Prévia: Final do CNPB 4ª Temporada

Prévia: Final do CNPB 4ª Temporada

Stompa Top Team e Black Dragons disputam o título no próximo domingo

A quarta temporada do Campeonato Nacional de Point Blank vai chegar ao fim no próximo domingo, 27 de novembro, com a disputa do título entre Stompa Top Team e Black Dragons e-Sports. As duas equipes são repletas de grandes nomes e já são consagradas no cenário, mesmo com a Black Dragons tendo surgido nessa temporada.

A final promete, sobretudo, equilíbrio, embora a trajetória das equipes tenha sido diferente no começo da competição, com a Stompa vencendo absolutamente tudo e a Black Dragons engatando somente no meio dos playoffs. Vamos analisar os prós e contras de cada equipe, além de fazer uma retrospectiva da competição, para sabermos o que esperar deles.

Stompa Top Team

Histórico:

Clique no time para relembrar a partida.

2-0 vs Firezonne (fase de grupos)

2-0 vs BRKeSPORTS (fase de grupos)

2-0 vs Team Innova (Playoffs - round 1)

2-0 vs Bompton (Playoffs - round 2)

2-1 vs 2Kill Gaming (Playoffs - round 3)

A melhor equipe da competição não deu chance para os adversários desde a primeira partida, encontrando dificuldades apenas no último jogo. Até então, havia vencido todos os seus jogos por 2 a 0 em mapas, e foi ainda mais longe contra a Bompton, perdendo um único round durante toda a série. Após esse jogo, entretanto, o time perdeu quem vinha sendo o melhor jogador da equipe, Vinícius “Patoxy” Lima, que anunciou sua ida para a rival Black Dragons. Pelo menos, ele não poderá jogar a final contra seu ex-time porque a data para novas inscrições já havia encerrado.

Contra a 2Kill, a Stompa mostrou que não depende, propriamente, de Patoxy, mas a falta que ele faz no time é indiscutível. Netenho vai ter que provar, pela segunda vez (e a mais importante), que o time consegue ser dominante sem ele, e dessa vez a tarefa é mais difícil do que a anterior.

Mesmo assim, a Stompa conta com peças excelentes para cumprir a missão. Guilherme "Nyang" Coelho vem formando uma excelente dupla com Everton "Mesomo" Luiz, conseguindo reverter desvantagens em poucos rounds, como na prorrogação contra a 2Kill. E, embora Gabriel "bezn1" Costa não tenha sido o destaque do último jogo, sua contribuição para a equipe é indiscutível, participando em rounds chave para a STT em todas as partidas. A única incerteza ainda é Carlos "Raat" Ramon, que mesmo tendo entrado bem semana passada, precisamos levar em conta que esse foi seu primeiro jogo oficial no CNPB, e não sabemos como ele irá reagir com a pressão.

Analisando os pontos negativos, a Stompa precisa melhorar seu lado TR, que se mostrou abaixo do esperado contra a 2Kill. Perdeu, nos dois primeiros mapas, por 5-1, e foi obrigada a correr atrás do resultado no lado CT, que, por sinal, está bem afiado. Outro ponto positivo foi ver a boa distribuição de eliminações entre os jogadores do time. Entretanto, chega um momento em que a pressão aperta, e Nyang e Mesomo vão ter que chamar a responsabilidade nessas horas, função que não era somente deles até então.

Fora isso, não há muito o que ser dito sobre a Stompa. Se existe um favoritismo, por menor que seja, está nas mãos deles, e eles possuem todas as qualidades necessárias para vencer o CNPB. Aliás, será que a Stompa consegue encerrar o ano com o pé direito, após perder todas as outras finais de 2016?

Black Dragons e-Sports

Histórico:

Clique no time para relembrar a partida.

2-0 vs Vincere Mundum (fase de grupos)

1-2 vs Royal Gaming Club (fase de grupos)

1-0* vs Vincere Mundum (fase de grupos)

1-2 vs 2Kill Gaming (Playoffs - round 1)

2-0** vs BRKeSPORTS (Playoffs - repescagem 1)

2-0 vs Bompton (Playoffs - repescagem 2)

2-1 vs Annunziata eSports (Playoffs - repescagem 3)

2-0 vs 2Kill Gaming (Playoffs - final repescagem)

*Vincere Mundum havia desistido da competição por problemas com seus jogadores.

**Partida disputada fora da transmissão, por isso não existe matéria.

A Black Dragons já entrou no Point Blank como uma potência, após adquirir a line-up da antiga 2Kill Gaming campeã do PBWC, com exceção de Ian “Forever” Dimitri, que veio da Stompa. A estreia no CNPB foi boa, mas a derrota para a Royal Gaming Club, que viria a fazer uma ótima campanha na competição, surpreendeu a todos.

Eles acabaram passando de fase sem disputar uma partida, devido à desclassificação da Vincere Mundum, e ainda enfrentaram a 2Kill Gaming logo no primeiro round. A derrota por 2 a 1 os deixou na tabela de repescagem durante toda a continuidade dos playoffs, fazendo com que todas as partidas fossem de vida ou morte.

Mesmo assim, a Black Dragons mostrou força e chegou à final da tabela de repescagem após vencer a Annunziata, grande surpresa da competição, e a revanche contra a 2Kill, que, embora tenha sido 2 a 0, não foi nem um pouco fácil, e garantiu a vaga na grande final. Considerando o histórico das equipes, a Black Dragons fica em desvantagem para essa partida, mas seus jogadores são de altíssimo nível e não podem ser menosprezados, e agora o histórico não serve para nada. É um novo jogo e a BD está no mesmo nível do adversário.

Michel “Foox” Felype tem voltado a ser o grande diferencial, e tem contado com a ajuda de todos os seus companheiros de equipe. Forever e Jonathan “Jhow” Glória voltaram a ser dominantes e tem aparecido mais nos últimos últimos jogos, justamente os mais importantes e difíceis até o momento. Outro bom sinal para a Black Dragons é o lado TR, que foi muito forte contra a 2Kill, e vai ser de extrema importância contra um CT quase perfeito da Stompa. Esses devem ser os lados que vão decidir os mapas.

Para adicionar emoção à essa disputa, Forever enfrenta seu ex-time, de onde saiu para a Black Dragons para disputar justamente o CNPB. Quem vai rir por último, ele ou Netenho? Essa final vai ter um dos dois desfechos a seguir: consagrar a Stompa, que chegou em todas as finais esse ano mas não venceu nenhuma; ou garantir a Black Dragons como potência logo em seu primeiro campeonato, e devolvendo seus jogadores de volta ao topo do cenário após o título do PBWC.

Quem você acha que vai levar o caneco? Opine!