Pré-BGS com RoH Lfante

Pré-BGS com RoH Lfante

 

Saiba quais são as expectativas do Renegades of Hell e como a equipe está se preparando para o Desafio Internacional.

Encerramos hoje a nossa série especial de entrevistas com os jogadores das equipes que irão participar do Desafio International: Brasil contra América Latina, torneio que começa a ser disputado neste sábado, dentro da Brasil Game Show.

Nossa última conversa foi Nicolás "Lfante" Núñez, Capitão e Suporte da equipe chilena Renegades of Hell, vice campeã do classificatório sul e um dos principais nomes do cenário sul-americano e do Chile.

Iniciaremos nossa entrevista com o velho ritual de apresentação. Fale um pouco sobre você e sua carreira como gamer.

RoH Lfante:  Olá, me chamo Nicolás Núñez e sou mais conhecido como Lfante. Tenho 19 anos e atuo como Capitão e Suporte da equipe chilena Renegades of Hell.

RoH Team faz parte de uma nova região, que ganhou recentemente seu próprio servidor. Pouco a pouco as equipes latinas ganham espaço na mídia internacional por conta da participação em importantes torneios como World Cyber Games, International Wildcard e agora o Desafio Internacional. Como você analisa o crescimento do cenário chileno e o dos demais países que jogam no servidor sul, com a sua chegada?  E em uma perspectiva mundial você acha que estão muito atrás das grandes potências 

RoH Lfante: O crescimento da exposição que o meu servidor vem ganhando me agrada bastante. A participação nestes torneios internacionais ajuda a subir o nível das grandes equipes, o que, ao mesmo tempo, acaba beneficiando todo o servidor. O cenário chileno vem evoluindo de forma gradativa graças aos vários torneios que nossas equipes podem participar, como a Liga Samsung, os campeonatos oficiais da Riot Games e outros criados pela própria comunidade, como a Liga SKGCL e All Star League, o que acaba também obrigando o surgimento de novos times.

Nosso servidor, infelizmente, se encontra abaixo dos outros quando se fala em competitividade, porém isso é algo esperado dado ao tempo de vida que ele possui. O servidor sul não conta com uma meta definida, mas creio que 2014 será um bom ano para que as coisas comecem a ficar mais concretas aqui.

Nossa comunidade vive a expectativa de que, no ano que vem, a Riot Games crie uma LCS própria para o servidor brasileiro ou uma latina onde nossas equipes possam participar.Vocês também sonham com isso? E na sua opinião seria melhor uma liga profissional por servidor ou uma que englobe os times de todos os países latinos?

RoH Lfante: Definitivamente eu creio que isso é um sonho para todos nós que jogamos nos servidores LAS/LAN e brasileiro. No entanto, não estou seguro de que isso seja viável para agora devido ao tempo de funcionamento dos servidores latinos. Talvez, por hora possamos jogar mais torneios com finais presenciais a cada 1 ou 2 meses.

RoH Team já em São Paulo, na Arena X5 SBG.

Ano passado, quando ganhamos nosso servidor as equipes brasileiras sofreram um pouco com a regularidade dos grandes torneios. Isso também acontece na sua região? Como é o panorama competitivo chileno e latino?

RoH Lfante: Isso é algo que acontece com a maior parte dos servidores novos (com exceção o dos russos e os localizados perto da Europa). Vai demorar um pouco para que os torneios e as ligas comecem a ser idealizadas, mas acho que já temos o suficente para uma boa concorrência interna em nosso servidor graças aos novos projetos feitos pela própria comunidade e os que são organizados pela Riot.

Em relação ao panorama competitivo chileno e latino as coisas seguem a mesma linha, embora seja válido ressaltar que com a vinda de nossos servidores não teremos mais a oportunidade de treinar com os grandes nomes do cenário norte-americano. Por exemplo, nossa equipe estava acostumada a jogar contra muitos jogadores como Chaox, Dyrus, Aphromoo, o que nos ajudava bastante no ganho de experiência. Agora, já inseridos nos servidor LAS, não podemos realizar mais esses "encontros" e só treinamos/jogamos contra as mesmas pessoas, o que faz com que conheçamos muito bem o nosso estilo de jogo. Infelizmente, isso faz com que tudo fique muito monótono.

Como você bem sabe a Lyon Gaming, equipe mexicana que representou a sua região no International Wildcard, não se classificou para a BGS. Como você viu isso? Você crê que a experiência adquirida no Brasil ajudará a elevar o nível de sua região.

RoH Lfante: A eliminação sofrida pela Lyon, talvez, tenha como causa questões internas. Faz pouco tempo que eles perderam o jogador H4ckerv2 e também o seu manager. Para nós é uma pena não poder jogar com eles agora, mas por outro lado não podemos desmerecer o grande trabalho feito pelo Team ANG nas semifinais do torneio LAN, com Fraggio se exibindo de forma espetacular. Se nota que a equipe peruana é muito forte e que podem ganhar de qualquer um.

Já em relação a experiência, creio que esse encontro servirá a todos por que poderemos medir nosso nível com equipes que já se dedicam 100% ao jogo e vivem do LoL.

Na classificatória para o Desafio Internacional, a sua equipe entrou como a sexta melhor do Ranked Team do servidor sul. No torneio, o RoH ganho de outras boas equipes como Chilean Five (atual The Legacy) e Royal Paladin, que possuíam um seed melhor. Podemos dizer que a sua equipe é a maior surpresa do campeonato? Como foi a disputa dessa etapa e o que você sentiu quando viu que ganhou uma vaga para a BGS?

RoH Lfante: Não sei sejamos essa tal "surpresa". O CL5 é uma boa equipe, mas nós soubemos nos impor perante eles graças ao bom trabalho realizado pela nossa comissão técnica e jogadores. No geral, essa etapa foi difícil. Na primeira partida contra Los Gorditos Loleiros tivemos um pouco de dificuldades devido aos problemas que os irmãos Gatocrack e TurtleGG tiveram com quedas e FPS. Quando ganhamos foi uma sensação muito gratificante, passou pela minha cabeça todo o tempo que eu dediquei ao jogo e, em seguida, a classificação para um torneio internacional organizado pela Riot....Senti uma felicidade enorme. 

A lista de equipes participantes do Desafio Internacional conta com oito grandes equipes sul-americanas. Do Brasil participarão aquelas que são consideradas como as melhores de nossa região e nós receberemos quatro nomes importantes e vitoriosos do cenário latino. Para você qual as equipes poderão dificultar o sonho do RoH de ganhar o torneio? Como vocês estão se preparando para o torneio? Sua equipe tem treinado contra as brasileiras?

RoH Lfante: Neste caso todas as equipes são boas, portanto, todos serão adversários difíceis de se bater. Nós estamos nos preparando com treinamentos diários, através do Ranked Team e treinos marcados contra outras equipes. Infelizmente não tivemos a oportunidade de treinar contra os brasileiros, apesar do nosso desejo.

Aqui no Brasil temos o costume de pedir aos nossos entrevistas que eles façam um pequeno resumo sobre o estilo de jogo de sua equipe e companheiros. Você poderá fazer isso? 

RoH Lfante: Creio que nosso estilo de jogo é agressivo, jogamos com campeões que possuem muito Crowd Control. Nos concentramos sempre nos principais objetivos do jogo e no geral temos um bom rendimento em todas as lanes.

Na Top Lane temos TurtleGG, que ao meu ver é um dos Top Solo mais sólidos do Chile. Possui uma boa mecânica e uma pool diversificada.

No Mid temos seu irmão, o Gatocrack, que já atuou em outras posições e agora, como Mid Laner, está obtendo seu melhor rendimento. Geralmente, "Gato" consegue "carregar" em muitas de nossas partidas e o seu desempenho é vital para nossa equipe.

Na Jungler temos Nikez, o último jogador a ser adicionado em nossa atual formação e o mais experiente. Sem dúvidas ele é bastante importante para o nosso rendimento. Geralmente é bastante agressivo em todos os seus ganks e possui uma boa iniciação. Além disso, é um jogador que deseja sempre a vitória e que incentiva todos os seus companheiros, se transformando assim em um dos pilares do RoH.

Na Bot Lane, onde jogo ao lado de HARBy há mais de oito meses, possuímos uma boa ótima sincronia e costmuamos ganhar nossa lane. 

No geral, nós sentimos um pouco com a chegada de NikeZ mas hoje sinto que nosso jogo é mais fluido em todas as nossas lanes. Com isso creio que minha equipe possui armas para fazer uma grande campanha na BGS e representar nosso servidor e país como nossos fãs desejam. Jogaremos pensando em todos eles.

Nicolás "Lfante" Nuñez

Em 2014 teremos uma nova edição da IEM São Paulo. A ESL já anunciou que o evento contará com a participação de equipes latino-americanas, europeias e norte-americanas. Vocês possuem a intenção de competir nesse torneio também? Quais são os objetivos de sua equipe para o futuro?

RoH Lfante: Nosso objetivo como equipe é sempre tentar participar de todos os torneios internacionais possíveis e competir com as equipes dos outros servidos. Gostamos de desafios e assim que um novo torneio for anunciado tentaremos fazer parte dele, sem dúvida. Constantemente buscamos melhorar nosso nível, portanto todo novo torneio serve muito. Temos como meta também nos tornar a melhor equipe da América Latina e para isso devemos mostrar nosso melhor tanto nos eventos locais como nos internacionais.

Para terminarmos nossa entrevista deixo esse espaço para você.  

RoH Lfante: Agradeço a TEAMPLAY pela entrevista e também aos nossos fãs a todas as pessoas que nos apoiam em nossas transmissões, páginas e nos torneios que participamos. Gostaria de fazer um agradecimento especial aos nossos patrocinadores Logitech, Magens e Ki.Cl. Um abraço a todo. Daremos nossas vidas no Brasil, não duvidem. #RoHFTW! 

Mid Laner Vicente "Gatocrack" Barra     STREAM
Top Solo Cristobal "TurtleGG" Barra     STREAM
Jungler Emilio "NikeZ" Parga     STREAM
AD Carrier Bastian "HARBy" Wilke     STREAM
Suporte Nicolas "Lfante" Núñez     STREAM