Pré-BGS com KaBuM Bit

Pré-BGS com KaBuM Bit

Saiba quais são as expectativas da KaBuM e como a equipe está se preparando para o Desafio Internacional.

Com um bate-papo que tivemos com o multicampeão Bruno "bit" Lima, que atualmente compete no League of Legends como Jungler da KaBuM e-Sports (antiga Nex Impetus), chegamos hoje na metade de nossa série especial de entrevistas com os jogadores das equipes que disputarão o Desafio International, essa semana, na Brasil Game Show 2013.

Sem sombras de dúvida você é hoje um dos principais ícones do e-sports brasileiro. A sua carreira começou lá em 2001 ainda no Counter-Strike 1.6, jogo o qual te consagrou e onde você ganhou inúmeros títulos, entre eles três mundiais. Atualmente, você está no League of Legends e já conseguiu uma medalha de bronze no brasileiro do jogo e um título da WCG Brasil. Passado esses doze anos, como você vê a sua carreira como gamer e como você decidiu fazer essa migração, de um FPS para um RTS?

KaBuM bit: Minha carreira felizmente foi muito vitoriosa, graças a dedicação que sempre tive. Não me importa se o campeonato irá premiar com 50 reais ou 50 mil dólares e sim vencê-lo e tornar a minha equipe a melhor.

Sobre a minha migração para o League of Legends, ela ocorrou de forma inesperada. Há um bom tempo eu já vinha batalhando nos Campos de Justiça, jogando partidas ranqueadas e algumas Go4LoL. Antes de ser convidado pela antiga Nex Impetus, em Julho, eu já havia sido chamado outras vezes mas não aceitei. Porém, esse eu resolvi aceitar já que se tratava do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o principal torneio do cenário nacional. Conforme o bom resultado que obtivemos e a falta de competições de CS no Brasil eu migrei definitivamente para o LoL.

Desde o fim do Campeonato Brasileiro de League of Legends, onde ainda atuando pela extinta Nex Impetus vocês dividiram a medalha de bronze com a RMA E-sports, a sua equipe vem acumulando ótimos resultados e hoje já é considerada como uma das quatro melhores do país. Olhando para o passado de nosso cenário, outros times também já tiveram essa boa fase mas não conseguiram prolongá-las por muito tempo. O que vocês pretendem realizar para não serem atingidos por essa sina e quais são os próximos objetivos da sua equipe?

KaBuM bit: Não existe muito segredo. Temos que manter o nosso atual ritmo e buscar outros times de treinamento para sempre continuarmos evoluindo. O Centro de Treinamento oferecido pela KaBuM também é um fator muito importante para conseguir manter e aumentar nosso nível de jogo. Nossos objetivos continuam os mesmos; disputar todos os campeonatos que serão realizados no Brasil e conquistar os melhores resultados possíveis.

Bit com o prêmio de seu primeiro título no LoL.

Muito recentemente você e seus companheiros conquistaram o título da WCG Brasil e o direito de defender nosso país na China, na final mundial do evento. Lá vocês enfrentarão equipes de todo o globo, inclusive times que estarão aqui no final do mês e os temíveis chineses e sul-coreanos. Como vocês pretendem se preparar para a WCG? Existe a possibilidade de vermos a KaBuM realizando um bootcamp na Europa ou até mesmo em território chinês? E quais equipes, para vocês, poderão dificultar o sonho da KaBuM se tornar campeã “olimpíca de games”?

KaBuM bit: Nosso treinamento será o mesmo que estamos realizado para todos os campeonatos. Iremos nos reunir em Limeira antes do torneio para treinarmos o máximo de tempo possível. Ainda não sei exatamente quais equipes vão participar do evento por existir muitas outras classificatórias sendo realizadas no momento, mas acho que as equipes chinesas e sul-coreanas serão as mais fortes.

Em breve você estará disputando seu primeiro torneio internacional no League of Legends, o Desafio entre Brasil contra América Latina, dentro da Brasil Game Show. As vagas destinadas aos outros dois servidores latinos já foram preenchidas. Vocês já começaram a estudá-las? Se sim, entre Isurus, Dash9, Team AGN e RoH Solar, qual poderá dar mais trabalho para as equipes brasileiras?

KaBuM bit: Ainda não tenho muita informação sobre nossos adversários mas conforme a proximidade do campeonato o nosso treinador, o Renano "Philip" Philip, irá nos orientar exatamente como jogar contra cada um deles.

E em relação a preparação para esse campeonato? Vocês chegaram ou pretendem treinar nos servidores latinos ou contra tais equipes, aqui, em nosso servidor?

KaBuM bit: Acredito que iremos mater nosso método de treino, que é jogar contra as equipes brasileiras. 

Bit se preparando para a grande final da WCG Brasil de LoL.

Em uma entrevista exclusiva para a TEAMPLAY, o lituano Gediminas "Alunir" Navakauskis, Top Solo da antiga GamingGear.eu, polemizou ao dizer que a preparação da paiN para o International Wildcard foi fraca por que a mesma não possui adversários fortes, em nosso país, para treinar. Isso é verdade? O Brasil ainda não conta com vários top teams, que possam proporcionar treinos duros? Como você vê hoje o competitivo brasileiro?

KaBuM bit: O cenário brasileiro conta sim com ótimas equipes para treino. Só não sei dizer a qual nível seria esses times em relação ao cenário competitivo internacional por nunca ter jogado um campeonato lá fora ainda, mas acho que estamos no caminho certo.

Apesar de nada ter sido confirmado ainda pela Riot Games Brasil, corre nos bastidores boatos da possibilidade de, no ano que vem, o Brasil ganhar a sua própria LCS. Olhando como o torneio é realizado lá fora e os benefícios que ele trás para as equipes que participam e também para o cenário, o quanto, pra você, o cenário brasileiro evoluirá com a chegada da liga profissional. E você acha que nossas equipes estão preparadas para esse compromisso?

KaBuM bit: Seria um ótimo apoio para melhorar o nível do jogo em nosso país. Acredito que precisamos mesmo de uma liga dessa no Brasil, que faça com que os times de alto nível se enfrentem semanalmente. Isso faria com que as equipes treinássem mais, o que aumentaria e muito o nível de competitividade. Acredita que temos sim equipes preparadas para esse compromisso. Acho que pelo menos sete times brasileiros possuem um plantel estável para disputar uma LCS. 

Recentemente o cenário mundial de League of Legends ficou agitado por conta do mundial da terceira temporada. Novamente nós vimos duas equipes asiáticas na final e o SK Telecom T1 se consagrando como campeã. Você assistiu ao campeonato? Se sim, pelo o que você viu, você acha o meta brasileiro ainda está distante do dos países, ou cenário, que lá foram representados?

KaBuM bit: Não acho que seja muito diferente até por que muita das coisas que vemos no Brasil são cópias ou adaptações do que os times estrangeiros fazem lá fora. Isso faz com que o nosso meta não seja tão diferente do deles. Na minha opinião, as decisões no Mid Game e a skill individual são as principais diferentes entre Brasil e o competitivo das grandes potênicas do League of Legends.

Bit e toda sua equipe treinando no CT da KaBuM.

Desde o mundial da segunda temporada, o competitivo do jogo vem sendo dominado pelas equipes asiáticas. De lá para cá vários outros campeonatos a nível mundial foram realizados e somente no Desafio Global de Katowice, onde a Gambit bateu a antiga Azubu Blaze, tivemos uma equipe não asiática no topo. Fazendo uma pequena comparação com outro RTS de muito sucesso, o Dota2, isso também acontece lá, porém na última edição do The International, o mundial do jogo, vimos duas equipes europeias, Alliance e Natus Vincere, nos lugares mais altos da classificação final. Olhando para a preparação desses times, é válido citar que ambos viajaram até a China e lá ganharam um título importante cada. Você acha que se as equipes do LoL fizessem isso também, de ir para a Coréia ou China a fim de treinar, esse domínio iria acabar?

KaBuM bit: Acredito que sim. É até uma pergunta que eu já me fiz algumas vezes. Os times da Coréia do Sul já possuem um nível muito alto e a variedade de times lá é muito grande. Em um campeonato sul-coreano você consegue citar, pelo menos, seis ou sete times que possuem chance de vencer e isso não será nenhuma surpresa. Isso faz com que você aprenda bastante com cada treinamento, jogando contra vários top teams diferentes.

Para finalizarmos, agradecemos pela entrevista e deixamos esse espaço só para você.

KaBuM bit: Obrigado e gostaria de agradecer toda torcida do KaBuM e-Sports, estamos treinando muito para nos manter e alcancar cada vez mais lugares mais alto. Agradeço também aos nossos patrocinadores KaBuM, NVIDIA, EVGA, Philips e SteelSeries.

    
Mid Laner  Thiago "TinOwns" Sartori   STREAM
Top Solo  Pedro "Irelia/LEP" Marcari   STREAM
Jungler  Bruno "bit" Lima   STREAM
AD Carrier  Rodrigo "Digolera" Haddad    STREAM
Suporte  Daniel "Dans" Dias    STREAM
Treinador  Renan "Philip" Philip    STREAM
Stand-in Raphael "Haelz" Nether   STREAM

 


Comentários

  • #1 · JOHNZAO

    · 21/10/2013 - 19:54

    0

    bit é ***

  • #2 · skp0

    · 21/10/2013 - 23:09

    0

    o maior nome do e-Sports Brasileiro!

  • #3 · tks / ratoX

    · 22/10/2013 - 00:34

    +1

    Agora manda os cara da Kabum trocar minha placa mãe que comprei e veio toda *** , entrei em contato por e-mail e não obtive nenhuma resposta isso porque ja faz 1 semana que mandei o e-mail reclamando.

    Não recomendo o site , vários casos de pessoas conhecidas que tiveram peças com problemas.

  • #q1 · peu <splash>

    · 22/10/2013 - 03:11

    0

    Montei meu pc inteiro na loja, ja comprei diversas coisas e nunca tive problema com nada, recomendo e com certeza eles vão te responder e resolver o seu problema.

  • #4 · WSS;

    · 22/10/2013 - 14:41

    0

    compre uma fonte no kabum 450w real, estava queimada entrei em contato e logo em seguida me enviarão outra, não tenho oque reclamar.

  • #5 · without <# granis

    · 22/10/2013 - 19:30

    0

    qm nasce nerd, morre nerd ! Pronto falei

  • #6 · Polar

    · 23/10/2013 - 21:26

    0

    Eu assisti uma palestra do Riot Leão na minha cidade, e ele disse que é impossivel ter uma LCS no brasil em 2014.. por que falta "profissionalismo" dos times.. elas precisam se tornar empresas, precisam de CNPJ pq se não, não tem como depositar premiações entre varias outras coisas.. a unica que tem hoje é a pain segundo ele. xD