como Jungler, onde eu bom e cheguei a estar entre os cinquenta primeiros do modo ranqueado com 2500 de elo. Com isso, ele me convidou para defender a paiN em alguns campeonatos e eu aceitei e comecei a jogar por eles e também pelo ANG. Mesmo com a chegada do servidor beta brasileiro eu continuei pela paiN já que os jogadores me arranjaram uma key e só sai por que os primeiros torneios realizados ai eram somente para brasileiros. Ainda tenho contato com a galera da paiN, que viraram meus amigos, especialmente o brTT, que é a pessoa com que mais tenho contato da equipe atual. 

Jogadores do Arenales Net Games

Em 2014 teremos uma nova edição da IEM São Paulo. A ESL já anunciou que o evento contará com a participação de equipes latino-americanas, europeias e norte-americanas. Vocês possuem a intenção de competir nesse torneio também? Quais são os objetivos de sua equipe para o futuro?

ANG FraGio: Claro que sim! Vamos participar de todos os torneios que estão por vir já que queremos nos tornar a melhor equipe de nosso servidor e competir contra as grandes potências mundiais. Meu sonho é chegar ao mundial do próximo ano ou o de 2015. Minha equipe está pronta para competir e alcançar o que queremos. É por isso que vou treinar duro para levar a minha região e o meu país ao topo do League of Legends mundial.

Para terminarmos nossa entrevista deixo esse espaço para você. 

ANG FraGio: Primeiramente eu gostaria de agradecer a vocês, da TEAMPLAY, por me procuraro a fim de conhecer um pouco mais de mim e minha equipe. Gostaria de saudar também os brasileiros e os latino-americanos. Nos veremos em breve, na BGS. Arriba Perú <3!!

Mid Laner   Bruno "Kyo" Wilson   STREAM
Top Solo   Giovanne "FraGio" Huamán   STREAM
Jungler   Luis "Kanix" Canales   STREAM
AD Carrier   Anibal "SpiritWolf" Collantes   STREAM
Suporte   Diego "Arce" Chang   STREAM

Créditos por ajuda na elaboração das perguntas - Gustavo "Melão13" Ruzza e Diego "Toboco" Pereira.